Serviço Social no Brasil
Por: teresa1972 • 25/9/2016 • Trabalho acadêmico • 753 Palavras (4 Páginas) • 224 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O Serviço Social no Brasil, tendo por instrumento de intervenção profissional as expressões da questão social, na contemporaneidade se empenha na busca por novas formas para conduzir o compromisso do profissional para a demanda por ele atendida.
É importante que o Serviço Social por ser uma profissão interventiva que agi na realidade humana social venha mostrar as criticas das várias determinações presentes na realidade do individuo tais como: sociais, políticas, econômicas, históricas e culturais.
Portanto é dever ético do profissional compreender e analisar a realidade na qual atua de forma crítica tendo em vista que se trata de um processo dinâmico, de maneira a atingir uma pratica profissional transformadora.
Essa visão veio com o rompimento com o conservadorismo através do Movimento de Reconceituação do Serviço Social, que trouxe a importância de uma nova reflexão sobre as necessidades e práticas profissionais embasadas na realidade social do Brasil.
2. DESENVOLVIMENTO.
2.1 Como é feita a mediação entre o profissional assistente social e a demanda por ele atendida nessa perspectiva de universalização do acesso aos direitos sociais?
Com o Movimento de Reconceituação do Serviço Social houve o rompimento com o conservadorismo e também com as técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano, trazendo uma nova reflexão para a profissão que passa a adequar as praticas profissionais a realidade da questão social da demanda do País.
O desafio do profissional do serviço social é fomentar ações que contribuam para a melhora da questão social e suas expressões tendo por objetivo a autonomia do indivíduo através do acesso aos direitos sociais e sua universalização, para que aja igualdade e justiça social.
[...] se caracteriza como um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir das demandas emergentes no cotidiano. Enfim ser um profissional propositivo e não executivo. (IAMAMOTO, 2000, p.20).
Haja vista, que o profissional do serviço social atua em deferentes áreas como organização pública e privada, é necessário que o profissional conheça e atue de forma teórico-metodológico, ético-político e técnico-operativo, sua intervenção deve ser elencado na instrumentalidade, afim de obter resultados e concretizar a intencionalidade do agir profissional.
3
O profissional do serviço social busca a inclusão social, através de possibilidades e métodos de ações. Para exercer suas funções busca compreender a realidade em que atua se comprometendo de forma ética com a classe trabalhadora e com a qualidade dos serviços oferecidos.
O assistente social deve constatar a realidade como um todo; de forma a alcançar suas mediações, afim de assegurar as contradições do real não com o costume do pensamento, mas como oportunidade inerente á própria realidade pelas quais o profissional será capaz de fazer sua interpretação da realidade e compreender as possibilidades de intervenção e as perspectivas e seus enfretamentos.
A mediação
...