PROJETO AÇÃO
Por: ISABELCRISTINAST • 2/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.872 Palavras (8 Páginas) • 239 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
PROJETO DE AÇÃO
Movimento e saúde
Coordenador do curso: Prof.ª Adarly Rosana Moreira Goes
2015/2
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
PROJETO DE AÇÃO
Movimento e saúde
2015/2
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ................................................................................. 4
2. JUSTIFICATIVA.....................................................................................6
3. OBJETIVOS...........................................................................................7
3.1. GERAL................................................................................................7
3.2. ESPECIFICOS....................................................................................7
4. PUBLICO ALVO.....................................................................................8
5. METAS A ATINGIR................................................................................8
6. METODOLOGIA.....................................................................................8
7. RECURSOS............................................................................................9
7.1. HUMANOS...........................................................................................9
7.2. MATERIAIS..........................................................................................9
8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÕES APOIADO.........................................9
9. AVALIAÇÃO...........................................................................................9
10. CRONOCRAMA DE EXECUÇÃO.......................................................10
11. APRESENTAÇÃO DO PROJETO MOVIMENTO E SAÚDE .............10
12. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA......................................................11
- INTRODUÇÃO
O presente projeto de intervenção Movimento e saúde elaborado por ...................... será implantado na APAE de ................. A instituição abriu suas portas para realização do estágio curricular obrigatório para o curso de bacharelado em serviço social para alunos da faculdade UNOPAR campo instalado na mesma cidade.
Desde 20 de setembro de 1974 o município de ............, conta com uma unidade da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, que é uma associação civil, beneficente de assistência social, que objetiva o assessoramento, defesa e garantia de direitos com foco no fortalecimento do movimento social da pessoa com deficiência, formação e capacitação de lideranças, defesa, efetivação e construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nas áreas da educação, saúde, formação para o trabalho, esporte, cultura, estudo e pesquisa, sem fins lucrativos. O serviço social da APAE de Itabira desenvolve ações socioeducativas de cunho humanizado junto às famílias e com toda sociedade APAE municipal.
Hoje a APAE .............. atende 350 pessoas com deficiência intelectual e múltiplas na faixa etária de 0 a 68 anos.
O primeiro contato das pessoas que vem procurar a APAE é com o assistente social que faz o trabalho de acolhimento com as famílias. Realizando trabalhos de orientação suporte e referência para os alunos e seus familiares, buscando estratégias de aproximação ao máximo do ambiente escolar através de atendimentos individuais, de grupos, visitas domiciliares e institucionais.
Sendo que o assistente social tem atuação ativa em todos os setores da instituição, procurando assegurar e viabilizar a inserção de projetos sociais na instituição. Conscientizando as famílias e toda a sociedade sobre os direitos da pessoa com
deficiência. Visando a inclusão do deficiente na sociedade buscando ampliar seus direitos. Buscando melhorar a saúde psíquica e motora dos alunos/pacientes focando na educação escolar em que as suas especialidades a todo momento são voltadas para a pratica da cidadania que valoriza e respeita a diversidade e as limitações de cada um.
A instituição ainda mantém em suas dependências um centro de convivência que atende 46 alunos com mais de 35 anos. O centro de convivência é destinado as pessoas com deficiência em sua fase adulta para promover a inclusão social e incentivar o exercício da cidadania que tem a finalidade de propiciar o direito á convivência, lazer, cultura e atividades que auxiliam as atividades adaptativas, a autonomia e potêncialidades buscando praticas favoráveis para melhor qualidade de vida dos usuários e seus familiares no processo de envelhecimento.
Exercitar um grau de independência e autonomia destes portadores de deficiência. O programa busca manter as habilidades adquiridas no decorrer da vida contribuindo para um envelhecimento mais saudável, com qualidade de vida e bem-estar mantendo a autonomia necessária para uma vida mais digna e indepêndente.
E é especificamente para esse grupo de usuários da instituição que o projeto Movimento e Saúde foi elaborado. Pois o centro de convivência por ser um projeto social mantida pela APAE oferece melhor condição de desenvolver projeto.
...