Relatorio Filtração
Artigos Científicos: Relatorio Filtração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lipebsilva2 • 6/10/2014 • 911 Palavras (4 Páginas) • 849 Visualizações
I- INTRODUÇÃO
Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, sejam elas simples ou compostas. As proporções entre os constituintes de uma mistura podem ser alterados por processos químicos, como a destilação. Todas as substâncias que compartilham um mesmo SISTEMA, portanto, constituem uma mistura. A reação química entre dois materiais depende de vários fatores, um dos principais sendo a área de contato entre esses reagentes. Em virtude de raramente encontramos substâncias puras na natureza, a utilização de métodos de separação torna-se necessário, caso queira-se obter uma determinada substância. Para a separação dos componentes de uma mistura, ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos para separação das fases e dos componentes denominado análise imediata. Esses processos não alteram a composição das substâncias que formam uma dada mistura. A escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento das propriedades das substâncias presentes.
Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve. Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, baseados nas propriedades das substâncias presentes na mistura. Os métodos aqui descritos serão: filtração simples e a vácuo.
II- OBJETIVO
Separar os componentes de vários tipos de misturas, através dos processos de separação de misturas.
III- MATERIAIS E MÉTODOS
Filtração simples: é o processo utilizado para separar sistemas bifásicos sólido-líquido.
Filtração a vácuo: é a filtração que ocorre devido ação do vácuo, é efetuada com sucção com auxílio de uma trompa de vácuo e Kitassato.
VIDRARIA QUANTIDADE
Bastão de Vidro 1
Béquer 2
Kitassato 1
Funil de Vidro Simples 1
Funil de Buckener 1
Filtro de Papel 1
Reagentes e soluções
Água destilada
Cloreto de Bário
Carbonato de Sódio
IV- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL (Filtração Simples)
Filtração simples de cloreto de Bário (BaCl2) e Cloreto de Sódio (Na2CO3).
Inicialmente, preparou-se uma solução de cloreto de bário 2 mL + 2 mL de cloreto de sódio em um becker de 50 mL, onde o precipitado, foi misturado com bastão de vidro. Diluiu-se com água destilada, transferiu-se para um balão volumétrico de 50 mL e completou com água destilada.
A filtração foi iniciada com a solução sendo escorra pelo bastão de vidro, transferida para funil de vidro, contido um papel de filtro.
Após a filtragem completa da solução, o papel filtro foi retiro com auxilio de uma pinça e colocado para secagem em um vidro de relógio. Ao decorrer da secagem observaram-se sólidos no papel, assim concluindo a secagem da solução por completo no papel de filtro.
IV- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL (Filtração a Vácuo)
Em laboratório, podemos usar a filtração a vácuo, denominada simples, onde o meio filtrante (denominado papel de filtro) é adaptado a um funil e a filtração ocorre por ação do vácuo.
Onde a filtração é acelerada pelo acoplamento de uma bomba de vácuo, que faz com que a pressão no interior do recipiente diminua (neste tipo de filtração usa-se um funil especial, denominado funil de Büchner.
É adaptado a um funil e a filtração ocorre por ação da gravidade
...