Bioquimica Aula Ministrada: Água
Por: Felipe Mariano Leite • 5/6/2017 • Resenha • 1.637 Palavras (7 Páginas) • 432 Visualizações
Aula Ministrada: Água
O reconhecimento das principais funções desempenhadas pela água e pelos eletrólitos é fundamental para a prevenção das complicações e suas sequelas. A água corresponde à maior parte do peso dos indivíduos. Em um neonato, a água corresponde a cerca de 75 a 80% do peso.
O teor de água que se mantém na vida adulta é de 60% no sexo masculino e 55% no feminino. A água do organismo está distribuída em dois grandes compartimentos: o intracelular e o extracelular. A água do interior das células (líquido ou compartimento intracelular), corresponde a cerca de 40% do total do peso do indivíduo, enquanto a água do líquido extracelular corresponde a 20%.
O que faz uma determinada substância ser solúvel em água é ela ser polar. A água é caracterizada quimicamente uma substância com posta por duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, na qual sua estrutura é angular, pois ela encontra estabilidade quando os hidrogênios ficam em “V”, por consequência dos elétrons.
Balanço Hídrico
Comparação entre ingestão de H2O e s sua “perda/excreção”. No qual pode assumir três valores:
*Balanço hídrico NULO, BH=0, Σ H2O INGERIDO = Σ H2O EXCRETADO, condição fisiologicamente ideal.
* Balanço hídrico POSITIVO, B<0, Σ H2O INGERIDO >> Σ H2O EXCRETADO, condições de retenção de agua; paciente edemaciado, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, insuficiência TU.
* Balanço hídrico NEGATIVO, Σ H2O INGERIDO << Σ H2O EXCRETADO, condições de perda de agua; desidratação, vômitos e diarreias.
Aula Ministrada: pH
Para medir os níveis de acidez e alcalinidade das soluções, utilizam-se as escalas de pH e pOH, que medem os teores dos íons H+ e OH- livres por unidade de volume da solução.
A sigla pH significa potencial hidrogênio e indica o teor de íons hidrônio (H3O+(aq)) livres por unidade de volume da solução. Quanto mais hidrônios houver no meio, mais ácida será a solução. Por consequência, podemos dizer que quanto mais íons OH-(aq) houver no meio, mais básica ou alcalina será a solução.
Soluções com pH menor que 7 são ácidas, e com pH maior que 7, básicas ou alcalinas. A água pura é neutra (pH = 7), sendo assim não é considerada ácida nem básica. Ao contrário do que é comumente dito, o valor do pH pode ser menor que 0 e maior que 14, para ácidos e bases muito fortes, respectivamente[
Aula Ministrada: Tamponamento do sangue
A solução-tampão é geralmente uma mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base. Essa solução tem por finalidade evitar que ocorram variações muito grandes no pH ou no pOH de uma solução.
O sangue humano é um sistema-tampão ligeiramente básico, ou seja, é um líquido tamponado: seu pH permanece constante entre 7,35 e 7,45. Um dos tampões mais interessantes e importantes no sangue é formado pelo ácido carbônico (H2CO3) e pelo sal desse ácido, o bicarbonato de sódio (NaHCO3).
Outras proteínas também podem atuar como tampão, a Hemoglobina é a principal.
HB+H= HBH
BASE TAMPÃO NORMAL (BTN)
BTM= [HCO3]+ [HB]
BTM é utilizada para o cálculo de excesso de base no sangue, para que se defina a acidose ou alcalose do paciente é de origem metabólica.
EB= BTpaciente – BTN
EB=0 NORMAL
EB>0 ALCALOSE
EB< ACIDOSE
[pic 1]
O tampão reage com substancia H+ ou OH- para o PH sempre manter em equilíbrio.
Aula Ministrada: Ácidos Nucléicos
Os ácidos nucléicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes:
*Um açúcar do grupo das pentoses (monossacarídeos com cinco átomos de carbono);
*Um radical “fosfato”, derivado da molécula do ácido ortofosfórico (H3PO4).
*Uma base orgânica nitrogenada.
Quanto aos açucares, dois tipos de pentoses podem fazer parte de um nucleotídeo: ribose e desoxirribose (assim chamada por ter um átomo de oxigênio a menos em relação à ribose.
Já as bases nitrogenadas pertencem a dois grupos:
*Púricas: adenina (A) e guanina (G);
*Pirimídicas: timina (T), citosina (C) e uracila (U).
Dogma Central da Biologia Molecular
DNA > RNA> PROTEÍNAS
Tanto DNA como RNA são poli nucleotídeos (polímeros = macromoléculas)
Nucleotídeos (BPF):
*BASE NITROGENADA
*PENTOSE, CARBOIDRATO DE 5C
*FOSFATO
Nucleosídeos:
*BASE NITROGENADA
*PENTOSE
Bases Nitrogenadas
Púricas/Purinas:
*4N NA BASE
*2ANÉIS
*ADENINA E GUANINA
[pic 2]
Pirimidínicas/pirimidinas:
*2N NA BASE
*1ANEL
*TIMINA, CITOSINA E URACILA
[pic 3]
Pentoses, monossacarídeos de 5C:
*ribose
*desoxirribosse
[pic 4]
Radical Fosfato:
MONTAGEM DE UM NUCLEOTÍDEO
[pic 5]
Aula Ministrada: Enzimas
Enzimas são moléculas orgânicas de natureza proteica e agem nas reações químicas das células como catalisadoras, ou seja, aceleram a velocidade dos processos sem alterá-los. Geralmente são os catalisadores mais eficazes, por sua alta especificidade. Sua estrutura quaternária é quem determinará sua função, a que substrato ela se acoplará para acelerar determinada reação.
Todas as fases de uma via metabólica são mediadas por enzimas. Quase todas as enzimas são de origem proteica, com exceção de algumas RNA catalíticas. Algumas funcionam sem adição de nenhuma outra molécula à sua cadeia polipeptídica, outras necessitam se ligarem a outro grupo, que chamamos de cofator, íons inorgânicos, ou a um grupo de moléculas orgânicas que chamamos de coenzima (ácido fólico, vitaminas, por exemplo). Em alguns casos, ela pode se ligar aos dois tipos e em outros podem sofrer alterações por processos como a glicosilação ou fosforilação.
...