Gerenciamento e Controle da Poluição Ambienta
Por: Karina Paula • 1/11/2019 • Trabalho acadêmico • 665 Palavras (3 Páginas) • 200 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Gerenciamento e Controle da Poluição Ambiental
[pic 3]
Pouso Alegre,
2019
O efeito estufa é um fenômeno natural que garante a temperatura adequada para a vida na terra. A atmosfera terrestre é constituída de gases que são relativamente transparentes à radiação solar, enquanto absorvem grande parte da radiação emitida pela superfície aquecida da terra. Esse processo faz com que a sua superfície tenha uma temperatura mais elevada do que se não houvesse atmosfera. Tal processo é conhecido com efeito estufa. Na atmosfera acontecem processos de troca de energia térmica importantes para nosso clima terrestre.
Existem a condução de calor, a convecção e a interação da radiação eletromagnética com gases particulares que compõe a atmosfera que pode ocorrer absorção ou algum processo de espalhamento que dependem de fatores como o comprimento de onda da radiação, a composição química dos componentes envolvidos e o tamanho das partículas. O resultado dessa interação é um aquecimento adicional da superfície terrestre, possibilitando que sua temperatura média global seja cerca de 15°C.
O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura do planeta causado, principalmente, por gases como o dióxido de carbono, metano, óxido nítrico, e clorofluorcarbonos, ou seja, gases relacionados com o efeito estufa da atmosfera terrestre, vale salientar que o aumento dos gases do efeito estufa na atmosfera é atribuído na queima de combustíveis fósseis e madeira, a poluição industrial, exploração da pecuária em larga escala, não esquecendo também dos desmatamentos florestais em todo o mundo, sendo, esta vegetação florestal a contribuinte para a absorção do excesso de dióxido de carbono na atmosfera.
Dados levantados pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática) que a influência humana é a causa dominante do aquecimento global desde 1950. Essa atividades humanas contribuem de 95% a 100% do aumento da temperatura do planeta.
Segundo o relatório da organização internacional de apoio à produção de agrícola sustentável chamada :Instituto de Política Agrícola e Comercial (IATP) e da Grain, o não conhecimento público das informações, sobre o como pecuária contribui para a emissão de gases é um dos principais fatores de risco apresentados, pois quem sempre foi visado publicamente como o responsável dos efeitos negativos a temperatura do planeta foi o setor energético, porém se somarmos as cinco maiores empresas de carne e laticínios (JBS, Tyson, Cargill, Dairy Farmers of America e Fonterra), temos o resultado de mais emissões de gases poluentes do que as maiores petrolíferas do planeta (JBS, Tyson, Cargill, Dairy Farmers of America e Fonterra).
O relatório também demonstra a falta de interesse sobre esse assunto nas empresas, já que apenas a metade das trinta e cinco maiores empresas já anunciaram metas para a diminuição da emissão de gases poluentes e apenas quatro empresas apresentaram estimativas abrangentes sobre a emissão de gases que produzem.
Até 2050 o setor pecuário poderá consumir até 80% de todo limite planetário, aumentando cada vez mais os gases poluentes, já que os dados apresentados já comprovam como isso não está sendo controlado pelas autoridades.
...