Tec Negociacao
Artigo: Tec Negociacao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: olarobson • 24/6/2013 • 1.554 Palavras (7 Páginas) • 306 Visualizações
Introdução
O presente trabalho abordará a apresentação dos conceitos das técnicas de negociações voltadas ao ramo profissional e que é de grande importância para o administrador negociar uma empresa ou uma equipe de trabalho.
Diariamente estamos negociando diversas situações seja no trabalho, nos relacionamentos, em compras e vendas. Portanto estas técnicas devems er aperfeiçoadas constantemente.
Roteiro de Preparação para Negociações Salariais
O momento de solicitar um aumento salarial é um dos momentos mais importantes para a o colaborador de uma empresa, pois este é um momento em que se pode definir seu futuro.
O salário não é a coisa mais importante para o colaborador, mas com certeza faz enorme diferença para a sua felicidade. Além de receber uma boa remuneração e bons benefícios para que este possa se sentir bem no seu trabalho, esta pessoa necessita de um bom ambiente de trabalho, de incentivos para sua qualificação profissional e de estar fazendo o que gosta.
Por isto, e por outras razões, que o momento de negociar um aumento salarial se torna na maioria das vezes tenso.
Segundo pesquisas realizadas, não existe um momento ideal ou prazo estimulado para que se peça um aumento, mas deve-se estar atento a alguns pontos que podem trabalhar tanto a favor quanto contra o colaborador nesta negociação. Análises referente ao crescimento da empresa, satisfação dos clientes, metas cumpridas podem influenciar na decisão do empregador.
Para solicitar um aumento, a colaborador deve tentar marcar um horário em um ambiente calmo para que possa conversar em particular com a pessoa responsável por esta decisão. Nesta conversa deve-se expor os motivos que levam esta pessoa a solicitar um aumento, destacar suas qualidades, seu empenho e desempenho, suas necessidades, suas ambições profissionais, seus pontos fortes e demais pontos positivos.
Diante desta negociação, vários assuntos podem surgir e vários aspectos podem ser discutidos. Deve-se tentar negociar algum valor que esteja de bom tamanho para ambos as partes.
Claro que em muitos casos, a resposta não é positiva. Após análises e debates entre os integrantes do grupo, chega-se a conclusão de que deve-se estar preparado para receber uma resposta negativa mesmo que a frustração possa ser grande.
A melhor reação é não tomar uma atitude imediatamente após a resposta do não. Pois tomando alguma atitude instantânea, o indivíduo pode estar de cabeça quente e fazer algo que possa se arrepender no futuro.
O tempo é o melhor remédio, portanto a melhor reação é esperar um prazo para refletir sobre o assunto, apontar os prós e contras da empresa e pensar em outras possibilidades.
ANEXO 1
Negociar é algo que faz parte dos seres humanos, a todo instante estamos estamos negociando e em muitas vezes nem nos damos conta de que isto ocorre a todo momento.
Estamos negociando quando estamos em uma entrevista de emprego, quando vamos pedir um aumento salarial, quando disputamos promoção no trabalho, quando discutimos a relação com o cônjuge ou companheiro e em muitas outras situações.
Cada pessoa tem sua própria personalidade, portanto cada um tem um jeito de negociar. Alguns são mais agressivos, outros mais diretos, outros mais calmos, outros falam demais e outros escutam demais e não expõe seus pontos de vistas e suas justificativas.
Cada maneira de negociar tem seus prós e contras. Não existe uma maneira correta de negociar algo, existe uma maneira certa para cada pessoa, basta essa descobrir qual seu ponto forte na negociação.
Através de algumas pesquisas realizadas, descobrimos alguns tipos de negociação. Citamos abaixo dois modelos de negociação que chamaram a atenção do grupo.
Modelo de Matos
• Estilo Racional – centrado em idéias e orientado para os objetivos que espera alcançar, discute as questões levantadas e usa os fatos para convencer. Geralmente está atento a fixação de pontos convergentes que dêem objetividade a discussão e levem ao acordo.
• Estilo Sociável – motivado para relacionamentos, prima pelo trabalho em equipe, busca estabelecer laços afetivos e confraternizadores. Corre o risco da negociação se desviar para assuntos aleatórios, causando perda de tempo, saturação e desgaste.
• Estilo Metódico – centrado no processo de discussão, está sempre atento aos regulamentos e a legislação específica, o que o torna pouco flexível às mudanças. É o comportamento típico do tecnocrata. Na negociação reserva o tempo inicial para a discussão dos aspectos formais, passando depois para a essência do problema com propostas claras e incisivas.
• Estilo Decidido – voltado para a solução rápida dos problemas, não costuma perder tempo com detalhes. Ataca os pontos sensíveis da questão para solucioná-la prontamente, porém, o excesso de objetividade pode levar a omissão de pontos importantes, percepção desviada e consequentemente a um diagnóstico equivocado.
Modelo de LIFO de Bergamini
• Estilo dá e apóia (D/A) – orientação receptiva – o negociador desse estilo apresenta alto poder de desempenho nos processos de negociação. É comprometido com o que lhe é atribuído e busca aprimorar seu desempenho sistematicamente. É alguém com quem se pode contar nos momentos difíceis. Sob pressão torna-se perfeccionista e é incapaz de uma negativa independente da situação em que se encontra.
• Estilo toma e controla (T/C) – orientação exploradora – age para atingir metas e alcançar objetivos. Em situações de desempenho produtivo, lidera e dirige com espírito aberto e inovador de forma rápida e cooperativa. Em queda de desempenho torna-se coercitivo e chama para si a responsabilidade de fazer inclusive o trabalho dos outros, pois a ele compete fazer com que as coisas aconteçam.
• Estilo mantém e conserva (M/C) – orientação acumuladora – seu estilo lento prioriza mais a qualidade do que a quantidade. Em fase produtiva é meticuloso. Em crise torna-se frio e ausente, analisa profundamente uma questão passando às vezes do momento ideal de tomar a decisão. É antigo e
...