Análise do Livro Didático
Por: Maria Luisa • 18/10/2019 • Trabalho acadêmico • 840 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
CAMPUS CERRO LARGO
CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL
PROFª ERICA DO ESPIRITO SANTO HERMEL
Análise do Livro Didático
MARIA LUISA NEUBAUER, ROBERTA SCHMITT DOS SANTOS, SARAH ANDRADE FROELICH E TANARA MARTINS LOPES
CERRO LARGO
2018
Introdução
Na segunda fase do Curso de Ciências Biológicas, o componente Curricular de Biologia Celular Tecidual nos leva ao estudo da biologia das células, dos tecidos, neoplasias, bactérias, vírus e origem da vida. Tendo em mãos este conhecimento, o futuro professor de Ciências e Biologia, terá capacidade, de forma sistematizada e cognitiva, fazer uma análise crítica dos temas referentes ao assunto no livro didático a ser adotado.
Objetivo
O presente trabalho tem por objetivo analisar o capítulo 17, Reprodução dos Seres Vivos e a Variabilidade dos Descendentes, do livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental, Ciências Naturais, do autor Eduardo Leite do Canto, sob o aspecto do componente curricular do ensino de Biologia Celular Tecidual a fim de construir uma visão crítica e analítica dos conhecimentos adquiridos.
Desenvolvimento
O Capítulo 17 - Reprodução dos Seres Vivos e a Variabilidade dos Descendentes
O capítulo 17 do livro, página 243, apresenta o tema Reprodução dos Seres Vivos e a Variabilidade dos Descendentes com a gravura de joaninhas e na página seguinte, sob o título “Motivação” como introdução ao tema, usando a ilustração, anuncia que cada indivíduo apesar de parecer igual, é único em sua individualidade e que a reprodução dos seres vivos se dá por dois modos básicos, a reprodução sexuada e a reprodução não sexuada.
Ao iniciar o desenvolvimento do tema, o autor esclarece que um ser vivo é pluricelular até a fase adulta graças a multiplicação celular e reparação tecidual destacando em negrito a frase “uma nova célula se origina de uma célula anteriormente existente”. O autor foca em duas das principais características do ciclo celular para a manutenção da vida, reprodução e regeneração, embora ainda não fale em DNA, é coerente.
No tópico 2, Material Genético, os cromossomas são citados e sua função de carregar informação genética, o DNA, destacando as células procarióticas e eucarióticas com exemplos destas e suas diferenças de maneira bem resumida, mas clara. Abaixo, na mesma página, passa a desenvolver sobre os cromossomos homólogos e as células haploides e diploides da reprodução humana, animal e vegetal - sexuada e assexuada.
Todo o capítulo é complementado com lembretes de vocabulário e no final do capítulo, mapa conceitual, questionário, charge e sugestão de experimento complementam o conteúdo.
Análise
O livro didático inicia o tema com uma imagem bonita sob a legenda “Joaninhas parecem iguais. Mas serão mesmo todas iguais? (joaninhas-de-sete-pintas, que têm cerca de mm de comprimento)” , a abordagem é uma boa introdução por despertar a curiosidade no aluno com o questionamento e provavelmente até levá-lo a observar e até contar as pintas de cada joaninha.
No componente curricular de Biologia Celular Tecidual, da 2ª fase do curso de Ciências Biológicas, abordamos temas complexos do sistema celular e da origem da vida. No 9º ano do Ensino Fundamental, pelo próprio desenvolvimento intelectual do aluno, tal complexidade não é abordada, sendo passada de forma mais genérica e global, levando em conta as diferenças reprodutivas entre os seres vivos, o animal e o vegetal.
Ao abordar o Material Genético, especificamente os cromossomos, o livro cita as células procariontes e as eucariontes sem definição das diferenças entre uma e outra. Uma ilustração seria bem vinda para elucidar essas diferenças. O mesmo ocorre com a localização dos cromossomos, embora descrito, a ilustração de uma estrutura celular traria maior compreensão.
...