Educação física escolar, e o jogo na escola
Por: Luizgaguim • 2/10/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 2.294 Palavras (10 Páginas) • 230 Visualizações
[pic 1]
Curso: Licenciatura Plena em Educação Fisica
Disciplina: Atividade Prática Supervisionada- APS
Brasília
2018
[pic 2]
Curso: Licenciatura Plena em Educação Fisica
Disciplina: Atividade Prática Supervisionada- APS
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E JOGOS NA ESCOLA
Thaiz Fernandes da Silva | T1168H6 |
Wellyson Carvalho Castro | T1380G3 |
Nayara Rodrigues Pereira | N778D3 |
Juliane Stival | C016AD0 |
Lucas Luiz Santos | C985AB6 |
Lucas de Brito | N757DG2 |
Brasília
2018
Sumário
Introdução........................................................................................1
Cultura Corporal: Os Jogos nas aulas de Educação Física................................................................................................2
A importância dos jogos nas aulas de Educação Física.................................................................................................3
Os jogos como conteúdo pedagógico nas aulas de Educação Física.................................................................................................4
A Implementação da proposta: Aprender esporte jogando...............................................................................5
Importância dos jogos na Escola.........................................6
Considerações finais............................................................7
Referências bibliográficas....................................................8
Introdução
Tendo em vista que os jogos têm sido considerados um dos fatores muito importante para a ludicidade infantil e observando-se que a mesma envolve a criança de forma educativa interagindo com o meio, e assim trata sobre esta pratica no sentido de ter uma visão mais abrangente dos jogos na educação física, e mais especificamente no desenvolvimento das crianças.
Como os jogos estão presentes desde épocas remotas, tem um papel fundamental no desenvolvimento motor da criança, contribuindo principalmente no fortalecimento do organismo e melhorando as habilidades que são úteis para a vida das crianças que praticam mais abrangente dos jogos na educação física, e mais especificamente no desenvolvimento das crianças. Como os jogos estão presentes desde épocas remotas, tem um papel fundamental no desenvolvimento motor da criança, contribuindo principalmente no fortalecimento do organismo e melhorando as habilidades que são úteis para a vida das crianças que praticam educação física.
A pratica dos jogos leva as crianças a ter um estimulo para a criatividade, um beneficio para a formação pessoal e para as relações sociais dando lugar à liberações de tenções da vida cotidiana, resgatando os valores essenciais para a sua auto-estima. Portanto os jogos estão sempre estimulando a lucidez e o prazer entre crianças, proporcionando motivações onde é trabalhada a coordenação motora, fazendo com que a criança evolua cada vez suas ações.
Os jogos são um meio onde a criança passa a desenvolver sua personalidade, quando a criança joga opera com significado suas habilidades motoras, o que faz desenvolver sua vontade e ao mesmo tempo torna-se consciente das suas decisões. Entretanto, os jogos e brincadeiras sempre contribuíram e influenciam na vida de uma criança fazendo com que ela tenha capacidade motora em tudo que faz, dando a ela mais criatividade e muita curiosidade em suas habilidades. E por meio das brincadeiras que as crianças se envolvem no jogo e sente a necessidade de partilhar com as outras. Ainda que em postura de adversário, e a parceria é um estabelecimento de relação. Esta relação expõe as potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põem a prova às aptidões testando limites. Brincando e jogando a criança terá oportunidade de desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional.
Os jogos estão presentes em todas as fases da vida dos seres humanos, tornando especial a sua existência. De alguma forma o lúdico se faz presente e acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre as pessoas, possibilitando que a criatividade aflore.
Cultura Corporal: Os Jogos nas aulas de Educação Física
Os jogos nas aulas de Educação Física são atividades corriqueiras, mas nem sempre refletidas sobre seu significado mais profundo. Professores e alunos trabalham sem compreender que a disciplina se ocupada Cultura Corporal e que o jogo pode servir para a discussão da flexibilização das regras e da organização coletiva da sociedade onde estão sendo praticados. A Educação Física também tem como possibilidade trabalhar a Cultura Corporal, a partir dos Jogos, para questionar a realidade social onde está atuando e os interesses de classe a que serve. As aulas de Educação Física podem levar os alunos a entender, além da competição, das questões relacionadas à estética corporal e das discussões sobre a saúde, as regras sociais reproduzidas a partir do aprendizado do jogo. Esta reflexão faz parte da Pedagogia Crítico-Superadora que se aproveita de todo conteúdo que é utilizado no contexto escolar, porque este deve levar a reflexões de caráter sócio-histórico defende a Pedagogia Crítico-Social dos conteúdos, com a qual a perspectiva Crítico-Superadora dialoga como uma forma de transformação qualitativa, que observa a dinâmica da realidade, com uma visão de totalidade na construção do conhecimento, com a finalidade da formação de um sujeito que esteja inserido na sociedade, pois, ele consegue fazer a relação entre os dados da realidade e os conteúdos apreendidos, entendendo o significado deles para sua vida.
...