Questões sobre “educação brasileira”
Por: Isabella Monteiro • 20/5/2019 • Abstract • 585 Palavras (3 Páginas) • 286 Visualizações
Questões sobre “educação brasileira”
1 - a companhia de Jesus nasceu em 1540 e tinha como objetivo converter os indígenas para o cristianismo, levantando a bandeira da igreja católica para o maior número de pessoas.
2 – quando os jesuítas chegaram aqui, eles fundaram as primeiras escolas primárias e secundárias, os seminários e as missões espalhadas pelo Brasil até 1759.
3 – a organização da educação do Brasil colonial e as ideias pedagógicas podem ser divididas em dois períodos segundo Saviani. O primeiro refere-se a pedagogia basílica ou período heroico (1549 – 1599) e o segundo período como sendo o da institucionalização da pedagogia jesuíta por meio da Ratio Studiorum (1599 – 1759)
4 - Ratio Studiorum foi o manual pedagógico para organizar o ensino nos colégios jesuítas. Esse manual dividia os alunos em classes (níveis de estudo), que eram pautados na escolástica, na leitura dos assuntos a serem tratados, dos exames e da repetição das lições. A Ratio Studiorum contem 467 regras de organização, para todas as esferas da escola (professores de faculdade e filosofia) além de conter regras para aplicação de exames.
5 – os jesuítas ensinavam os costumes cristãos, condenando os que não defendiam. Ensinavam para os índios o português, a doutrina, os costumes e a moral cristã.
6 - em 1759, o marquês de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil e de Portugal devido a uma discordância dos padres quanto as suas missões criadas no sul do país. O marquês alegou que os discípulos de Loyola queriam fundar um império temporal cristão no Brasil. Com a expulsão dos jesuítas (responsáveis pela educação) o país ficou desestruturado no que diz respeito a educação mais de uma década.
7 – as aulas régias não deram certo pois não haviam professores para tal, uma vez que eram 17 aulas de ler e escrever distribuídas pelos estados e tinham como tema (francês, geometria, ciências naturais)
8 – transformações culturais – surgimento da imprensa, biblioteca, missões culturais com artistas franceses, avanço na educação superior.
9 – a promulgação de uma constituição que instituía a criação de escolas primárias para meninos em todas as vilas e lugarejos e escolas de meninas nas vilas mais populares.
10 – porque uma lei de 1834 deixava a cargo das vilas o dever de regulamentar e criar escolas, o que descentralizou esse “dever” jogando nas “pobres” vilas e províncias esse dever que não aconteceu porque não havia nem interesse, nem condições para fazer escolas e pagar professores.
11 – fim da primeira guerra mundial, países europeus destruídos, vinda de imigrantes, sobretudo italianos, que queriam escolas para si e para seus filhos, assim como havia na Europa. Com a destruição das potências europeias e com a vizinhança com o “primo” rico EUA, havia a chance do país se desenvolver industrialmente.
12 – Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo, e o manifesto queria renovar o ensino tradicional brasileiro, ainda preso a ideias religiosas. Queriam renovar a escola, tendo em visto, sobretudo, uma educação liberal e democrática.
13 – a educação como possibilidade de recuperação do capitalismo; ideia de educação como salvação da humanidade, barbarizada após duas guerras
...