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Seminários de Teorização do Serviço Social

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  986 Visualizações

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       Etapa 2:                      

Passo 2:

                                        Seminários de Teorização do Serviço Social

         O Seminário de Araxá se voltou para a teorização do Serviço Social e teve seus documentos publicados no CBCISS(1986).Seu documento foi preparado por 38 assistentes sociais e mostra a importância que o assistente social tem que trabalhar de acordo com o desenvolvimento social e com a realidade presente.

     O Seminário de Araxá também demonstrou importante discussão que diz respeito à prática institucionalizada do Assistente Social contemplando a quebra do tradicional e a busca da renovação.Discute-se ainda a necessidade da criação de uma nova metodologia para oServiço Social,voltada para a realidade brasileira,pondo em discussão a prática e a metodologia.O documento de raxá tinha como proposta colocar o Assistente Social não apenas como meros executores das política sociais,mas como capazes de formulá-las e administrá-las,ou seja,rever a funcionalidade da profissão no contexto brasileiro.

      Já no Seminário de Teresópolis,o documento se refere na necessidade de um estudo sobre a Metodologia do Serviço Social frente à realidade brasileira.Agora,efetiva-se o transformismo já abordado no outro documento:o moderno prevaleceu completamente sobe o tradicional.As formulações constitutivas do Documento de Teresópolis possuem um tríplice significado no processo de renovação do Serviço Social no Brasil,porque apontam para uma requalificação do assistente social,definem nitidamente o perfil sociotécnico da profissão e a inscrevem no circuito da “modernização conservadora”.Dentre os textos que foram usados para constituir a reflexão sobre os fundamentos da Metodologia do Serviço Social “A Teoria metodológica do Serviço Social”,de Dantas(1978),foi a que mais contribuiu para o debate em Teresópolis,trazendo uma cncepção extremamente mais articulada da metodologia do Serviço Social, mais compatível para a perspectiva modernizadora que se buscava.

             As elaborações que constam dos documentos de Araxá e de Teresópolis objetivavam instrumntalizar o assistente social para responder `s demandas do regime ditatorial,por isso,,não buscavam uma nova organização para a sociedade.

      O Seminário de Sumaré também teve como objetivo continuar os estudos iniciados do I Seminário de Teorização do serviço Social,ocorrido em Araxá,com vista à discussão da cientificidade da ação do Serviço Social,gerando reflexões acerca da operacionalização das proposições frente às demandas brasileiras.Outro objetivo deste seminário seria ensejar reflexões sobre novas proposições que,no momento,estavam a exigir um esforço de crítica e formulação teórica.

     Assim,o Movimento de Reconceituação do Serviço Social,ocorrido entre os anos de 1960-1980,expressou uma nova corrente para a profissão,com caráter mais heterogêneo,com várias vertentes,linhas políticas,teóricas e profissionais.Expressou também um avanço nas reflexões teóricas do Serviço Social,fez uma crítica ao assistencialismo e às bases convencionais,buscando um papel para a atuação mais atrelado à realidade.

                                 

Passo 3:

                                 O processo de ruptura do Serviço Social tradicional

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