Relatorio Organica
Ensaios: Relatorio Organica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fesmuniz • 23/2/2015 • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 1.217 Visualizações
Introdução
O etanol (álcool etílico) é um álcool derivado de cereais e vegetais. No Brasil, utiliza-se acana-de-açúcar para a produção do etanol, enquanto nos Estados Unidos e México é utilizado o milho. Ele é usado na fabricação de bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, aguardente, vinho), produtos de limpeza doméstica e também de combustíveis para automóveis. Apresenta-se na forma de um líquido incolor e sua fórmula química é C2H5OH.
O álcool etílico, também chamado de álcool etílico, sofre oxidação sob a ação de Solução de Dicromato de Potássio (K2Cr2O7) ou de Permanganato de Potássio (KMnO4) na presença de ácido sulfúrico (H2SO4) diluído, formando aldeído acetílico. O álcool etílico pode também ser oxidado a aldeído acético pelo Iodo (I2).
MATERIAIS REAGENTES
- Bico de Bunsen
- Béquer de 100ml
- Proveta de 10ml
- Pipeta de 5 a 10ml
- Proveta de 25 a 50ml
- Bastão de Vidro
- Pinça de madeira
- Cadinho de porcelana
- Tubos de ensaio
- Solução de K2Cr2O7 1 M
- Triângulo de porcelana
- Tubo em U
- Vidro de relógio
- Álcool etílico
- Ácido acético
- Gasolina
Procedimento experimental:
1. Em uma proveta de 50 mL, colocar 20 mL de agua. Adionar 20 mL de álcool etílico, medido em outra proveta. Agitar com uma bastão de vidro.
Registrar o volume final observado e explicar o resultado obtido.
2. Repetir o item a usando gasolina ao invés de agua.
3. Colocar cerca de 5ml de álcool etílico em um béquer, juntar um pequeno pedaço de sódio (fornecido pelo professor) cobrir e béquer com vidro de relógio. Observar.
4. Em um tubo de ensaio foi colocado ≈ 2 mL. de solução de K2Cr2O7, em seguida foi adicionado ≈ 1 mL. de H2SO4 1:1 e logo após 5 gotas de álcool etílico. Observar.
5. Em um tubo de ensaio foi colocado 1 gota da solução de KMnO4 e adicionado 3 mL. de H2SO4 1:1 e em seguida 5 gotas de álcool etílico. Após a adição de todos os componentes, a mistura foi agitada e aquecida com chama “baixa” (pequena) até ebulição.
6. Colocar 5 mL de álcool em um cadinho de porcelana. Inflamar o álcool.
Esperar que todo o álcool se queime. Deixar o cadinho esfriar e observar
se ficou resíduo no cadinho.
7. Colocar 5 mL de etanol em tubo de ensaio e adicionar lentamente 2 mL
de H2SO4 concentrado. Em seguida, juntar 5 mL de acido acético, adaptarum tubo em U e aquecer em bico de Bunsen, fazendo passar os vapores
do produto formado por um tubo de ensaio contendo água destilada.
Observar o odor
* BASEADO NOS RESULTADOS, FORMULAR AS REAÇÃOES QUIMICAS
QUE OCORRERAM
Resultados
1. Após soluções fracionadas em proveta, verificou-se uma menor quantidade quando realizada a agitação com bastão de vidro, solução aparentemente oleosa na parte de cima, visualmente límpida.
2. Percebemos uma solução homogênea, verificou-se que o volume se manteve.
3. Após aplicação do álcool, verificamos que o sódio reagiu juntamente com o liquido, assim desintegrando-se totalmente, num tempo aproximado de 2 minutos
4. Houve liberação de vapor. O liquido assume coloração.
5. KMnO4 + H2SO4 Notamos uma coloração aparentemente verde musgo + álcool formando uma coloração lilás: Aquecendo o liquido verificou-se incolor após 2 segundos, com isso o cromato evapora-se juntamente com o álcool, mantendo o acido sulfúrico e o permanganato de potássio.
6. Observou-se resíduos no fundo cadinho, após passar por 3 minutos aproximadamente em aquecimento.
Questionário
1. O etanol que é muito solúvel em Água, também é adicionado à gasolina dos carros. Como você explica isso?
R: O etanol possui em sua estrutura uma parte polar (OH) e também apolar, com o aumento da cadeia carbônica aumenta o caráter apolar fazendo com que a parte polar se dissolva em água que também é polar e a parte apolar se dissolva
...