INCIDÊNCIA DE ONICOMICOSE E CONHECIMENTO DO RISCO DE CONTAMINAÇÃO DO USO COMPARTILHADO DE ESMALTES
Por: alinereusch • 4/11/2020 • Trabalho acadêmico • 5.688 Palavras (23 Páginas) • 217 Visualizações
[pic 1]
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
SEMINÁRIO INTEGRADO I
PROFESSOR ANDRÉ LUIZ RODRIGUES
ALINE PATRÍCIA REUSCH
AMANDA DOS SANTOS
A IDENTIFICAÇÃO DE FUNGOS E BACTÉRIAS CAUSADORAS DE ONICOMICOSES EM ESMALTES DE USO COMPARTILHADO, QUESTÃO DE SAÚDE SANITÁRIA
DOIS IRMÃOS- RS
2018/1
SUMÁRIO
1. TEMA. 3
2. PROBLEMA. 3
3. JUSTIFICATIVA. 3
4. OBJETIVO GERAL. 3
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
5. HIPÓTESES. 4
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. 5
6.1 UNHAS: 5
6.2 ONICOMICOSES: 5
6.3 AGENTES ETIOLÓGICOS: 6
6.3. 1 DERMATÓFILOS: 6
6.3. 2 LEVEDURAS: 7
6.3. 3 FUNGOS FILAMENTOSOS NÃO DERMATÓFILOS:...................................8
6.5 O PERIGO DE INFECÇÕES FÚNGICAS UNGUEAIS EM SERVIÇOS PRESTADOS EM ESTÉTICAS...................................................................................9
7. ESMALTES E VERNIZ DE UNHA......................................................................10
7. 1 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ESMALTES...................................................11
8. MEIO DE CULTURA.............................................................................................11
8.1 MEIOS DE CULTURA QUE SELECIONAM ESPÉCIES DE FUNGOS CAUSADORES DE ONICOMICOSE........................................................................13
9. METODOLOGIA....................................................................................................15
10. resultado e discussão........................................................................................15
11. CONCLUSÃO E PERSPECTIVAS FUTURAS...................................................16
12. REFERÊNCIAS.....................................................................................................18
1. TEMA
O risco de contaminação de onicomicoses por uso compartilhado de esmaltes.
2. PROBLEMA
Como identificar fungos e bactérias que são resistentes à composição química dos esmaltes, que causam contaminação de onicomicoses, e alertar o uso dos esmaltes compartilhados.
3. JUSTIFICATIVA
As onicomicoses ou infecções por fungos e bactérias atingem as unhas principalmente dos pés em menores casos as unhas das mãos. Algumas vezes a perda da unha é inevitável, causando um desconforto estético.
Tendo em vista que o serviço de manicures, pedicuro e podologia são atividades de interesse à saúde, com normas já existentes quanto ao não compartilhamento de materiais e obrigatoriedade de esterilização dos instrumentos utilizados, tendo sido já comprovada a contaminação por fungos e bactérias que transmitem onicomicoses. Verifica-se a importância de investigar se tais fungos e bactérias são resistentes à composição química dos esmaltes, assim como alertar os profissionais e usuários de tais serviços que o risco de contaminação é real.
Diante do grande número de infecções por fungos e leveduras, é de suma importância ressaltar que os processos de esterilização são indispensáveis em materiais utilizados em centros de estética para maior controle dessas infecções, considerando que um processo de esterilização incorreto pode acarretar danos à saúde do cliente exposto a tal procedimento (CARVALHO, 2010). Os esmaltes são produtos que não podem ser esterilizados ou autoclavados, desta forma não poderiam ser de uso compartilhado.
4. OBJETIVO GERAL.
Investigar se esmaltes de unha de uso compartilhado podem passar fungos causadores de onicomicoses.
4.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estudar sobre os diversos tipos de fungos e bactérias causadores de onimicoses.
- Investigar se os usuários dos serviços de manicure, pedicure e podologia possuem ciência do possível do risco de contaminação por esmaltes.
- Investigar a composição química dos esmaltes.
- Conhecer os reagentes que identificam os fungos e bactérias através de culturas em laboratório.
5. HIPÓTESES.
- O uso compartilhado de esmaltes em serviços de manicure pode transmitir onicomicoses aos clientes.
- Os usuários dos serviços de manicure não possuem conhecimento a respeito do risco de contaminação de onicomicoses por esmaltes compartilhados.
- São muitos os fungos causadores de onicomicoses que podem ser transmitidos com o uso compartilhado de esmaltes.
6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.
6.1 Unhas
As unhas têm várias funções, entre elas a de apreender e manejar objetos, proteger o tecido da ponta dos dedos, além de refletir, através de suas alterações, doenças e condições graves cutâneas ou mesmo internas. Cobrem um quinto da superfície dos dedos e chegam a cobrir 50% do hálux. São compostas por queratina, proteína endurecida encontrada também na pele e nos cabelos e produzidas pelas células da matriz da unha. Essa proteína da lâmina ungueal, bem como a área que a rodeia - tecido sub e periungueal, podem ser facilmente colonizadas por uma imensa gama de germes, inclusive fungos (Ramos e Silva, 2000).
A unha é um anexo cutâneo constituído por queratina, situado na extremidade dorsal dos dedos, sobre as últimas falanges e possui função de proteção da porção distal dos dedos (MAIFREDE, 2009).
As unhas das mãos crescem em média de 2 até 3mm por mês, e as unhas dos pés crescem em média 1mm por mês. Esta medida de crescimento é frequentemente diminuída na presença de doença vascular periférica e de onicomicose em idosos (TORRES-RODRÍGUES & JODRA, 2000).
6.2 Onicomicoses
As dermatomicoses são infecções fúngicas superficiais que acometem tecidos queratinizados como estrato córneo, pêlos e unhas (OKEKE et al., 2000). Onicomicose é um tipo de dermatomicose localizada nas unhas e causada por amplo espectro de espécies fúngicas, incluindo fungos filamentosos dermatófitos, não-dermatófitos e leveduras (HILMIOGLU-POLAT et al., 2005).
...