DISFUNÇÕES ORGANICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Por: bubolsbubols • 26/10/2017 • Trabalho acadêmico • 520 Palavras (3 Páginas) • 377 Visualizações
Fabrício Bubols Alves - 1141036
DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Setembro 2017
Saúde, promoção de saúde e qualidade de vida estão estreitamente interligadas, pois podemos dizer que ter saúde, não é apenas não estar doente, pois para estar bem, também é necessário que haja um planejamento de promoção, visando melhorar aspectos sociais e trazer uma qualidade de vida maior.
De acordo com as indicações da OMS, um indivíduo adulto deve praticar atividades
aeróbicas e com pesos, pelo menos 75 minutos semanais (modo mais vigoroso) ou 150 semanais de maneira mais moderada, essas atividades podem ser como: caminhadas, corridas, pedaladas, musculação, entre outras, para ter mais aptidão física e juntamente ganhos para a sua saúde.
Nos dias de hoje, vemos muitas doenças relacionadas a falta de atividades, sedentarismo e estresse, como: doenças cardíacas, diabetes, obesidade, depressão e outras.
Uma solução para esses diversos problemas, é a prática de esportes e atividades físicas, que além da parte física, fortalecem também a parte mental, pois traz a inclusão e união das pessoas.
Dos problemas de saúde, um que gostaria de pesquisar dentro da epidemiologia e que se destaca muito, é o diabetes tipo dois, doença esta que se negligenciada, pode evoluir para o tipo 1, forma mais agressiva da doença, pois não existe volta e torna o portador, dependente de medicamentos de insulina pelo resto de sua vida.
Um grande auxiliar no tratamento dessas duas formas de diabetes, é o da musculação, que é capaz de baixas instantaneamente os níveis de glicose no sangue, e também a longo prazo, sem falar nos benefícios em relação a força, agilidade, mobilidade, respiração, entre outros.
Na hora de montarmos um plano para nossos alunos, devemos sempre pensar na saúde em primeiro lugar, então sempre deveremos respeitar a singularidade de cada um, respeitando suas limitações e outros dados, também deverá ser montado um plano de treino e uma sugestão para o aluno caso apresente alguma patologia, consulte médico e nutricionista, para ter amparo total no seu problema.
Como exemplo, podemos citar um grupo de pessoas da terceira idade, que estão sendo acompanhadas em um programa de saúde, como os de projetos de prefeitura, realizado três vezes na semana.
Segundo a OMS, na modalidade “Moderada”, o treinamento deverá ter 150 minutos semanais.
(Foi considerado que todos os participantes não possuem problemas de saúde e limitações físicas).
Treino de 3 dias/150 minutos semanais
Dia 1:
Aeróbico: 10 min
Força: 30 min
Alongamento: 10 min
Dia 2:
Aeróbico: 15min
Força: 25min
Alongamento: 10min
Dia 3:
Aeróbico: 10 min
Força: 30 min
Alongamento: 10 min
Referências Bibliográficas:
OLIVEIRA, D. M. Disfunções orgânicas, atividade física e saúde. Batatais: Claretiano, 2015. Unidade 1
O que é diabetes? (http://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/oque-e-diabetes)
Diabetes: sintomas, tratamentos e causas (http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes)
Organização Mundial da Saúde – Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%C3%A3o_Mundial_da_Sa%C3%BAde)
...