REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE AS REFRAÇÕES DA QUESTÃO SOCIAL NO PASSADO EXPLORANDO NO CONTEXTO DA ATUALIDADE.
Por: 96093810 • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 715 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..................................................................................2
2 DESENVOLVIMENTO......................................................................2
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................1
4 REFERÊNCIAS................................................................................1
INTRODUÇÃO
O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PROBLEMATIZAR AS NOVAS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL E O PAPEL DAS FAMÍLIAS NA GESTÃO E SUPERAÇÃO DA CRISE DE (MAL) BEM ESTAR SOCIAL QUE SE VIVE HOJE, NO BRASIL, REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DESENVOLVIDAS PELOS ASSISTENTES SOCIAIS NA GARANTIA DOS DIREITOS CIDADÃOS. ASSIM TEMOS COMO EIXO: EM PRIMEIRO LUGAR, PROBLEMATIZAR ACERCA DAS MÚLTIPLAS EXPRESSÕES DA ¨QUESTÃO SOCIAL¨ NO BRASIL CONTEMPORÂNEO; EM SEGUNDO, DISCORRER SOBRE PROTEÇÃO SOCIAL, POLITICAS SOCIAIS E AS FAMÍLIAS BRASILEIRAS; E POR FIM, REALIZAR CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CONSTRUÇÕES DE REDES SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL POR PARTE DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS.
QUE CAMINHO O POVO BRASILEIRO TEM TRILHADO PARA ENCARAR OS DESAFIOS DA QUESTÃO SOCIAL? COMO AS QUESTÕES RELACIONADAS AS POLITICAS, A DEMOCRACIA, A PAZ, A ÉTICA, AO TRABALHO, AO CONSUMO, AO MEIO AMBIENTE, A SAÚDE, A TECNOLOGIA E AS DIVERSIDADES ÉTNICAS SOCIAIS, SE TORNARAM PREOCUPAÇÕES NA VIDA COTIDIANA DAS PESSOAS.
OBSERVANDO O NOSSO COTIDIANO, ASSISTINDO AOS NOTICIÁRIOS DA TELEVISÃO OU LENDO JORNAIS É FÁCIL PERCEBER QUE A EXCLUSÃO E A MARGINALIZAÇÃO SÃO PROBLEMAS GRAVES E FREQUENTES EM NOSSA SOCIEDADE. MAS COMO SERÁ QUE TEMOS ENXERGADO ESSA SITUAÇÃO? E O QUE TEMOS FEITO PARA ENFRENTA-LA? HOJE A NOSSA SOCIEDADE SE VÊ EM UM ESTADO HUMILHANTE, DESAMPARADO PELOS SEUS PRÓPRIOS PODERES, PODERES QUE PRIVAM DE SEUS SONHOS.
O MEDO NÃO É APENAS UM QUARTO ESCURO. O MEDO TAMBÉM VEM EM FORMA DE DESEMPREGO, DE FALTA DE SAÚDE, FOME, O MEDO VEM EM FORMA DE SISTEMA DE ANALFABETISMO FUNCIONAL QUE ACOMPANHA A MAIORIA DA POPULAÇÃO CARENTE. A FALTA DE EMPREGO TROUXE VARIAS CONSEQUÊNCIAS PARA A SOCIEDADE, POR QUE COM ELA VEIO A FOME, A MISÉRIA, A VIOLÊNCIA E MUITOS OUTROS ASPECTOS QUE FIZERAM QUE NOSSA SOCIEDADE SE ENCONTRA-SE ASSIM NOS DIAS DE HOJE.POSTERIORMENTE E AINDA HOJE, NOVAS IDEIAS FORAM SE SOMANDO AOS PRINCÍPIOS BASES DO SERVIÇO SOCIAL, AUXILIANDO, DESTA FORMA A PROFISSIONALIZAÇÃO DESSE RAMO PROFISSIONAL TAL COMO VIMOS HOJE.
- DESENVOLVIMENTO
OS ASSISTENTES SOCIAIS TRABALHAM COM A QUESTÃO SOCIAL, NAS MAIS VARIADAS EXPRESSÕES COTIDIANAS, E COMO OS SUJEITOS A VIVENCIAM NO TRABALHO, FAMÍLIA, HABITAÇÃO, SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, NO ACESSO AOS SERVIÇOS PÚBLICOS ETC.
A POBREZA E A VIOLÊNCIA NAS PERIFERIAS DAS GRANDES CIDADES SÃO CAUSADORAS DE EXCLUSÃO SOCIAL, MAIS EXISTEM FORMAS DE REFLETIR E ATUA SOBRE ESSA REALIDADE. A DIVERSIDADE DE ALTERNATIVA PARA A MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA É A ÓTIMA NOTICIA DO INICIO DO SÉCULO, ALGUMAS DESSAS ALTERNATIVAS PASSAM OBRIGATORIAMENTE PELO ACESSO AO EMPREGO E A EDUCAÇÃO, COM O AVANÇO DA TECNOLOGIA SE ABRIRAM NOVAS PORTAS DE EMPREGO, MAIS NÃO SE DÃO OPORTUNIDADES PARA QUEM REALMENTE PRECISA.
...