ESTUDOS DA CÉLULA: ADAPTAÇÕES PARA EVOLUÇÃO
Por: Lucas Talvane • 17/1/2018 • Trabalho acadêmico • 1.473 Palavras (6 Páginas) • 340 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR
LUCAS TALVANE FERREIRA CARVALHO
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................3
2.1 CONCEITO DE MAPA CONCEITUAL...................................................................6
3 IMAGENS ANEXDAS...............................................................................................5
3.1 Estruturas Mitocondriais.........................................................................................5
3.2 Mapas Conceitual de Célula Hipotetica..................................................................7
3.3 Representações da Célula Hipotetica....................................................................8
4 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
ANEXO.......................................................................................................................10
REFERÊNCIAS..........................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
A Organela Mitocôndria
Dentre tantas organelas foi escolhida a organela Mitocôndria que é um das mais importantes organelas que detém a função de respiração celular.
As mitocôndrias foram descobertas em meados do século XIX, e, durante décadas, sua existência foi questionada por alguns citologistas. Somente em 1890 foi demonstrada, de modo incontestável, a presença de mitocôndrias no citoplasma celular. O termo “mitocôndria” (do grego, mitos, fio, e condros, cartilagem) surgiu em 1898, possivelmente como referência ao aspecto filamentoso e homogêneo (cartilaginoso) dessas organelas em alguns tipos de células, quando observadas ao microscópio óptico.
2 DESENVOLVIMENTO
As mitocôndrias, cujo número varia de dezenas até centenas, dependendo do tipo de célula, estão presentes praticamente em todos os seres eucariontes, sejam animais, plantas, algas, fungos ou protozoários.
A mitocôndria é um dos elementos mais estudados na Biologia por se tratar de uma das organelas celulares mais importantes que se tem conhecimento. Organela formada por duas membranas lipoproteicas. Dentro delas se realiza o processo de extração de energia dos alimentos que será armazenada em moléculas de ATP que fornece energia necessária para as rações químicas celulares.
A função da mitocôndria dentro de uma célula é fundamental e diz respeito à respiração da mesma. Todo procedimento de respiração, em qualquer organismo, trata-se basicamente da energia, ou seja, a respiração fornece energia para os organismos sobreviverem e a mitocôndria é responsável por todo o procedimento de respiração.
No interior das mitocôndrias ocorre a respiração celular, processo em que moléculas orgânicas de alimento reagem com gás oxigênio (O2), transformando-se em gás carbônico (CO2) e água (H2O) e liberando energia.
C6 H12 O6 + O2 → 6CO2 +6H2O + energia
Elas são abastecidas por algumas substâncias orgânicas que são utilizadas no processo de geração de energia da célula, como a glicose, que é convertida em energia sobre a forma de ATP.
Mitocôndrias desempenham um papel central no metabolismo de células eucarióticas, contribuindo para a produção de energia, metabolismo intermediário e para os mecanismos de morte celular. Além dessas várias funções, mitocôndrias se destacam de outras organelas celulares por possuírem seu próprio genoma (mtDNA) , distinto do DNA nuclear. Em células de mamíferos o DNA mitocondrial é uma molécula circular, de cerca de 16.500 pares de bases, que codifica para 13 proteínas, 22 tRNAs e 2 rRNAs. Todas as 13 proteínas codificadas pelo mtDNA são componentes de 4 dos 5 complexos do sistema de fosforilação oxidativa.
Esta organela pode ser encontrada em abundância em células que estão presentes no sistema nervoso, principalmente nas extremidades dos axônios, do coração e também de todo o sistema muscular. Isso acontece porque são estas partes do corpo que precisam de mais energia. Ou seja, os músculos permitem toda a movimentação do corpo humano, e por isso mesmo precisa de mais energia.
O coração também precisa de muita energia, já que necessita estar sempre pulsando para bombear o sangue para todo o corpo da pessoa, e por isso uma ação mais efetiva das mitocôndrias são importantes.
A estrutura da mitocôndria é formada pelos seguintes elementos: membrana exterior mitocondrial; espaço intermembranar (o espaço entre as membranas exteriores e interiores); a membrana mitoncdrial interna; o espaço de cristas (formado por invaginações da membrana interna) e também pela matriz (espaço dentro da membrana interna).
Segundo os estudos que dão conta da origem das mitocôndrias, foram encontradas muitas características semelhantes entre elas e as procariontes, portanto, muitos cientistas acreditam que elas originalmente se derivem das procariotas endossimbióticas.
Outra informação pertinente é que a estrutura circular também é encontrado em procariotas, e a semelhança é estendida pelo fato do ADN mitocondrial ser organizada com um código genético variante semelhante ao de proteobacterias. Isto sugere que seu ancestral, a chamado proto-mitocôndria, era um membro das proteobacterias.
A mitocôndria é responsável pelo ciclo de Krebs, que é uma rota anfibólica, catabólica e anabólica, com a finalidade de oxidar a acetil-CoA (acetil coenzima A), que se obtém da degradação de carboidratos, ácidos graxos e aminoácidos a duas moléculas de CO2.
Apesar de sua grande importância, a mitocôndria é uma organela celular bastante pequena. Existem células que possuem um grande número de mitocôndrias, contudo, quantidade desta organela dependerá da função de cada uma.
Curiosidades:
∙ As mitocôndrias também são encontradas nas células animais e vegetais.
∙ As mitocôndrias só podem ser visualizadas com o auxílio de microscópio eletrônico, pois possuem dimensão diminuta (medem em média 0,003mm).
∙ As mitocôndrias não encontradas nas células de bactérias e algas azuis.
...