RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA COMUNIDADE TERAPÊUTICA ROSA DE SARON
Por: MaGrasielle • 8/5/2017 • Relatório de pesquisa • 815 Palavras (4 Páginas) • 1.902 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
SERVIÇO SOCIAL
1ª FASE
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
COMUNIDADE TERAPÊUTICA ROSA DE SARON
TUTORA PRESENCIAL: KÁTIA REGINA PEREIRA AGUIAR
ALUNA: MARADJA GRASIELLE PACHECO BENJUINO
RA: 2276623782
JOINVILLE-2017
APRESENTAÇÃO
Atendendo a solicitação da Professora Kátia Regina Pereira Aguiar, apresento em seguida, o relatório das atividades desenvolvidas durante a visita a Comunidade Terapêutica Rosa de Saron.
Função e Missão da Comunidade Terapêutica Rosa de Saron
- Atender usuárias de álcool e outras drogas e presta atendimento à pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substancias psicoativa.
- Recebe esses usuários para tratamentos e recuperação, com ênfase na redução de danos e possibilitar ambiente saudável onde a usuária possa adquirir novos hábitos;
- Promover à aquisição de habilidades de enfrentamento diante das situações de risco, através de atitudes, hábitos, lugares e pessoas.
- Possibilitar o desenvolvimento de um estilo de vida diário que inclua atitudes positivas de cuidados pessoais e maneiras positivas de atingir satisfação e adquirir auto-estima;
- Disseminar o valor do trabalho como instrumento de desenvolvimento da capacidade ocupacional e laborativa, de responsabilidade pessoal e com os outros e do sentimento de pertencimento com a própria vida e com a vida do próximo;
- Vincular a família ao processo terapêutico através de grupos de ajuda mútua com o objetivo de restaurar a comunicação familiar, o resgate de papéis e o tratamento da codependencia.
- Promover a reinserção social do individuo através do acesso ao trabalho, laser, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
OBJETIVOS
No geral o maior objetivo da Comunidade Terapêutica Rosa de Saron é promover de forma lúdica o acolhimento, cuja às acolhidas possam atingir e atravessar os obstáculos durante o tratamento de psicoativos: 1ª fase de desintoxicação, 2ª fase de aceitação e 3ª fase de ressocialização.
No dia 25 de março de 2017 ás 09h30min da manhã, fomos recepcionados pela Assistente Social Marlize Graf e a Senhora Marlene Ritzmann Presidente do CTRS, que é localizado na Rua Antônio Carlos, nº 95 - Nova Brasília, Joinville – SC, nesta visita quem nos acompanhou foi a Assistente Social Ana.
Percorremos os ambientes da casa e percebemos que ela tem uma boa estrutura e com capacidade para acomodar bem as pessoas que chegam ali necessitados de acolhimento.
Conhecemos o local a onde as internas ficam instaladas, a igreja, a sala de aula, de informática, academia, refeitório, o espaço interno é bem arejado e contém atividades para que as internas se socializem umas com as outras.
Visitamos também o setor a onde acontece o primeiro contato com as usuárias, as salas que os profissionais tais como psicólogo, médico, Assistente Social e demais atendimentos, realizam a triagem, a avaliação de cada acolhida, prontuário psicoterapêutico individual, projeto singular de tratamento e o acompanhamento com os familiares. Onde tivemos a oportunidade de entender o processo de abordagem a essas usuárias em situação de vulnerabilidade.
Estivemos na sala da administração e podemos entender um pouco melhor como funciona o atendimento e o acolhimento das usuárias na casa, cada interna tem uma despesa de até mil reais, cuja é paga pela família outrora pelo município, depende da situação que se encontra, é neste ambiente que acontece o primeiro contato da família com a entidade, ou da própria justiça para encaminhar as usuárias ao internamento.
...