A Sintese da Acetanilida
Por: AMANDA CHRISTMANN DA ROSA • 25/6/2017 • Trabalho acadêmico • 464 Palavras (2 Páginas) • 642 Visualizações
[pic 1][pic 2]
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
Amanda Christmann da Rosa
Dara Henn
João Lucas Kipper Rocha
Síntese da Acetanilida
Santa Cruz do Sul, 08 de Dezembro de 2015.
Síntese da Acetanilida
Data do experimento: 01/12/2015
1 – Introdução
A acetanilida é uma substância parente do Paracetamol. É usada no alívio de dor de cabeça e redução de febre. Acetanilida é preparada através da reação entre anilina e um ácido carboxílico, neste caso, o anidrido acético.
É também solúvel em água quente, álcool, éter, acetona. Sua forma química é C8H9NO. A quantidade de acetanilida para distribuição é controlada pelo governo, pois é uma substância de grande interesse comercial e tóxica, pode causar sérios problemas no sistema de transporte de oxigênio. Esse composto também é usado pela indústria farmacêutica como um intermediário para obtenção de corantes e fármacos.
2 – Objetivo
Sintetizar a acetanilida, através de uma reação de acetilação.
3 – Equipamentos/Reagentes
- Erlenmayer
- Copo de Becker
- Pipeta de Pasteur
- Manta de aquecimento
- Funil analítico
- Gelo
- Pirex
- Funil de Buchner
- Anilina
- Anidrido acético
- Espátula
- Proveta
- Carvão ativo
4 – Procedimento Experimental
Foram adicionados 3 mL de anilina e 25 mL de água a um erlenmeyer de 125 mL. Após isso, foi adicionado gota a gota 2,5 mL de anidrido acético sob agitação. Após a conclusão dessa parte, foram adicionados 50 mL de água à mistura e aquecida a 60ºC até com que a dissolução do sólido formado ocorresse. Após a dissolução do sólido formado, foi adicionado carvão ativo. Depois de adicionar o carvão ativo, a mistura foi filtrada em funil analítico para um copo de béquer de 100 mL. O copo de béquer foi inserido em banho de gelo por 15 minutos. Na última etapa para a conclusão do procedimento, os cristais formados foram filtrados a vácuo.
5 – Dados Experimentais e análise
Durante o experimento foram constatadas modificações na solução, por exemplo, ao adicionar anidrido acético a cor da solução ficou um caramelo escuro com formação de precipitado. Lembrando que a anilina é um composto hidrofóbico (que foge da água).
Ao adicionar água, a solução ficou com um aspecto esbranquiçado transparente.
Depois ao resfriar o filtrado, observamos a formação de precipitados, um deles eram os cristais brancos.
6 – Conclusão
Com esse experimento podemos concluir que é possível obter uma síntese satisfatória da acetanilida, através de uma reação de acetilação.
...