TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Microscópios e um Pouco Sobre o Estudo das Células

Por:   •  6/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Todos os seres vivos são formados por células.

A área da biologia que estuda a célula é a citologia

Somente com os microscópios que foi possível enxergar as células.

Um Pouco de História:

O microscópio foi inventado por volta de 1595 pelos mesmo fabricantes do óculos, Zacharias Jansen e seu pai Hans Jansen,

Hooke construiu seus próprios microscópios, como;

Microscópio Simples: Uma só lente de aumento

Microscópio Composto: 2 lentes de aumento associadas e unidas por um tubo. Esse m. de Hooke permitiu a ampliação da imagem cerda de 40 vezes.

Hooke analisou os cortes de cortiça para compreender suas propriedades físicas de leveza, flutuabilidade e elasticidade, conclui-se que a estrutura da cortiça era reticulada com uma infinidade de diminutas câmaras preenchidas por ar e que essas câmaras eram pequenas caixas ou células.

Apesar de ter se referido a célula Hooke não estava se referindo a ‘’célula’’ que conhecemos hoje em dia. Pois a mesma só foi descobrida mais tarde.

Por volta de 1668 o comerciante Antovan Leeuwenhoek construiu um miscroscópio simples, com cerca de 10 cm de comprimento, que necessitava de muita luz para iluminar o objeto, mas que permitia aumento de cerca de 200 vezes. Apartir de 1673 Leeuwhenhock começou a enviar cartas com suas descobertas para a Royal Society of London e, em 1678, Hooke foi consultado para confirmar as informações deste cientista. Após as confirmações de hooke, os trabalhos de Leeuwenhoek passaram a ser publicados na revista Philosophical Transactions of the Royal Society.

Além de Leeuwenhoek outros pesquisadores também fizeram observações microscópias como Nehemiah Grew e Marcelo Malpighi descrevendo ‘’bolhas’’, ‘’poros’’,’’células’’,’’bexigas’’ em diversos tecidos vegetais.

Atuais Microscópios de Luz

Os atuais microscópios de luz permitem aumento de até cerca de 1500 vezes. Entretanto não é possivel enxergar os detalhes da estrutura celular.

Microscópio Estereoscópio é indicado para observação de estruturas e organismos maiores do que os normalmente observados em microscópios como o m. biológico binocular e permite também a observação de objetos opacos.

Microscópio Biológico Binocular permitem aumento maiores do que os m. e. mas os objetos analisados devem permitir a passagem de luz.

O aumento da imagem que vemos no microscópio é dado pela multiplicação do aumento da ocular pelo o aumento da objetiva. Ex: um m. composto com ocular 10 vezes e objetiva 40 vezes possibilita a ampliação de 400 vezes.

Microscópios Eletrônicos

O estudo detalhado das células só foi possivel graças aos microscópios eletrônicos, que permitem observar as células com aumentos muito maiores isso é possível porque os m. utilizam feixes de elétrons para analisar o objeto, em substituição aos feixes de luz.

Os microscópios eletrônicos podem ser de:

Transmissão: empregados para analisar estruturas cortadas em fatias muito finas

Varredura: Empregados para analisar a superfície do corpo dos seres vivos.

O material a ser analisado em ME deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (36.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com