Os Alimentos Transgênicos
Por: Ana Isabel Frolich • 17/9/2019 • Monografia • 539 Palavras (3 Páginas) • 206 Visualizações
Tema: O impacto ambiental no estado de Mato Grosso pela incidência da soja transgênica:
Tese: O produto protéico geneticamente modificado que ocasiona danos irreversíveis nos biomas de Mato Grosso e não é sustentável.
Índice
1. Resumo/Abstract
2. Introdução
3. Impacto ambiental sobre os biomas de Mato Grosso
3.1. Cerrado
3.2. Planície do pantanal
4. Impacto ambiental sobre as bacias e rios
4.1. Contaminação por pesticidas
4.2. Hidrovias como transporte
5. Conclusão
6. Bibliografia
Introdução
A bioengenharia verde é uma aplicação no setor agrícola e alimentar em geral, que nos últimos anos evoluiu e ajudou à economia dos países a obter culturas mais produtivas e resistentes ao seu meio ambiente acrescentando um gene novo à estrutura de certos alimentos, o que foi um avanço importante na área científica para a humanidade. Porém, no estado de Mato Grosso no Brasil tem sido uma grande polemica no aspecto ambiental, substancialmente porque ali se encontra a maior plantação e colheita de soja transgênica a nível nacional. A pesar de que este produto geneticamente modificado, que faz parte das commodities[1] principais brasileiras, ajuda de maneira positiva à economia por causa das altas exportações, também devasta maciça e progressivamente os solos e o ecossistema do país. Portanto, evidencia-se o fato de que em Mato Grosso a semeadura da legume protéica não é um produto sustentável e ocasiona danos irreversíveis nuns dos biomas mais importantes do Brasil.
Objetiva-se neste trabalho de casa avaliar a situação critica do estado matogrossense no âmbito ecossistêmico para constatar a falta de consciência do governo brasileiro e as consequências das aplicações de organismos geneticamente modificados (OGM) no solo agrícola.
Assim, em virtude de apresentar com mais detalhe o impacto ambiental, duas diferentes problemáticas são expostas aqui. A primeira é o impacto ambiental dos biomas mas valiosos de Mato Grosso, que compreende: o Cerrado e a planície do pantanal. A segunda explica o impacto ambiental sobre as bacias e os rios, que abrange a contaminação de aguas por meio de pesticidas e as hidrovias usadas como transporte.
Leitura
1. BICKEL, Ulrike; DROS, Jan Maarten. The Impacts of Soybean Cultivation on Brazilian Ecosystems: Three Case Studies. 2003. 33 p. Dissertação (Dipl. Socio-economista; geografo) - Encomendados pelo WWF Forest Convention Initiative. 2003.
2. VAN GELDER, Jan Willen; DROS, Jan Maarten. From Rainforest To Chicken Breast: Effects of soybean cultivation for animal feed on people and nature in the Amazon region – a chain of custody study. 2006. 42 p. Dissertação (Economista de desenvolvimento; Geografo) Encomendados pelo Milieudefensie/ Friends of the Earth Netherlands and Cordaid. 2006
...