Resumo Texto Mediação -Yasbeck
Por: Lepinatti • 15/8/2016 • Resenha • 914 Palavras (4 Páginas) • 1.267 Visualizações
Letícia Maria Pinatti- 3SSD
Eliana Bolorino – PIP III
Mediação: categoria fundamental para o trabalho do assistente social
Reinaldo Nobre Pontes
Perguntas sobre o texto
1- Qual o objetivo do texto?
O texto tem como objetivo explicar sobre a categoria mediação e ao mesmo relacionar com a atuação profissional dos assistentes sociais, com o intuito de demonstrar a importância e utilização do tema em seu cotidiano profissional.
2- Comentar sobre os determinantes fundamentais da ontologia do SER SOCIAL
O Autor aborda no texto os determinantes fundamentais da ontologia do Ser Social em que estão divididos em quatro, porém, a divisão é somente para fins didáticos e explicativos pois todos são inter-relacionados.
- Movimento da realidade, pois é nesta que as projeções da mente humana são embasadas e nela que são construídas as relações
- Aponta para a relação homem-natureza com o foco no trabalho, pois este é o responsável pela socialização humana e pelas transformações recíprocas entre homem e natureza, ou seja, ao modificar a natureza o homem também se modifica.
- A respeito da consciência o autor determina pelo ser social e não o contrário, pois o ser social é muito mais complexo do que o conhecimento que se tem sobre ele.
- Relata sobre a totalidade em que esta é um conjunto de complexos menos constituídos por múltiplas variações e não somente a soma das partes.
3- Como ocorre o processo dialético do conhecimento de acordo com a teoria crítica de Marx
O processo dialético do conhecimento relata o sair do imediato visualizado na realidade abstrata para o aprofundamento através de uma reflexão acerca da realidade concreta e de tudo que está a sua volta.
4- Fale sobre a Legalidade Social
A Legalidade Social pode ser entendida como um conjunto de forças que condicionam as pessoas em seu modo de agir em sociedade, ou seja, impõem determinadas regras que vão estruturando o ser social e dando manutenção na ordem social vigente. Ligado a Legalidade Social está a questão da negatividade, que pode ser compreendida com as forças antagônicas presentes na realidade que lutam por seus ideais e que são as responsáveis pelos acontecimentos que envolvem as mudanças na sociedade.
5- Explicar universalidade, singularidade e particularidade
Universalidade tem-se aspectos mais gerais observados na realidade social, um conjunto mais abrangente de grandes determinações e leis
Singularidade está relacionada com aspectos mais pontuais da realidade, um exemplo a ser observado são as demandas iniciais trazidas pelos usuários, estas que ficam na superficialidade e imediaticidade do fato e não são aprofundadas.
Particularidade acontece o aprofundamento da singularidade e esta é uma síntese entre singularidade e universalidade e busca uma análise mais profunda da situação em questão e das relações sociais que estão envolvidas, buscando o entendimento da totalidade e dos complexos que a compõe, ou seja, a particularidade é a própria mediação.
6- Qual a importância da categoria mediação para o Assistente Social?
A importância da categoria para os Assistentes Sociais pode ser explicada a partir do entendimento de que o Serviço Social é uma profissão investigada e interventiva, ou seja, estuda e atua diretamente com a realidade e com os sujeitos de que dela fazem parte. Por isso, tem-se na mediação uma estrutura teórico-metodológica que dá base para a ação profissional crítica sobre a realidade, a qual se utiliza da tríade singularidade-universalidade-particularidade para compreender os fenômenos que movem a realidade social e as relações sociais de que dela fazem parte e para que a intervenção profissional alcance a totalidade e possa transformar a realidade.
...