A REEDUCAÇÃO MOTORA EM PESSOAS APÓS SOFREREM AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)
Por: Fernando1990 • 29/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 554 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANT’ANA
ARIEL FERNANDO RIBEIRO BOSCARDINI
A REEDUCAÇÃO MOTORA EM PESSOAS APÓS SOFREREM AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)
PONTA GROSSA
2016
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANT’ANA
ARIEL FERNANDO RIBEIRO BOSCARDINI
A REEDUCAÇÃO MOTORA EM PESSOAS APÓS SOFREREM AVC (ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)
Trabalho realizado para disciplina de desenvolvimento e aprendizagem motora com objetivo de obtenção de nota no 2° bimestre, ministrada pelo Professor Fábio Ricardo Hilgenberg Gomes, trabalho o qual apresentará maneiras de reeducação motora em indivíduos que sofreram AVC.
PONTA GROSSA
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
A REEDUCAÇÃO MOTORA EM PESSOAS QUE TIVERAM AVC 2
Abordagem Sensório-Motora 2
Facilitação Neuromuscular Proprioceptivo (KABAT) 2
Tratamento de Neurodesenvolvimento usando Bobath 3
Eletroestimulação 3
Estimulação magnética transcraniana 3
Técnica de contensão induzida 3
CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6
INTRODUÇÃO
A reeducação motora é direcionada a recuperação de movimentos perdidos devido a alguma lesão no sistema nervoso central, como no caso que citarei neste trabalho, o AVC (acidente vascular cerebral) ou também conhecido como AVE (acidente vascular encefálico). Ele pode tirar a autonomia da pessoa, pois afeta a capacidade motora, o que tira dele a capacidade de andar, escrever, cozinhar deixando ela dependente e também afeta funções sensoriais como a linguagem, percepção de espaço dependendo da região que afeta no cérebro.
E o acidente vascular cerebral já pode ser considerado a terceira maior causa de mortes no mundo, e algumas coisas como o envelhecimento e distúrbios circulatórios podem contribuir para aumento de vítimas.
A REEDUCAÇÃO MOTORA EM PESSOAS QUE TIVERAM AVC
Para realização da reeducação motora em pacientes que sofreram AVC (acidente vascular cerebral) existem algumas técnicas distintas como a de fisioterapia convencional (Abordagem Sensório-Motora, Facilitação neuromuscular proprioceptiva, tratamento de neurodesenvolvimento usando Bobath), a eletroestimulação, estimulação magnética transcraniana e a terapia de contensão induzida.
Técnicas convencionais
São técnicas da fisioterapia neurológica, e têm como objetivo promover estímulos sensoriais para re4cuperação de movimentos de pacientes com sequelas do AVC. Os recursos aplicados em membros afetados tem objetivo de estabelecer uma nova conexão com o sistema nervoso central e contribuir para plasticidade neural.
Abordagem Sensório-Motora
É uma técnica que utiliza estímulos dos receptores cutâneos. Quando ocorre uma lesão no cérebro consequentemente ocorre uma diminuição nas unidades motoras para recrutamento e isso faz com o que ocorra a fraqueza muscular fazendo que o membro parético caia em desuso levando a hipertonia. Um método de tratamento da hipertonia é a normatização do tônus muscular, por meio da inibição da espasticidade.
É sugerida que o treinamento repetitivo é uma maneira capaz de recuperar a força muscular e favorecer no desempenho funcional. Também pode-se fazer movimentos utilizando os membros superiores ou expressões faciais e a partir disso essas técnicas podem ser aplicadas em conjunto com as funções cognitivas.
Facilitação Neuromuscular Proprioceptivo (KABAT)
Tem como objetivo permitir serem analisados e avaliados os movimentos do paciente e ela é baseada em movimentos de sinergia dos membros em flexão e extensão para equilíbrio dos músculos agonistas e antagonistas e com técnicas manuais de indução sucessiva. Inclui também estímulos de percepção para aumentar a amplitude de movimento, fortalecimento e coordenação do membro afetado para a execução de treinos funcionais.
Todas as atividades são direcionadas a um objetivo funcional e relacionadas ao ambiente no qual no qual o objetivo deve ser alcançado.
Tratamento de Neurodesenvolvimento usando Bobath
Baseia-se nas teorias do controle motor, aprendizagem motora, plasticidade cerebral e princípios da biomecânica. E é caracterizado pelo raciocínio clinico e não somente pelas técnicas de tratamento. Não utiliza procedimentos que visam desenvolver padrões do tônus muscular e da postura.
Eletroestimulação
Pode ser utilizado na recuperação sensorial através da plasticidade neural, e assim, proporciona uma melhora nas atividades motoras. E ela consiste no estimulo de um musculo privado de controle normal para produzir uma contração funcional útil. E também é chamada de estimulação elétrica.
Estimulação magnética transcraniana
É uma técnica capaz de estimular o cérebro humano sendo não invasiva, indolor e simples de ser aplicada e tem a capacidade de alterar neurônios cerebrais. O princípio de funcionamento é a criação de um campo magnético induzido por uma bobina. O objetivo é aumentar funções de áreas do cérebro que não foram afetadas para elas poderem compensar as regiões que sofreram a lesão.
Ela é capaz de corrigir mecanismos de adaptações patológicas que se seguem após lesões cerebrais.
Técnica de contensão induzida
Tem como foco principal a desprogramação do desuso motor, e nesta técnica o paciente passa 90% do tempo com seu membro não afetado imobilizado enquanto estiver acordado, e a recuperação pode acontecer pelo treinamento repetitivo ou fatores ambientais. Ela é restrita a alguns pacientes após terem AVC, pois para ter sucesso no tratamento seus critérios de inclusão são bem definidos.
...