Projeto de intervenção
Por: maribeny • 5/5/2015 • Projeto de pesquisa • 937 Palavras (4 Páginas) • 862 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
1. INTRODUÇÃO
O Centro de Apoio Psicossocial Alcool e Drogas tem a missão de oferecer diariamente as pessoas que sofrem de transtornos mentais, provocados pelo uso abusivo de alcool e outras drogas, oferecendo cuidados clínicos e terapêuticos. As ações desenvolvidas pelo CAPS AD III vão desde o atendimento individual a grupais, buscando promover o individuo em toda sua complexidade, trabalhando a superação da dependência química, onde a pessoa possa retomar o convívio social e familiar, dessa forma oferece também as famílias terapias com psicólogos para que tenham o suporte de acolher o usuário. Outros objetivos também relevantes a manutenção da adesão ao tratamento e a reinserção na comunidade.
Um dos grandes desafios do CAPS AD III Jovem Cidadão na cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba é fazer com que as famílias dos usuários participem das terapias familiares, em virtude do estigma das pessoas que fazem uso de alcool e outras drogas ou pelo sofrimento que a família enfrenta com esse problema.
De acordo com o relatado acima, foi realizado um estudo onde foi possível constatar essa ausência familiar nas terapias de família, o que originou a proposta desse projeto, a fim de sensibilizar os familiares quanto às consequências dessas drogas no individuo e como conviver com os usuários no âmbito familiar.
.
2.JUSTIFICATIVA
Esse projeto surgiu com a proposta de falar abertamente sobre as drogas e trocar informações sobre o assunto com os familiares que não participam das terapias de família oferecida pelo CAPS AD III, na cidade de João pessoa- PB. Com esse projeto de conscientizar e sensibilizar as famílias quanto aos malefícios causados pelo uso abusivo do alcool e outras drogas as pessoas vão obter informações e esclarecer suas duvidas, como também romper a barreira do preconceito e da vergonha de acompanhar os usuários ao tratamento terapêutico e participar das terapias familiares, pois a presença da família é de suma importância para a evolução do usuário sua emancipação.
3.OBJETIVOS
3.1 GERAL
Este projeto tem como objetivo geral sensibilizar os familiares dos usuários do CAPS AD III Jovem Cidadão, na cidade de João Pessoa-PB, para que os mesmos participem dos trabalhos terapêuticos desenvolvidos pela unidade.
- ESPECIFICOS
- Identificar as famílias que não participam das terapias de família.
- Conscientizar sobre os danos que o alcool e outras drogas podem acarretar no individuo.
- Proporcionar informações pertinentes ao tema abordado.
4. PÚBLICO ALVO
O público alvo desse projeto são as famílias dos usuários do CAPS AD III Jovem Cidadão na cidade de João Pessoa-PB que não frequentam as terapias voltadas às famílias.
5. METAS A ATINGIR
- Levar as famílias a compreender o trabalho desenvolvido pelo CAPS AD III.
- Reduzir os conflitos familiares por falta de conhecimento sobre os danos provocados pelo uso abusivo do alcool e outras drogas.
- Orientar as famílias para que a reinserção do usuário aconteça com maior frequência que a atual.
6. METODOLOGIA
O projeto de ação será realizado primeiramente através do levantamento das famílias ausentes nas terapias onde será feito o convite para que as mesmas participem de uma palestra que abordará o tema. O convite poderá ser feito por telefone ou através de visita domiciliar, na ocasião da palestra serão distribuídos materiais explicativos sobre o tema visando sensibilizar os familiares a participar dos procedimentos terapêuticos.
...