POLITICA PÚBLICA DE HABITAÇÃO NO BRASIL
Por: 12345628 • 6/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.521 Palavras (11 Páginas) • 330 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ALEX SILVA SÃO LEÃO
POLITICA PÚBLICA DE HABITAÇÃO NO BRASIL
[pic 3]
Teixeira de Freitas - Bahia
2015
ALEX SILVA SÃO LEÃO
POLITICA PÚBLICA DE HABITAÇÃO NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Oficina de formação: Projeto de Intervenção, A Realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social, Estágio Curricular Obrigatório II.
Prof.: Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi, Valquiria A. Dias Caprioli.
Teixeira de Freitas - Bahia
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUCAO..........................................................................................................4
2. A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PLOBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE HABITAÇÃO................5
2.1 Caracterização do Município/Regional..................................................................5
3. O CENÁRIO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL DA CONSTRUÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO DA POLITICA PÚBLICA DE HABITAÇÃO NO BRASIL, E QUAIS OS PROGRAMAS HABITACIONAIS DA ATUALIDADE, SEUS CRITÉRIOS E SEU PÚBLICO.......................................................................................................5
4. AVANÇOS E LIMITES PARA A UNIVERSALIZAÇÃOD DO ACESSO A ESSE DIREITO SOCIAL NO BRASIL..................................................................................8
5. CONCLUSÃO........................................................................................................10
6. REFERÊNCIAS....................................................................................................11
1.INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo a elaboração de um diagnóstico da problemática social/local/regional, e observar a importância dos indicadores sociais frente à construção das políticas sociais, analisando sobre a realidade regional. Para tanto se fará um diagnóstico social da cidade de Teixeira de Freitas, Bahia.
O trabalho será realizado em três tópicos, onde se tratará sobre, a caracterização do município/regional com os principais indicadores sociais, o cenário político, econômico e social da construção e implementação da Política Pública de Habitação no Brasil, programas habitacionais da atualidade e os Avanços e limites para a universalização do acesso a esse direito social no Brasil.
2. A ELABORAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA PLOBLEMÁTICA SOCIAL LOCAL/REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE HABITAÇÃO.
2.1 Caracterização do Município/Regional
Analisando a cidade de Teixeira de Freitas-Bahia, que fica localizado às margens da BR 101, no Extremo Sul do estado da Bahia. De acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população estimada da cidade de é de 155.659 em 2014, mas o censo 2010 acusou total de 138.341. Sendo 13.251 a população correspondente a pessoas entre 15 e 19 anos. Sua área territorial é de 1.165,622 km², a densidade demográfica é de 118,87hab/km². Ainda conforme o IBGE (2010) o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal na cidade de Teixeira de Freitas em 2010 foi de 0,685.
O IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano municipal é calculado utilizando-se os indicadores da educação, da expectativa de vida, e da renda. Para a avaliação da dimensão “educação”, o cálculo do IDHM considera a taxa de alfabetização de pessoas acima dos 10 anos de idade e a taxa bruta de freqüência à escola e como citada anteriormente, no caso de Teixeira de Freitas, Conforme Atlas (2013) no que se refere à educação em 2010: 22.297pessoas freqüentavam regularmente o ensino fundamental; 5.293 pessoas freqüentavam regularmente o ensino médio; 4.470 pessoas freqüentavam a graduação;
Ainda conforme Atlas (2013) 19.929 pessoas não estudam nem trabalham e são vulneráveis à pobreza.
Quanto à expectativa de vida são utilizados alguns indicadores da saúde tais como a esperança de vida ao nascer que mostra o número médio de anos que uma pessoa nascida naquela localidade no ano de referência deve viver. Através deste índice observam-se as condições de saúde e salubridade do local, pois quanto mais mortes houver precocemente, menor será a expectativa de vida detectada. A expectativa de vida pode variar de acordo com a classe social, ou seja, quanto melhor o rendimento, maior será a esperança de vida, enquanto a classe de baixa renda detém taxas bem inferiores em relação aos de alto poder aquisitivo.
3. O CENÁRIO POLÍTICO, ECONÔMICO E SOCIAL DA CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA POLITICA PÚBLICA DE HABITAÇÃO NO BRASIL, E QUAIS OS PROGRAMAS HABITACIONAIS DA ATUALIDADE, SEUS CRITÉRIOS E SEU PÚBLICO.
A Política Nacional da Habitação (PNH) satisfaz princípios e diretrizes que têm como objetivo, assegurando à população, em especial a de baixa renda, o acesso à habitação digna, e considera fundamental para atingir seus objetivos a integração entre a política habitacional e a política nacional de desenvolvimento urbano.
Um dos principais objetivos da PNH é a mobilização de recursos, que se daria pela estruturação do Sistema Nacional de Habitação de acordo com a cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios para o enfrentamento do déficit habitacional brasileiro, quantitativo e qualitativo, por meio da articulação de recursos, planos, programas e ações. Busca-se a ampliação da destinação de recursos não onerosos e perenes por parte da União, Estados, Distrito Federal e Municípios a serem canalizados para o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e respectivos fundos habitacionais dos demais níveis de governo, com a finalidade de viabilizar subsídios para a habitação de interesse social.
...