Abordagem pedagogica Construtivismo Interacionista no Ensino Fundamental
Por: robisonninja • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 646 Palavras (3 Páginas) • 430 Visualizações
Universidade Paulista – UNIP
Curso de Educação Física – ICS
Campus Alphaville
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
Construtivismo Interacionista
Robison Luiz da Silva Junior
Santana de Parnaíba / 2015
Robison da Silva Junior
ABORDAGENS PEDAGÓGICAS
Construtivismo Interacionista
Trabalho teórico prático como critério parcial de promoção na disciplina Educação Física no Ensino Médio.
Caracterização e objetivos da abordagem
O construtivismo vem sendo cada vez mais discutido nos diferentes contextos escolares, sua filosofia tem como premissa instigar a curiosidade, já que o educando é incentivado a encontrar as respostas a partir dos seus próprios conhecimentos, e da interação dele com o mundo. O ser humano não nasce inteligente, porém, ele não é indiferente em relação ao meio, isto é, os estímulos externos agem sobre ele, possibilitando uma constante busca por novas conexões e equilíbrio (assimilação e acomodação).
Na educação física o construtivismo vem se opor a proposta mecanicista, que visa desempenho máximo, sem considerar as diferenças e experiências vividas pelo educando.
Metodologia
O erro, no construtivismo é encarado como oportunidade de aprendizado, onde o educando é estimulado à dúvida, a discussão, a pesquisa, ao desenvolvimento do raciocínio, e a busca por respostas. No construtivismo há uma maior integração das propostas pedagógicas, o que poderia ser melhor utilizado no aprendizado de outras matérias, utilizando o movimento como facilitador de conteúdos ligados ao cognitivo. Na área da educação física, procura-se valorizar a cultura do educando, e o que ele já tem de história no assunto abordado, facilitando para o educando as conexões necessárias para a plena compreensão.
Avaliação
A forma de avaliar no construtivismo se difere do que vemos tradicionalmente, ao invés de um formato somativa e quantitativa, que trarão respostas padronizadas e já esperadas pelo o professor, no construtivismo a avaliação está atrelada ao processo evolutivo do educando, onde a avaliação se dá de forma formativa e continua, onde a comparação existe através de seu desenvolvimento e desempenho, e não o comparando ao desenvolvimento de outro.
Na educação física, os fatores para a avaliação são um pouco mais complexos, porque diferentemente de outras matérias, como a matemática, por exemplo, que se espera apenas o raciocínio lógico, na educação física entram mais fatores, como força muscular, resistência, agilidade, equilíbrio, ritmo, sentimento, cognição e afetividade.
Conteúdos abordados nas aulas
Para pensarmos numa aula de educação física utilizando os conceitos construtivistas, temos que pensar em conteúdos, que despertem o interesse dos educandos, que façam com que busquem referências em seus conhecimentos, possibilitando as conexões necessárias para a resolução do problema. Brincadeiras, jogos e suas diferentes regras, são ferramentas para o professor, provocar o raciocínio, a experimentação e a descoberta de novas maneiras de resolver uma questão.
Exemplo de aula
...