TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REEDUCAÇÃO MOTORA EM PESSOAS APÓS SOFREREM AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.098 Palavras (5 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANT’ANA

ARIEL FERNANDO RIBEIRO BOSCARDINI

A REEDUCAÇÃO MOTORA EM PESSOAS APÓS SOFREREM AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)

PONTA GROSSA

2016

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANT’ANA

ARIEL FERNANDO RIBEIRO BOSCARDINI

A REEDUCAÇÃO MOTORA EM PESSOAS APÓS SOFREREM AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)

Trabalho realizado para disciplina de desenvolvimento e aprendizagem motora com objetivo de obtenção de nota no 2° bimestre, ministrada pelo Professor Fábio Ricardo Hilgenberg Gomes, trabalho o qual apresentará maneiras de reeducação motora em indivíduos que sofreram AVC.

PONTA GROSSA

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

A REEDUCAÇÃO MOTORA EM PESSOAS QUE TIVERAM AVC        2

Abordagem Sensório-Motora        2

Facilitação Neuromuscular Proprioceptivo (KABAT)        2

Tratamento de Neurodesenvolvimento usando Bobath        3

Eletroestimulação        3

Estimulação magnética transcraniana        3

Técnica de contensão induzida        3

CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        6


INTRODUÇÃO

A reeducação motora é direcionada a recuperação de movimentos perdidos devido a alguma lesão no sistema nervoso central, como no caso que citarei neste trabalho, o AVC (acidente vascular cerebral) ou também conhecido como AVE (acidente vascular encefálico). Ele pode tirar a autonomia da pessoa, pois afeta a capacidade motora, o que tira dele a capacidade de andar, escrever, cozinhar deixando ela dependente e também afeta funções sensoriais como a linguagem, percepção de espaço dependendo da região que afeta no cérebro.

E o acidente vascular cerebral já pode ser considerado a terceira maior causa de mortes no mundo, e algumas coisas como o envelhecimento e distúrbios circulatórios podem contribuir para aumento de vítimas.

A REEDUCAÇÃO MOTORA EM PESSOAS QUE TIVERAM AVC

Para realização da reeducação motora em pacientes que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) existem algumas técnicas distintas como a de fisioterapia convencional (Abordagem Sensório-Motora, Facilitação neuromuscular proprioceptiva, tratamento de neurodesenvolvimento usando Bobath), a eletroestimulação, estimulação magnética transcraniana e a terapia de contensão induzida.

Técnicas convencionais

São técnicas da fisioterapia neurológica, e têm como objetivo promover estímulos sensoriais para re4cuperação de movimentos de pacientes com sequelas do AVC. Os recursos aplicados em membros afetados tem objetivo de estabelecer uma nova conexão com o sistema nervoso central e contribuir para plasticidade neural.

Abordagem Sensório-Motora

É uma técnica que utiliza estímulos dos receptores cutâneos. Quando ocorre uma lesão no cérebro consequentemente ocorre uma diminuição nas unidades motoras para recrutamento e isso faz com o que ocorra a fraqueza muscular fazendo que o membro parético caia em desuso levando a hipertonia. Um método de tratamento da hipertonia é a normatização do tônus muscular, por meio da inibição da espasticidade.

É sugerida que o treinamento repetitivo é uma maneira capaz de recuperar a força muscular e favorecer no desempenho funcional. Também pode-se fazer movimentos utilizando os membros superiores ou expressões faciais e a partir disso essas técnicas podem ser aplicadas em conjunto com as funções cognitivas.

Facilitação Neuromuscular Proprioceptivo (KABAT)

Tem como objetivo permitir serem analisados e avaliados os movimentos do paciente e ela é baseada em movimentos de sinergia dos membros em flexão e extensão para equilíbrio dos músculos agonistas e antagonistas e com técnicas manuais de indução sucessiva. Inclui também estímulos de percepção para aumentar a amplitude de movimento, fortalecimento e coordenação do membro afetado para a execução de treinos funcionais.

Todas as atividades são direcionadas a um objetivo funcional e relacionadas ao ambiente no qual no qual o objetivo deve ser alcançado.

Tratamento de Neurodesenvolvimento usando Bobath

Baseia-se nas teorias do controle motor, aprendizagem motora, plasticidade cerebral e princípios da biomecânica. E é caracterizado pelo raciocínio clinico e não somente pelas técnicas de tratamento. Não utiliza procedimentos que visam desenvolver padrões do tônus muscular e da postura.

Eletroestimulação

Pode ser utilizado na recuperação sensorial através da plasticidade neural, e assim, proporciona uma melhora nas atividades motoras. E ela consiste no estimulo de um musculo privado de controle normal para produzir uma contração funcional útil. E também é chamada de estimulação elétrica.

Estimulação magnética transcraniana

É uma técnica capaz de estimular o cérebro humano sendo não invasiva, indolor e simples de ser aplicada e tem a capacidade de alterar neurônios cerebrais. O princípio de funcionamento é a criação de um campo magnético induzido por uma bobina. O objetivo é aumentar funções de áreas do cérebro que não foram afetadas para elas poderem compensar as regiões que sofreram a lesão.

Ela é capaz de corrigir mecanismos de adaptações patológicas que se seguem após lesões cerebrais.

Técnica de contensão induzida

Tem como foco principal a desprogramação do desuso motor, e nesta técnica o paciente passa 90% do tempo com seu membro não afetado imobilizado enquanto estiver acordado, e a recuperação pode acontecer pelo treinamento repetitivo ou fatores ambientais. Ela é restrita a alguns pacientes após terem AVC, pois para ter sucesso no tratamento seus critérios de inclusão são bem definidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (103.2 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com