Plano de intervenção
Por: ditado • 31/10/2016 • Projeto de pesquisa • 2.011 Palavras (9 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
bacharel em serviço social
ROSILENE COQUEIRO VIEIRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
[pic 3]
Brumado
2015
ROSILENE COQUEIRO VIEIRA
Relatório de Estágio Curricular Obrigatório III
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Estágio Curricular Obrigatório III. 7º Semestre.
Professores: Prof.ª Valquíria Apª Dias Caprioli
Brumado
2016
SUMÁRIO
1. ESPAÇO SOCIOINSTITUCIONAL...................................................................................03
1.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO..............................................................................03
2. INTRODUÇÃO......................................................................................................03
3. O APRENDIZADO NO ESTÁGIO.................................................................................04
4. O PROJETO DE INTERVENÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR ..................................05
5. O ASSISTENTE SOCIAL E O ESTÁGIO ........................................................................06
6. METAS A ATINGIR NA VISÃO DO PROJETO ..............................................................06
7. CONCLUSÃO...................................................................................................................07
8. REFERÊNCIAS....................................................................................................08
1. ESPAÇO SOCIOINSTITUCIONAL
1.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
O Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, esta situado na Rua Capitão João José das Virgens, S/N, Bairro Centro no município de Aracatu no Estado da Bahia, Sua estrutura contém 20 m de comprimento por 15 m de largura num total de 300 m². O CAPS é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, sendo responsável pela organização e oferta dos serviços sociais assistenciais e de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Conta com o apoio da Secretaria de Ação Social, CREAS e Prefeitura Municipal e com um total de 12 (dozes) funcionários. Os CAPS representam estruturas terapêuticas intermediárias entre a hospitalização integral e o acompanhamento ambulatorial, que se responsabilizam por atender indivíduos com transtornos psiquiátricos graves, desenvolvendo programas de reabilitação psicossocial. Entende-se por reabilitação psicossocial a possibilidade de reverter um processo desabilitado através do aumento da contratualidade social do indivíduo com o mundo.
2. INTRODUÇÃO
Esse projeto de intervenção com o tema “Arteterapia e saúde emocional de pacientes no tratamento no CAPS”da disciplina de Estagio Curricular Obrigatório III, diz respeito a saúde mental do processo de reabilitação no mercado de trabalho populacional, sendo este desenvolvido durante o acompanhamento do supervisionado juntamente com observações ocorridas durante o final dessa etapa de estagio. Junto coma Secretária de Saúde traz consigo, o principal programa ofertado pela instituição de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, que é as oficinas terapêuticas o mesmo desenvolvem ações e serviço básico continuado para famílias em situação de vulnerabilidade social na unidade do CAPS. O mesmo tem como principal objetivo propiciar aos acadêmicos do curso de Serviço Social, experiências concretas de vivência em seu futuro campo de trabalho e de atuação, tendo como intuito proporcionar conhecimentos que auxiliam na identificação dos serviços, programas e projetos de assistência social.
Durante o estágio foi notado quer as políticas sociais desenvolvidas no CAPS são sempre voltadas para melhoria da vida de seus usuários, com um público vasto de pessoas. Com isso dando uma importância relevante para a vida profissional do estagiário é também de grande valia para a sociedade na formação do profissional. Em que nos leva a compreensão e o entendimento do processo de supervisão como elemento integrante do projeto de formação profissional. A realização do estágio é uma forma de aproximar os alunos das necessidades do mundo do trabalho, criando oportunidades de exercitar a prática profissional, além de enriquecer e atualizar a formação acadêmica desenvolvida.[pic 4]
Teve também a Equipe de Referência do CAPS quer desenvolveu seu trabalho acolhendo os usuários, orientando-os, encaminhando-os para os programas e projetos e acompanhando-os de acordo com as demandas apresentadas. Surgindo com isso o interesse em abordar essa temática a partir da experiência vivenciada no Estágio Supervisionado. Tendo em vista a importância do estudo bibliográfico para uma sistematização mais elaborada e profunda que nos permitirá a análise crítica dos diversos e crescentes rebatimentos provocados e intensificados pelo fenômeno do tema abordado.
3. O APRENDIZADO NO ESTÁGIO
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social aos usuários grupos e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar. Também é a porta de entrada dos usuários à rede de empregos que está voltada à articulação em todo o território nacional das responsabilidades, vínculos e hierarquia, do sistema de serviços, benefícios e ações de assistência social de caráter permanente ou eventual.
...