Fundamentos da educação física escolar
Por: Leonardo Cristino de Souza • 10/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.869 Palavras (8 Páginas) • 267 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
LEONARDO CRISTINO DE SOUZA
as tendências pedagógicas liberais e progressistas
As tendências pedagógicas e suas influências
[pic 4]
Patos – PB.
2015
LEONARDO CRISTINO DE SOUZA
as tendências pedagógicas liberais e progressistas
As tendências pedagógicas e suas influências
Trabalho apresentado ao Curso “Licenciatura em Educação Física” da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Filosofia da Educação e Pensamento Pedagógico, Organização do Trabalho Pedagógico, Psicologia da Educação e da Aprendizagem, Seminário da Prática II. Semestres 1º Flex e 2º 2015/2.
Prof. Mari Clair Moro Nascimento, Adriana de Araújo, Carla Mancebo Esteves, Reinaldo Nishikawa, Taíse Nishikawa.
Patos – PB.
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 PEDAGOGIA LIBERAL 4
2.1 TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL 4
2.2 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSISTA 5
2.3 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA “NÃO-DIRETIVA” 5
2.4 TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA 5
3 PEDAGOGIA PROGRESSISTA 6
3.1 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTADORA 6
3.2 TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBERTÁRIA 7
3.3 TENDÊNCIA PROGRESSISTA “CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS” 7
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A história da educação permite-nos perceber que a educação dinamizada em nossas escolas se divide em duas principais tendências pedagógicas. Assim sendo, o presente texto exibirá as Tendências Pedagógicas Liberal e Progressista, seguidas das suas subdivisões.
Adiante, citar-se-á ambas, fazendo uma descrição do perfil de cada linha didática; oportunizando, assim, reflexão de saberes que possibilitarão na formação do tipo de educador que se quer ser ou no estilo didático que objetiva-se desenvolver, elegendo a concepção de educação que melhor se adeque à aula em um determinado momento.
Assim, aprender-se-á que não há uma linha de ensino única que se eleja e execute, mas, essa varia de acordo com o contexto educacional onde o processo de ensino e aprendizagem irá ocorrer.
Como assinalado, há duas de tendências pedagógicas que em que cada uma sofre variações, apresentando, portanto, suas subdivisões. A Tendência Pedagógica Liberal formada é pelas subtendências a saber: Tendência Liberal Tradicional, Tendência Liberal Renovada Progressista, Tendência Liberal Renovada Não-diretiva e Tendência Liberal Tecnicista.
Já a Tendência Pedagógica Progressista é composta pela Tendência Progressista Libertadora, Tendência Progressista Libertária e Tendência Progressista Crítico Social dos Conteúdos.
Abaixo, dissertar-se-á sobre cada uma, definindo-as e fazendo uma amostragem de como cada tendência fundamenta a arte de ensinar e aprender em sala de aula.
2 PEDAGOGIA LIBERAL
Dar-se a entender que Pedagogia Liberal tem a ver com algo aberto e democrático, mas não é o que parece; ela é voltada para o sistema capitalista e esconde a realidade das diferenças entre as classes sociais. Nessa pedagogia, a escola tem que preparar os indivíduos para a sociedade, de acordo com as suas aptidões individuais.
A pedagogia liberal sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais [...]. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes, pois, embora difundida a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições (LIBÂNEO, 1989, P. 21-22).
A pedagogia liberal está presente em várias tendências, como veremos a seguir.
2.1 TENDÊNCIA LIBERAL TRADICIONAL
A pedagogia tradicional é uma proposta de educação centrada no professor cuja função define-se por vigiar os alunos, aconselhá-los, ensinar a matéria e corrigi-la. A metodologia decorrente de tal concepção tem como princípio a transmissão dos conhecimentos através da aula do professor, frequentemente expositiva, tendo uma sequência predeterminada e fixa, enfatizando a repetição de exercícios com exigências de memorização.
Nesse modo, a aprendizagem é processada de forma mecânica, possibilitando o aluno reproduzir o que o professor repassa. Abaixo, ilustramos uma vivência didática que destaca a organização da sala de aula e o modo como professor e estudantes vivenciam o processo de ensino-aprendizagem.
Figura 1. No ensino tradicional, o ensino é centralizado no professor e os alunos são receptores.
[pic 5]
Fonte: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/ensino-tradicional.jpg
Desse modo, ver-se que como marca da pedagogia dissertada que compete ao professor dirigir ou coordenar o processo didático e ao aluno o papel de acolher passivamente e, depois, reproduzir o que é dito ou oralizado pelo docente.
2.2 TENDÊNCIA LIBERAL RENOVADA PROGRESSISTA
A Pedagogia Renovada surge no velho mundo no final do século XIX como contraposição à Pedagogia Tradicional. A escola tem o papel de ordenar as necessidades individuais do meio social. Com esta adequação, as experiências devem satisfazer aos interesses do aluno e as exigências sociais, facilitando a interação entre estruturas cognitivas do indivíduo e ambientais e, para isso, ela deve se organizar de forma a retratar, o quanto possível, a vida.
A metodologia parte do princípio de “aprender fazendo”. A solução de problemas, pesquisas, estudo dos meios naturais e sociais, descobertas, tentativas experimentais são extremamente valorizadas. O trabalho em grupo é enfatizado não mais como a técnica e, sim, como necessidade básica do desenvolvimento mental. O professor tem a função de auxiliar o desenvolvimento espontâneo da criança, quando a intervenção é para orientar, dar forma ao raciocínio. A consciência dos limites da vida em grupo é que dá origem à disciplina e, dessa forma, o aluno disciplinado não é aquele que fica mudo ou estático, mas é solidário, participante e respeita as normas do grupo.
...