Briófitas e Leite fermentado
Por: Fsoaress • 30/6/2015 • Relatório de pesquisa • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 516 Visualizações
Instituto Dom Bosco Salesiano
Relatório de Biologia
Nome: Caio Tavares, Francine Soares e Manuela Lugão
Turma: 3º ano
Professor: Patrícia Cardoso
Campos dos Goytacazes, 03 de abril de 2014
Experimento I
Introdução
As briófitas são características de ambientes úmidos, são plantas avasculares, ou seja, não apresentam vasos condutores, além serem de pequeno porte e apresentarem muitos e pequenos cloroplastos em suas células.
O transporte de água é feito através da difusão de célula a célula, já que não há presença de vasos, portanto, é um processo lento.
O experimento abordará o resultado da planta após a aplicação de uma solução hipotônica, mostrando claramente o resultado.
Objetivo
Observar o comportamento dos cloroplastos na célula do musgo, antes e depois de adicionar uma solução de água e sal.
Materiais
- 1 lamina com células do musgo (briófitas)
- Microscópio eletrônico
- Televisão
- Água com sal
Método
- Coloca-se a lamina no microscópio e amplia a imagem em 50 vezes, observando as células, que são os pontos presentes no folíolo.
- Ampliando a imagem 100 vezes podem-se observar as paredes celulares, ou seja, cada espaço é uma célula.
- Depois amplia mais 400 vezes, onde já pode se ver os cloroplastos bem colados na parede celular devido ao inchaço dos vacúolos.
- Aplicam-se algumas gotas de água com sal até que possa ver os cloroplastos no interior das células, já que o vacúolo não ocupa o espaço anterior.
Resultados e Discussão
- Ampliando a imagem pode-se observar melhor cada celula, até pode ver as paredes celulares e ver os vacúolos inchados.
- Ao aplicar a solução hipotônica (apresenta muito soluto), pode-se perceber nitidamente o vacúolo murchando e os cloroplastos se concentrando no interior das células.
[pic 1][pic 2] [pic 3]
[pic 4][pic 5][pic 6]
1- 2- 3-
- Imagem ampliada 50 vezes.
- Imagem ampliada 100 vezes.
- Imagem amplida 400 vezes e com a sulução de água e sal.
Conclusão
Pode-se analisar que os cloroplastos, antes de adicionar a reação de água e sal, estavam bem próximos da parede celular devido o vacúolo está bem inchado preenchendo o interior da célula. Ao acrescentar a solução, o vacúolo murchou por ter perdido água e os cloroplastos ocuparam o seu lugar no “meio” da célula. Isso acontece devido à água presente na folha fluir para dissolver o sal adicionado, solução hipotônica, enquanto o sal agiria como hipertônica em relação à folha.
Experimento II
Introdução
O leite fermentado é um alimento obtido através da fermentação láctea, sendo o leite pasteurizado ou esterilizado ,[necessário esclarecer] por fermentos próprio . Na sua produção, ocorre uma diminuição do pH do leite envolvido e também sua coagulação . É considerado um alimento funcional , pois contém probiótico que ajudam no processo de digestão .
O Leite Fermentado Yakult é um alimento à base de leite desnatado, fermentado por lactobacilos selecionados, os exclusivos probióticos Lactobacillus casei Shirota , que resistem como nenhum outro à acidez do estômago e chegam vivos em maior quantidade ao intestino, para auxiliar na regularização das funções intestinais e na proteção do sistema digestório. A ingestão regular desse lactobacilo, juntamente com uma alimentação correta, contribui para uma vida muito mais saudável.
Há evidências de que certos produtos dessa categoria são eficazes em melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável, colite ulcerativa, diarreia causada por rotavírus, diarreia causada pelo uso de antibióticos e doenças infecciosas, bem como reduzir o risco de desenvolver eczema e outras condições alérgicas. Estudos relatam ainda efeitos antimutagênicos, propriedades anticarcinogênicas e diminuição do colesterol sérico.
Objetivo
Verificar se realmente tem bactérias lactobacilos vivos.
...