Parmalat
Resenha: Parmalat. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcia33 • 15/9/2014 • Resenha • 229 Palavras (1 Páginas) • 267 Visualizações
Parmalat
Inicialmente parecia que o propósito das manobras contábeis era o de manter a empresa solvente depois que perdeu fortunas na América Latina, mais do que enriquecer diretamente Tanzi e sua família – embora eles certamente tivessem interesse financeiro em ver a empresa sobreviver. O colapso da Parmalat teve início quando seu auditor levantou dúvidas sobre um lucro de derivativos de US$ 135 milhões. Depois de outras evidências de falsificações contábeis, o diretor executivo e fundador da empresa, Calisto Tanzi, renunciou. Quatro dias depois, a empresa divulgou a carta falsa do Bank ofAmerica, os investigadores italianos informaram que a empresa havia utilizado dezenas de empresas do exterior para comunicar ativos não existentes com o intuito de compensar cerca de US$ 11 bilhões em passivos, acrescentando que a Parmalat poderia estar falsificando sua contabilidade há cerca de 15 anos. Entre as alegações mais bizarras: um telefonista da Parmalat foi inadvertidamente listado como diretor executivo de mais de 25 empresas afiliadas utilizadas para mascarar os problemas financeiros da empresa.
A crise da Parmalat deixou em polvorosa os produtores de leite de diversos estados do País. A empresa era compradora de cerca de 5% da produção da produção nacional, o equivalente a 1,2 bilhão de litros de leite, ficando atrás apenas da Nestlé, que comprou cerca de 1,5 bilhão no ano passado. A crise afeta diretamente 20 das 320 cooperativas existentes no país.
...