Projeto Ético-Político da profissão
Por: selma1964 • 23/5/2018 • Resenha • 942 Palavras (4 Páginas) • 176 Visualizações
Centro Universitário Uninter
Curso: Bacharelado em Serviço Social – EAD
Disciplinas: Desenvolvimento Capitalista e Serviço Social e
Ética Profissional do Serviço Social
Tutor Local: Marcio Antonio Fulini
Aluno: Selma Cristina Fontolan Giron – RU: 1280345
TEIXEIRA, J. B, BRAZ, M. “O projeto ético-político da profissão” (Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009).
Disponível em:
http://www.abepss.org.br/arquivos/anexos/teixeira-joaquina-barata_-braz-marcelo-201608060407431902860.pdf
RESENHA
A autora Joaquina Barata Teixeira é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará – UFPA, traz em seu currículo a graduação em pela Universidade Federal do Pará (1963) e mestrado - (1985). Em Planejamento do Desenvolvimento-NAEA (UFPA). P Coordena desde 2001, a pós-graduação lato-sensu a distância na área do Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional. Coordenou o primeiro curso de aperfeiçoamento, financiado pela SUDAM, que certificou técnicos dos pólos: Altamira, Itaituba, Santarém, Marabá, Belém e Castanhal e que foi encerrado com sucesso. Coordenou o I Curso de Especialização a distância na mesma área (PLANEAR I), encerrado em 2004, com concentração em Planejamento Ambiental e está coordenando o PLANEAR II e III. Contribui ainda na elaboração de projetos e programas dos cursos de pós-graduação. Experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: serviço social, politica social, forca de trabalho, planejamento e ocupação. Planejamento Estratégico e Ouvidora da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH). Membro do Comitê Executivo da International Federation of Social Workers (Federação Internacional de Trabalhadores Sociais), em dois mandatos (de 2002 a 2005 e 2005 a 2008); Exerceu o magistério no curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), de 1972 a 1996; Foi Pró-Reitora de Planejamento na UFPA entre 1993 e 1997; Especialista em Administração universitária EUA/UFAL (informações tiradas no site O escavador em 16/03/2017). Já o autor Marcelo Braz, também Professor Adjunto, na Escola de Serviço Social – UFRJ, com extensa experiência: Pós - Doutorado em Economia - ISEG/Universidade de Lisboa. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em fundamentos da vida social, atuando principalmente nos seguintes temas: - fundamentos da Crítica da Economia Política; - capitalismo contemporâneo; - marxismo e socialismo; - partido e movimentos sociais; - questão social e Serviço Social - Serviço Social e projeto ético-político, - Samba, questão social e questão cultural no Brasil.
Os autores trazem um estudo sobre o projeto profissional do Serviço Social brasileiro, subdividindo o texto em tópicos, para melhor compreensão, sendo o primeiro tópico: A natureza dos projetos societários, dos projetos coletivos e suas inter-relações, onde deixam claro considerar o caráter político de qualquer prática para projetos, sejam eles individuais ou de classes. Tendo o trabalho como atividade fundamentalmente necessária à transformação das condições sociais, historicamente compreendida nas relações de poder que envolvem o conjunto das práticas sócio humanas, sendo o projeto societário um projeto de maior envergadura, em meio aos contraditórios interesses de classes que determinam o Serviço Social e embasam sua práxis.
No segundo tópico temos os Projetos Societários, os Projetos Profissionais e o Projeto Ético Político do Serviço Social. Entre os distintos e contraditórios interesses de classes, no conjunto das relações sociais, conecta-se um projeto profissional a um projeto societário, onde favorecemos interesses sociais distintos e contraditórios, como os interesses
...