Projeto de Intervenção
Por: Waldir Carvalho • 16/4/2016 • Projeto de pesquisa • 2.510 Palavras (11 Páginas) • 224 Visualizações
Associação dos Pais e Amigos Excepcionais - APAE
Serviço Social
Valkíria Costa Garcia Carvalho
[pic 1]
Os principais aspectos do processo de Inclusão Educacional de alunos com necessidades especiais no Ensino Regular
Professor Tutor Presencial: Solange Aparecida de Araújo
DIVINO/MG
2012
Sumário
Justificativa..............................................................................................2
Objetivos..................................................................................................3
Objetivo Geral..........................................................................................4
Objetivos Específicos...............................................................................5
Metodologia..............................................................................................6
Referências..............................................................................................10
Justificativa
Este estudo tem por finalidade os principais aspectos do processo de inclusão educacional de alunos com necessidades especiais no ensino regular sob a ótica do Serviço Social. Tem por base uma pesquisa qualitativa, com o objetivo de identificar as possíveis dimensões e contribuições do Serviço Social neste processo, na visão de assistentes sociais inseridos no acompanhamento desses indivíduos através do Serviço Social da APAE. Enfatizando as dimensões da inclusão e da cidadania vinculados ao projeto profissional do Serviço Social. O estudo aponta reflexões sobre direito, sobre inclusão escolar, e sobre a importância da articulação de vários profissionais e de toda sociedade para a efetivação da inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino. Trás para o debate dimensões concretas de contribuição profissional do Serviço Social neste processo, evidenciadas pelo seu projeto Ético-político.
Objetivos
As pessoas com necessidades especiais vivenciaram um longo período de exclusão social, os deficientes sempre foram excluídos da participação social, eles eram vistos como incapazes pessoas indesejáveis. O aluno com necessidade especial, pelo conceito referido, deve ter acesso à educação, sua formação sendo adaptada às suas necessidades específicas. Esse processo de integração se traduz por uma estrutura intitulada “sistema de cascata”, que deve favorecer o "ambiente o menos restritivo possível", dando oportunidade ao aluno, em todas as etapas da integração, para transitar no "sistema", da classe regular ao ensino especial. A integração é um processo que vai muito além de colocar as pessoas com necessidades especiais em classes regulares, deve atingir todos os aspectos do processo educacional.
Objetivo Geral
O processo de inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais, por ser complexo vem exigindo dos profissionais envolvidos nessa temática um olhar cada vez mais voltado para a realidade vivenciada por estes indivíduos, dentro e fora do contexto escolar. Neste sentido, buscamos analisar a trajetória da educação destinada às pessoas com necessidades especiais, correlacionando-a com a visão dos profissionais de Serviço Social sob tais aspectos, enfatizando o caráter emancipador do processo de inclusão que comunga o projeto profissional dos assistentes sociais.
Objetivos Específicos
A inclusão escolar não é um modo de educar a todos, mas uma forma de garantir que cada um aprenda, resguardando sua singularidade. Então não podemos pensar em inclusão sem considerar a questão da diversidade, nem tampouco podemos abordar a questão da diferença dissociada da afirmação da igualdade. A diferença não se opõe a igualdade e sim a padronização. Cabe ao profissional do Serviço Social formular estratégias de ação visando a contribuir para a desalienação das diferentes pessoas que contracenam no espaço institucional; é também dever do assistente social incentivar o respeito à diversidade, à participação dos grupos discriminados à explicitação e ao debate das diferenças. “O compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual na perspectiva da competência profissional” vem nos dizer que pensando politicamente como forma de contribuir para a propulsão de mudanças, vislumbra-se hoje para os assistentes sociais como um requisito simultaneamente ético e técnico.
Metodologia
Este trabalho trata-se de um estudo qualitativo. O local de estudo foi a APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade de Divino - MG. A pesquisa foi realizada através de uma abordagem qualitativa, pela possibilidade de uma construção científica que considera a subjetividade do tema. De acordo com o objetivo deste estudo optou-se pela utilização da pesquisa qualitativa que conforme Minayo (1994) “responde a questões muito particulares”... Se preocupa, nas ciências sociais, com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo dos significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis através da Educação e Preparação para o Trabalho.
Como técnica de coleta de dados utilizou-se uma entrevista semi-estruturada para a apreensão da realidade, possibilitando ao entrevistado discorrer sobre o assunto, sem respostas ou condições já estruturadas pelas pesquisadoras. Para MINAYO (1994), a entrevista semi-estruturada privilegia a obtenção de informações através da fala individual, que revela condições estruturais, sistemas de valores, normas e símbolos e transmite, através de um porta-voz representações de determinados grupos. Para obtenção dos dados referentes a esse estudo, realizamos contato prévio com a assistente social atuante nessa APAE. Para construir a análise dos dados obtidos, foram selecionadas as questões que mais se aproximam da possibilidade de resposta ao objetivo proposto. Depois dessa etapa, refizeram-se os discursos, segundo os temas propostos nas perguntas, que são: • Existe alguma participação do serviço social no processo de inclusão social das pessoas com necessidades especiais? Se não como pode ocorrer essa participação? • Existe alguma participação do serviço social no processo de inclusão das pessoas com necessidades especiais no ensino regular? Se não como poderia ter?(...)
...