Relatorio estagi 3 João
Por: joão ricardo nascimento ponciano • 3/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 233 Visualizações
[pic 1]
JOÃO RICARDO N. PONCIANO – RA 375145.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
CATALAO – GO
2015
[pic 2]
JOÃO RICARDO DO N. PONCIANO – RA 375145.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância – EAD da universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado I.
CATALAO – GO
2015
Sumario
Identificação......................................................................................................4
Introdução..........................................................................................................5
Capitulo I
Desenvolvimento................................................................................................6
Capitulo II
Considerações Finais.................................................................................................................8
Capitulo III
Referências Bibliográficas....................................................................................................9
A Anexo........................................................................................................10
DENTIFICAÇÃO
Nome do (a) estagiário (a): Marcos do Nascimento Ponciano
Curso: Serviço Social
Telefone: (64) 8170 6799 e-mail: marcosnp05@hotmail.com
Nível do Estagio Supervisionado: III
Local do Estagio: Fundação Espírita Antero da Costa
Endereço: R. Ascendino Gonçalves Mesquita, 600, Dª Sofia, Catalão – GO
Supervisor (a) Acadêmico (a): Valdimara C. de Barros Nº CRESS: 3934/GO 19º região
Supervisor (a) de Campo: Isabela C. Puchaslski Amador: Nº CRESS: 3990/GO 19º região
Carga Horária: 110 horas Início: 09/03/2015 e Término: 10/04/2015
Introdução
Este trabalho pretende analisar o resultado do projeto de intervenção dispensada aos idosos que vivem no abrigo Antero da Costa Carvalho localizado no município de Catalão Goiás. O estudo teve início a partir do diagnóstico Institucional realizado no estágio I e do Diagnostico Social elaborado no estágio II onde foi possível a identificação de demanda para construção do projeto de intervenção. A partir de entrevistas com a coordenadora do abrigo, foi percebido a falta de divulgação da existência do abrigo, pois o mesmo se encontra afastado do centro da cidade e de difícil acesso, devido a se localizar em um bairro novo e afastado da região central da cidade.
O Serviço Social tem como matéria as expressões da questão social. Sob cada parecer, cadastro e encaminhamento, o estágio supervisionado III é requisito parcial para a graduação em Serviço Social, a partir da observação participante os estagiários podem realizar análise diagnóstica da instituição a forma de aliar a teoria com a prática. Este estágio teve a supervisão acadêmica da orientadora Valdimara C. Barros e supervisão de campo a assistente social Isabela C. Puchaslski Amador, como objetivo o exercício de atividades práticas onde o aluno inicia a construção do papel profissional.
Neste trabalho será apresentada a identificação da instituição em que foi realizado o Estágio Supervisionado II relatando também o projeto de intervenção do estágio curricular desenvolvido em equipe realizado na Fundação Espírita Antero da Costa Carvalho. Localizado na R. Ascendino G. Mesquita, 600, Bairro Dª Sofia, Catalão – GO.
O interesse pela problemática trabalhada surgiu a partir das demandas já observadas durante o estagio supervisionado I e proposta para os estagiários, pela coordenadora do abrigo, durante a realização de estagio supervisionado II, que seria a realização de um projeto de divulgação do abrigo onde o mesmo seria apresentado tanto para a população da cidade de Catalão mas também para os vizinhos do abrigo.
I- Desenvolvimento
O relatório em questão foi realizado para abordando principalmente o impacto social do projeto de intervenção desenvolvido na Fundação Espírita Antero da Costa Carvalho. Localizado na R. Ascendino G. Mesquita, 600, Bairro Dª Sofia, Catalão – GO, durante a realização do Estágio Supervisionado II com o Projeto de Pesquisa do abrigo Antero da Costa, tendo como tema “Divulgação e Promoção do Abrigo Antero da C. Carvalho,” com o objetivo de observar o resultado do projeto de intervenção desenvolvido ao longo do estagio supervisionado II.
O projeto de intervenção “Divulgação e Promoção do”, foi proposto pela direção do abrigo aos estagiários durante o estagio supervisionado I, pois segundo a direção do abrigo a referida instituição apesar de contar com um bom quadro de funcionários, ter um numero de doações que supre as necessidades dos abrigados e ser bem amparado pela instituição mantenedora, Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, carecia de uma visibilidade mais ampla perante a população de catalão e ate mesmo de seus vizinhos de bairro que em sua maioria desconhecia o trabalho desenvolvido pelo abrigo com os idosos.
Mediante esta proposta foi organizado pelos estagiários, supervisionados pela orientadora acadêmica e o supervisor de campo, um projeto de divulgação que consistia em :
- Confecção de um folder contendo as informações da localidade e trabalhos realizados no abrigo;
- Distribuição do folder em: escolas, universidades, grupo de jovens e para a sociedade em gera;
- Criação de uma pagina na internet com informações do abrigo;
- E para finalizar o projeto uma confraternização no abrigo para os abrigados aberto à população com a presença e cobertura da equipe jornalística da Tv pirapitinga
A partir do exposto, o presente projeto de pesquisa alcançou seu objetivo final que foi de não apenas promover as atividades e benefícios realizados e oferecidos pelo abrigo mas também o de conscientizar a sociedade em geral de que uma doação de tempo vale igual ou ate mais para o bem estar dos abrigados que uma doação em espécie. Neste contexto foi observada a perspectiva de uma melhor interação Universidade-Comunidade, através da educação para a vida que atenda a necessidade integral do ser idoso participante, sendo este projeto importante para o Serviço Social como campo de atuação com os demais campos da sociedade
...