EXÉRCICIOS DE FIXAÇÃO SOBRE AS ENZIMAS
Por: Walescak • 21/11/2021 • Projeto de pesquisa • 852 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
EXÉRCICIOS DE FIXAÇÃO SOBRE AS ENZIMAS
1) O que é uma enzima? Por que a frase “toda enzima é uma proteína, mas nem toda proteína é uma enzima” não está completamente certa?
R: As enzimas são catalisadores, ou seja, elas aceleram a velocidade das reações químicas que ocorrem em nosso organismo, tudo isso utilizando a menor energia possível. A frase não pode ser considerada 100% correta por causa das riboenzimas. RNAs recém descobertos que possuem, assim como as enzimas, função catalíca. Por isso o seu nome, "ribo" que vem do ácido ribonucleico e o "zimas", que vem da própria enzima.
2) Qual é a função básica de uma enzima? Qual sua importância para a homeostase corporal?
R: A regulação, seja ela da velocidade de uma reação química ou de sua energia de ativação. E por isso, as enzimas são importantes para a homeostase corporal, elas auxiliam na manutenção e conservação energética.
3) Defina os termos: catálise, inibição, conformação, estrutura nativa, desnaturação.
R: Catálise: aumento da velocidade de uma reação ao através de um catalisador.
Inibição: redução de velocidade enzimática causada por uma molécula.
Conformação: alteração da forma da enzima.
Estrutura nativa: local onde a enzima realiza suas funções.
Desnaturação: perca de suas funções devido a alteração do meio. Esta perca pode se dar em sua estrutura e ser reversível ou irreversível.
4) O que é o sítio ativo? Qual sua importância para o funcionamento de uma reação química catalisada por enzimas?
R: O sitío ativo é a região em que o substrato se liga á enzima que possui afinidade com substratos especícos. Essa afinidade garante que a enzima não irá sair por aí quebrando as ligações nucleotídicas.
5) Descreva, brevemente, os mecanismos de interação enzima-substrato e diga qual é o equívoco presente em relação ao modelo chave-fechadura.
R: Modelo Chave-fechadura: afinidade TOTAL da enzima com seu substrato.
Encaixe induzido: enzima e substrato sofrem alterações em suas estruturas, possibilitando o seu encaixe.
Encaixe induzido acoplado à torção do substrato: sitio ativo da enzima se moldando para encaixar o substrato. (interpretação)
Equívoco no modelo chave-fechadura: Devido a sua alta especifidade entre o sítio ativo e o substrato, as ligações dessa reação são fortes demais e, por isso, dificilmente são quebradas e transformadas em produtos.Conclui-se, que ele acaba sendo menos eficiente na obtenção de produtos.
6) Como ocorre o processo de inibição enzimática?
R: A substância inibidora irá formar ligações químicas com as enzimas, que irão reduzir a velocidade da reação ou cessá-la complamante.
7) Como chamamos um inibidor que se liga de forma não-covalente à enzima? E de forma covalente?
R: Inibição reversível e irreversível.
8) É possível reverter as ligações inibidor-enzima e, consequentemente, uma inibição enzimática? Justifique.
R: Sim, mas somente quando a inibição se dá por meio de uma ligação não covalente, pois estas ligações são instaveis e fracas e, portanto, capazes de serem rompidas, fazendo com que a enzima retorne sua atividade.
...