QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL - PERCEPÇÕES E DISCUSSÕES ATUAIS.
Por: Ronaldo Felippe • 21/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]
SERVIÇO SOCIAL
POLO SEMIPRESENCIAL
QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL - PERCEPÇÔES E DISCUSSÕES ATUAIS.
Aluno do 3º período de Serviço Social:
Ronaldo Felippe – 00376328
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
MAIO – 2010
RONALDO FELIPPE
QUESTÃO SOCIAL NO BRASIL - PERCEPÇÔES E DISCUSSÕES ATUAIS.
Trabalho apresentado para avaliação de rendimento escolar na disciplina de Oficina de Formação Questão Social.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM
MAIO – 2010
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2.0 ENTREVISTA NÚMERO 01... 5
3.0 ENTREVISTA NÚMERO 02......................................................................................7
4.0 ANALISE DOBRE AS REVISTAS.............................................................................8
5.0 ANALISE SOBRE A REPORTAGEM NÚMERO 01 .................................................9
6.0 ANALISE SOBRE A REPORTAGEM NÚMERO 02................................................10
7.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................11
8.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................12
- – INTRODUÇÃO
Abordar o tema deste trabalho sobre a questão social é adentrar no problema que aborda o mundo inteiro, a desigualdade, as rendas estão mal distribuídas, em pleno século XXI, grande parcela da população mundial padece com velhos inimigos, a desigualdade social e a pobreza. Estes problemas são os responsáveis por levar um grande contingente de pessoas na maioria jovens ao roubo, as drogas e ao crime organizado, em muitos casos são alternativas para que estas pessoas tenham condições de sobreviver e serem aceitas no meio em que vivem.
Após a analise da pesquisa e das entrevistas realizadas neste trabalho, observa-se que no que diz respeito à desigualdade social, a sociedade deve ser solidária e não ficar só esperando os milagres de um programa de governo, deve se mobilizar através de grupos, classes e associações e a exemplo de algumas ONGs, contribuir de forma significativa para a inclusão social de todos, cobrando políticas transparentes, criando programas e ações para melhorar as condições de vida das pessoas necessitadas no combate a pobreza e a desigualdade social.
2.0 – ENTREVISTA NÚMERO 01
Nome: Searom Capucho Moraes
Grau de Parentesco: Amigo
Idade: 28 anos
Profissão: Professor
Perguntas:
1) O que você entende por “questão social”?
No período escravagista, os “barões” eram responsáveis pelos escravos ao qual eles eram donos, assim, todos os assuntos inerentes ao bem estar dos mesmos , se é que podemos ressaltar o termo bem estar, como alimentação era de função de seu dono. Com o passar do tempo e o fim do período escravagista e o advento da revolução industrial com a montagem da linha de produção por Henry Ford, passando pelas diretas já, o estado ficou responsável pelo bem estar social. Contudo, isso não vem acontecendo, pois a negligência do mesmo é observada, em grande destaque, no que tange ao descaso com a saúde, segurança e educação. Destaca-se então como questão social todos os assuntos referentes à sociedade, ao qual pertence uma parcela da população, que pode ou não ser negligenciada pelo poder público vigente, que tem por obrigação assegurar que todos os direitos e deveres do meio ao qual se encontra e destina.
2) Qual o motivo de termos hoje tantos problemas sociais e quais são eles ? Dê alguns exemplos.
Partindo do pressupondo que é dever do estado, assegurar a qualidade de vida da população, observa-se que a falta de infra-estrutura e incompetência dos governantes faz com que o bem estar da população e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes seja comprometido. Destacamos que essa falha gera aumento de violência, precariedade nos serviços públicos (saúde, educação, esporte, segurança e lazer) e principalmente o aparecimento das mazelas, como problemas com drogas que são resultados da má administração pública. Tais mazelas e negligências caracterizam os principais problemas sociais vividos pela humanidade de hoje.
3) O que gera tanta desigualdade no país ?
A distribuição de renda, encontrada no país, acompanhada com a falta de comprometimento dos três poderes, geram um desequilíbrio no sistema capitalista financeiro, uma vez que, no que se refere à distribuição de renda, muitos quase não tem nada e poucos são os detentores da maior parte da riqueza do país. Quando nos referimos aos três poderes, no legislativo, as leis não favorecem a maior parte da população, quanto ao executivo, são privilegiados os detentores do poder(menor parte da população), devido a necessidade de garantir e angariar fundos para as próximas eleições e o judiciário, que promete uma justiça igualitária, onde a mesma sobressai diante das questões raciais e econômicas, encontramos, não que se justifique, pequenos delitos, como o roubo de um cesta básica para a alimentação dos filhos, combatidos com os rigores da lei, enquanto crimes contra a economia pública como o desvio de verbas, ficam impunes.
...