Paper atuação do assistente social
Por: Rejaneeade • 22/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.537 Palavras (7 Páginas) • 1.892 Visualizações
OS DIVERSOS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
A atuação do Assistente Social em Empresas Privadas
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
– Prática do Módulo I
RESUMO
O Serviço Social é uma profissão de curso superior cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social, é uma profissão de caráter sócio-politíco, crítico e interventivo, isto é, nas diversas refrações da “questão social”,ou, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e apropriação privada dos frutos do trabalho. A atuação do Assistente Social não fica na esfera única e exclusivamente isolada, e sim na esfera multidisciplinar, ele atua de uma forma técnica e especializada, diferenciando o histórico assistencialista e caritativo do seu passado. O Assistente Social é contratado pelas Empresas para “detectar” e atenuar as tensões provenientes da intensificação do processo de exploração da força de trabalho e do movimento de resistência dos trabalhadores, também para amenizar as questões relacionadas á vida privada e ao cotidiano que acabam interferindo também no desempenho e no seu ambiente de trabalho. Este estudo questiona qual atuação do Assistente Social nas Empresas Privadas.
Palavras-chave: Assistência Social, Empresas Privadas, Serviço Social.
INTRODUÇÃO
O Serviço Social tem como objeto de estudo e trabalho a questão social e conta com a contribuição de diversas áreas de conhecimento como: sociologia, economia, pedagogia, filosofia, ciência política, psicologia e antropologia.
A profissão se expressa pela demanda de atuar nas sequelas da questão social brasileira, que se revela nas desigualdades sociais e econômicas, atuando, na pobreza, na fome, na violência, no desemprego, na carência material e existencial.
Na área empresarial, o serviço social tem se mostrado importante e sua atuação significativa, tem a capacidade de perceber os processos de produção e acumulação que tem impacto direto nas relações de trabalho, na sociedade, na gestão e no consumo da força do trabalho.
O assistente social aparece nas empresas a partir das necessidades e preocupação com a responsabilidade social, servindo como mediador entre as partes e buscando o equilíbrio entre as partes internas e externas para a satisfação dos trabalhadores.
Segundo iamamotto (2005.p.23), “O profissional de Serviço Social deve ser consistente e propositivo, sendo capaz de atuar criticamente em novos espaços e ter um desempenho profissional adequado, respondendo as demandas imediatas, transformando em respostas profissionais sustentáveis.”
O Serviço Social tem como desafio consolidar seu projeto ético – político na empresa, aproximando dos seus usuários e das suas condições de vida, levando-os a romperem com sua relação tuteladora materializando os princípios éticos do Código de Ética da profissão.
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL EM EMPRESAS
A origem do Serviço Social na empresa esta relacionada ao nível de eficiência, racional e produtivo imposto pelo processo de modernização do capital.
O Assistente Social ao atuar na empresa, não poderá dissociar seu projeto profissional de sua atuação, pois, se torna de extrema necessidade, conhecimento e posicionamento que sua ação seja voltada para a orientação, defesa e sustentação dos direitos sociais, trabalhistas viabilizando sua efetivação.
Segundo netto, “Pode-se falar propriamente de Serviço Social de empresa, a partir do desenvolvimento industrial, principalmente nos anos do “milagre”, mas não exclusivamente pelo crescimento industrial, mas determinado também pelo plano de fundo sociopolítico em que ocorre e que instaura necessidades peculiares de vigilância e controle da força de trabalho no território da produção.”(netto,2001,p.26).
Afirmamos assim, o surgimento do Serviço Social nas Empresas, com o intuito de colocar um profissional que vigie e controle a força de trabalho nas organizações.
Para as empresas o Assistente Social deve ter um perfil:
• Atualizado;
• Informado;
• Culto;
• Crítico;
• Competente e que seja capaz de propor ações;
• Capaz de formular, avaliar e recriar propostas – processo de gestão;
• Conhecedor do instrumental técnico operativo – capaz de realizar ações de assessoria, planejamento, negociação e pesquisa;
• Capaz de nunca abandonar seus ideais;
• Capacidade de resolver conflitos e problemas;
• Capacidade de dar respostas;
• Realizar gerenciamento participativo;
O Serviço Social tem como desafio consolidar seu projeto ético – político na empresa, aproximando dos seus usuários e das suas condições de vida, levando-os a romperem com sua relação tuteladora materializando os princípios éticos do Código de Ética da profissão.
O Serviço Social sempre foi chamado para atuar nas empresas, para eliminar ou diminuir os focos de tensões sociais, para criar um comportamento produtivo no trabalho, viabilizando os benefícios sociais e atuando nas relações humanas na esfera do trabalho.
Os benefícios que o
...