Educação física para a saúde
Por: ivanildo borges faial • 15/3/2017 • Trabalho acadêmico • 4.347 Palavras (18 Páginas) • 1.780 Visualizações
[pic 1][pic 2] DANIELA DE VASCONCELOS FAYAL LEF: 0019
[pic 3] PAPER DO ESTÁGIO II Cametá / PA 2016
|
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
DANIELA DE VASCONCELOS FAYAL
Prof. Orientador:
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de Licenciatura em Educação Física (LEF0022) – Estágio II
03/12/2016
RESUMO
O presente trabalho vem aborda questões sobre a saúde e qualidade de vida em educação física escolar, tendo como objetivo principal a promoção da saúde e apresentar um ideário capaz de ampliar essa relação de compromisso, uma vez que busca integrar os aspectos políticos, econômicos e socioculturais da vida humana sem desconsiderar a aptidão física. Este trabalho tem a pretensão de refletir sobre o estágio II realizado em uma escola pública de ensino fundamental no município de Cametá. O estudo está fundamentado também na pesquisa bibliográfica, onde através da visão de vários autores poderemos estabelecer relações da saúde com a educação física como forma de prevenção dos distúrbios hipocinéticos. O estudo tem visão contemporânea de saúde e de sua relação com o exercício, possibilitando uma atuação mais significativa do professor de Educação Física, enquanto educador, perante a questão da saúde dos seus alunos e de sua comunidade.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Educação Física. Saúde.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho está estruturado em duas partes. Na primeira, buscamos apresentar a visão que, historicamente, tem legitimado a relação entre a atividade física, saúde e qualidade de vida da perspectiva das ciências biológicas. Na segunda parte, com o objetivo de trazer novos elementos para o debate, lançamos um olhar social, cultural e histórico sobre o tema. A área de concentração e a eficácia das atividades de educação física no combate as doenças que tem como ensaio pretender, pois, ser uma contribuição no sentido de posicionar a educação física como veiculo da promoção da saúde cujo tema é Educação física e saúde em sala de aula.
A promoção da saúde se faz com a lógica de aceitação social e apresentar como um ideário capaz de ampliar essa relação de compromisso, pois os alunos é um ser capaz em todos os sentidos, além que estimula a curiosidade de conhecer o próprio corpo oferecendo-lhe uma estrutura completa para exercer suas habilidades e terem hábitos saudáveis ao longo da vida.
Os objetivos foram desenvolvidos de acordo com a profundidade do estudo, que abordam que a saúde e qualidade de vida interferem muito nos problemas hipocinéticos que são de maiores fatores de risco em um individuo. O estágio II foi realizado na E.M.E.F Professora Dinorá Tavares Gonçalves, localizado na Rua das Acácias, Bairro Primavera, Cametá, PA, e oferece atendimento de educação de jovens e adultos – supletivo, ensino fundamental - supletivo, educação profissional integrada ambos de período noturno, tendo como início das atividades o horário de 18h00minh ás 22h00min, e ensino fundamental anos finais sendo diurno, recebem alunos de quase todo o bairro situada, e também alguns próximos, não havendo hegemonia de determinadas localidades. Possui 8 salas de aula, tendo também, 1 sala para secretária, 1 para direção, 1 sala de professores, 1 multimídia, 1 cozinha, 13 banheiro e Banheiro adequado à alunos com deficiência ou mobilidade reduzida. Seu quadro de funcionários é composto por: Diretora, Secretárias, Professoras, Agentes Administrativos, Serventes, sendo todos residentes no Município, ao todo são 53 funcionários.
Apresentando seu aspecto físico em alvenaria com boa conservação de higiene interna e externamente, dependências e vias adequadas a alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, banheiros adaptados, conta com transporte coletivo opcional, um comércio nas proximidades, seus usuários são de diferentes níveis sócios culturais e econômicos com renda familiar de nível médio e baixo, com capacidade de atendimento para 700 alunos. Possui os seguintes recursos: 1 aparelho Datashow, 3 computadores, 1 máquina fotográfica, 2 aparelhos de DVD, 1 caixa de som, 3 aparelhos de som.
A escola trabalha com um quadro de horários com todas as atividades pedagógicas disponíveis para os alunos, convocam reuniões, os professores recebem os planejamentos, os conteúdos são separados por grupos e disciplinas para serem aplicados durante o ano. Nesse contexto, a avaliação na escola é entendida como parte do processo de ensinar, aprender, educar e cuidar. Tendo o caráter formativo, dimensionando o planejamento do professor e, consequentemente sua prática.
A regência foi realizada com as turmas do 8º e 9º Ano, em média 30 alunos em cada turma, entre os dias 15/09 até o dia 28/09/2016, onde as aulas foram registas com a ajuda do professor da instituição.
A Educação Física esteve influenciada por uma série de instituições durante a sua história. Podemos citar a influência histórica das instituições militar, médica e desportiva. Dentre elas, buscarei enfatizar a influência que a medicina exerceu sobre a Educação Física. Para tanto, abordarei a relação histórica da Educação Física com a saúde, a qual se dá pela via da aptidão física e baseia-se nos benefícios orgânicos do exercício para a saúde.
2. EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: UMA RELAÇÃO HISTORICA
Ao longo dos anos, a Educação Física aparece relacionada à ideia de saúde. Para Paulo Ghiraldelli Júnior (1992), a Educação Física, em todas as suas tendências, é encarada como atividade capaz de assegurar a aquisição e a manutenção do status de saúde individual. João Paulo S. Medina (1992) parece concordar com essa afirmação quando, classificando a Educação Física em três concepções (Convencional, Modernizadora e Revolucionária), mostra-nos que as duas primeiras dão prioridade ao aspecto biológico, enfatizando o desenvolvimento da aptidão física e da saúde dos indivíduos, ignorando os aspectos sociais que podem influenciar nessas situações.
...