Processos Patológicos Gerais
Por: renanfernandes24 • 23/10/2018 • Ensaio • 269 Palavras (2 Páginas) • 483 Visualizações
Página 1 de 2
Universidade Federal de Pernambuco[pic 1]
Biomedicina
Processos Patológicos Gerais – Turma: 1B
- Diferencie lesão celular reversível de lesão celular irreversível:
- Cite 5 condições que podem causar lesão celular e dê exemplos:
- Quanto aos mecanismos de lesão celular: Depleção de ATP, Lesão mitocondrial, influxo de cálcio para o citosol e perda da homeostase do cálcio, acúmulo de radicais livres e defeitos na permeabilidade das membranas, fale um pouco sobre cada um.
- Verifique a informação abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
Quando o equilíbrio homeostático das células é rompido pelo efeito de uma agressão, as células podem adaptar-se, sofrer um processo regressivo ou morrer. Quando uma forma específica de estresse induz a adaptação ou causa lesão reversível ou irreversível, o padrão morfológico resultante depende não apenas da natureza e da intensidade do estresse, mas também de diversas variáveis relaciona das às próprias células.
- Uma célula frente a estímulos, como estresses e influências nocivas pode se modificar e alcançar estados novos, porém alterados, com o objetivo de preservar sua viabilidade, modulando sua função como resposta a estes estímulos, sofre mecanismos de adaptação.
- Quando um estímulo ou estresse é persistente ou intenso o suficiente desde o início e a célula atinge um ponto sem retorno, dizemos que ocorreu uma lesão celular reversível e que a célula ou os tecidos podem morrer. Se após as lesões ocorrer reconstituição da homeostase e, portanto, da normalidade, a lesão celular é irreversível.
- A lesão celular acontece quando os limites da resposta adaptativa a um estímulo forem ultrapassados, ou quando a adaptação é impossível.
- Todas alternativas estão corretas
- Todas alternativas estão incorretas
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com