RELATORIO ARTROPODES
Trabalho Universitário: RELATORIO ARTROPODES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FRANKSONSANTOS • 4/9/2013 • 1.602 Palavras (7 Páginas) • 4.352 Visualizações
INTRODUÇÃO
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra. Embora não haja um consenso entre os entomologistas, estima-se que existam de 5 a 10 milhões de espécies diferentes, sendo que quase 1 milhão destas espécies já foram catalogadas. Os insectos podem ser encontrados em quase todos os ecossistemas do planeta, mas só um pequeno número de espécies se adaptaram à vida nos oceanos. Existem aproximadamente 5 mil espécies de Odonata (libelinhas), 20 mil de Orthoptera (gafanhotos e grilos), 170 mil de Lepidópteros (borboletas), 120 mil de Dípteros (moscas), 82 mil de Hemipteros (percevejos e afídeos), 350 mil de Coleópteros (besouros) e 110 mil de Hymenópteros (abelhas, vespas e formigas).
Os insectos atuais são geralmente pequenos e têm o corpo segmentado, protegido por um exosqueleto rígido de um material conhecido como quitina. Podem ser caracterizados como animais de simetria bilateral. O corpo é dividido em três partes distintas ou tagmas, que são interligadas entre sí: cabeça, cefalotórax e abdómen. Na cabeça encontram-se um par de antenas sensoriais, um par de olhos compostos, dois ou três olhos simples ou ocelos e as peças bucais: um par de mandíbulas, um par de maxilas e a hipofaringe. Outras estruturas que fazem parte do aparelho bucal dos insetos são o lábio, o labro, um par de palpos labiais, um par de palpos maxilares e o clípeo. Essas peças são modificadas em cada grupo para atender aos diferentes hábitos alimentares, formando diversos tipos de aparelhos bucais (sugador, mastigador, triturador e lambedor).
A grande maioria dos insetos nascem a partir de ovos depositados por sua genitora em locais propícios ao seu desenvolvimento (como em plantas) — o que os classifica como sendo ovíparos. Entretanto, existem casos em que certas espécies de insetos (como a barata Blatella germanica) nascem imediatamente após a postura dos ovos, o que classifica a tais como sendo ovovivíparos. Também existem algumas espécies que são consideradas vivíparas, como é frequente nos pulgões, onde os insetos recém-nascidos saem dos ovos ainda dentro do corpo da mãe. Em certas espécies de vespas parasitas, identifica-se o fenômeno da poliembrionia, onde um único óvulo fertilizado se divide em muitos, em alguns casos, até mesmo milhares de embriões distintos.
2. OBJETIVOS:
Geral:
Trabalhar e identificar os elementos dos insetos principalmente de gafanhotos e moscas, desenvolver o desenho esquemático visualizando e aplicando métodos palpáveis na área da biologia, estudando seus desenvolvimentos e aplicações.
Específicos:
Identificar as características principais dos organismos que compõem os insetos;
Descrever os organismos dos insetos;
Visualizar as estruturas de animais que pertencem ao reino insecta, principalmente (gafanhotos e moscas)
Desenhar e identificar cada parte do organismos dos insetos trabalhados (gafanhoto e mosca)
3. MATERIAL E MÉTODOS
Materiais utilizados para aula prática:
• Lupa
• Placa de Petri
• Pinças de pontas finas
• Um exemplar de gafanhoto (morto)
• Um exemplar de mosca doméstica (morta)
• Agulhas
• Pincel
• Bloco de papel
MÉTODOS
Trabalhamos com dois insetos gafanhoto da ordem (orthoptera) e a mosca da ordem (díptera), primeiramente trabalhamos o gafanhoto a olho nu e realizamos seu desenho esquemático, posterior mente visualizamos as três partes do gafanhoto cabeça, tórax e abdome, realizei também um desenho esquemático para ficar bem identificado, finalizamos os procedimentos do gafanhoto separando cabeça do tórax, levando a cabeça para visualizarmos na lupa e identificamos suas estruturas.
Referente a mosca realizamos primeiramente o desenho de suas estruturas a olho nu, posteriormente separamos a cabeça do tórax levamos para visualizarmos na lupa e identificamos suas estruturas de forma frontal.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Realizamos desenhos esquemáticos de insetos da ordem orthoptera e ordem díptera obtemos como resultados:
Na ordem orthoptera onde o inseto representado foi o gafanhoto podemos comentar que é uma ordem de insetos que possuem as asas superiores retas e coriáceas, recobrindo as asas inferiores mais largas, dobradas no seu sentido longitudinal. Tais insetos possuem pernas posteriores longas e possantes, apropriadas para saltar, o aparelho bucal e mastigador. Esta ordem é restrita de herbívoros e popularmente chamada como o grilo e gafanhoto. Esses insetos possuem o terceiro par de pernas do tipo saltatorial, sendo esse o caráter que os separa das demais ortopteróides (baratas, louva-a-deus e bichos-paus). O primeiro par de asas é tégmina, utilizadas para proteção, e o segundo par é de asa membranosa utilizada para vôo. O aparelho bucal é do tipo mastigador, ou seja, sem modificações das peças bucais. As antenas são filiformes ou setáceas, o comprimento das antenas são características utilizadas para identificar algumas famílias, O primeiro par de pernas pode ser ambulatorial ou fossorial. A reprodução é geralmente sexuada e a maior parte das espécies é ovípara, embora existam espécies partenogenéticas. O desenvolvimento é por hemimetabolia (ovo, ninfa, adulto), o desenvolvimento das asas é do tipo exopterigota, sendo observado a teca alar nas formas jovens. O protórax é o segmento torácico mais desenvolvido, o abdome é séssil com 11 urômeros. As fêmeas podem apresentar ovipositor longo com aspecto de lâminas ou cilíndrico, porém há espécies com ovipositor muito curto. Algumas espécies possuem cercos longos. A maioria dos ortópteros apresenta tímpanos (órgãos auditivos) localizados de cada lado do primeiro urômero ou na base das tíbias anteriores. A maioria dos ortópteros produzem sons, o canto desses insetos é conseguido por estridulação, ou seja, atritando uma parte do corpo contra a outra. Em geral, somente os machos possuem órgãos estridulatórios. Os ortópteros em geral são de hábitos terrestres e fitófagos, sendo algumas espécies pragas de gramíneas, hortaliças,
...