Reltorio De Sintese E Recristalização Da Acetanilida
Ensaios: Reltorio De Sintese E Recristalização Da Acetanilida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitorquimica123 • 5/3/2015 • 689 Palavras (3 Páginas) • 614 Visualizações
A acetanilida (C8H9NO), e é atualmente um importante intermediário sintético para obtenção de corantes e fármacos como, por exemplo, a sulfonilamida. é uma amida e está no grupo dos primeiros analgésicos a serem introduzidos, em 1884, com o nome de febrina, a fim de substituir os derivados da morfina. A quantidade de acetanilida é, no entanto, controlada pelo governo, já que esta é tóxica e causa sérios problemas no sistema de transporte de oxigênio.
Recristalização ( continuação)
Este método está baseado na idéia de diferença na solubilidade das substâncias sólidas em solvente adequado, para diferentes temperaturas. Portanto o solvente ideal é aquele que dissolve pouco a frio e muito a quente
Teoria da solubilidade
A solubilidade dos compostos orgânicos é uma função das polaridades do solvente e do soluto ( material dissolvido). Uma regra geral é “Igua dissolve igual”. Se o soluto é muito apolar precisará de uma solvente muito apolar para dissolver. Um bom solvente deve apresentar as seguintes características:
• Dissolver grande quantidade da substância em temperatura elevada e pequena quantidade em temperaturas baixas;
• Dissolver impurezas mesmo a frio, ou então não dissolvê-las mesmo a quente;
• Ao ser resfriado, o solvente deve produzir cristais bem formados do sólido purificado, os quais devem ser facilmente removidos da solução.
• Deve ser quimicamente inerte (ou seja, não deve reagir com a substância)
• Deve possuir um ponto de ebulição relativamente baixo (para que possa ser facilmente removido da substância recristalizada);
• ( Apresentar figuras )
Teoria da recristalização
Um material pode ser purificado por cristalização quando a substancia desejada e as impurezas têm solubilidade semelhante, mas a quantidade de impureza é uma percentagem pequena do total.
Como o solvente dissolver tanto as impurezas quando a substancia desejada, sempre fica a substancia que pretende purificar,nem que seja uma pequena porcentagem, na solução, por essa causa deve-se usar a mínima quantidade de solvente para dissolver visando evitar uma maior perda do cristal desejado. A solução que fica após a cristalização é chamada de licor mãe.
Procedimento experimental :
Síntese da Acetanilida
Em um béquer de 250 mL, na capela, preparou-se uma suspensão de 2,1 g de acetato de sódio anidro em 7,9 mL de ácido acético glacial. Adicionamos, agitando constantemente, 7,6 mL de anilina. Em seguida 8,5 mL de anidrido acético, em pequenas porções. A reação é rápida e exotérmica.
Terminada a reação, colocamos o elernmeyer ( onde foi feita a reação ) em um balho de gelos, deixamos lá até teoricamente toda a acetalinida se precipitar filtramos os cristais usando um funil de Buchner e o lavou com H2O gelada.
RECRISTALIZAÇÃO:
Em um erlenmeyer de 250 mL aqueceu 100 mL de água destilada. Num outro erlenmeyer
...