O Uso de brincadeiras e jogos infantis na Educação Física
Por: Ingrid2304 • 26/4/2018 • Projeto de pesquisa • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 476 Visualizações
[pic 2][pic 3][pic 4]
O USO DE BRINCADEIRAS E JOGOS INFANTIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
GUIMARÃES, Daniel Gomes. O USO DE BRINCADEIRAS E JOGOS INFANTIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
2018. 12 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Universidade Anhanguera - UNIDERP, Cotia, 2018.
RESUMO
O uso de atividades diferenciadas nas escolas, na disciplina de Educação Física, sempre foi observada e incentivada, pela necessidade de aumentar as possibilidades curriculares e educacionais, porém nas séries iniciais do Ensino Fundamental II não se tem respeitado os princípios e necessidades fundamentais à realidade deste grupo; grupo este que representa a consolidação da formação do indivíduo e que necessita de uma base estruturada.
A partir disso, essa pesquisa desenvolve um estudo para constatar a importância de “brincadeiras e jogos infantis” no processo educacional da disciplina de Educação Física por diversos aspectos. Apresentam-se questões levantadas neste estudo e conclusões realizadas em conjunto com os professores de Educação Física de escolas Estaduais.
Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Educação Física. Ensino Fundamental.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA DO PROJETO 5
1.2 JUSTIFICATIVA 5
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 5
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 5
1.5 OBJETIVOS 6
2 REVISÃO DE LITERATURA 7
3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 9
4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 10
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
6 REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Trata-se de um assunto de suma importância, pois abordar o tema “Brincadeiras e jogos infantis” é resgatar o exercício da cidadania que hoje está em desuso, contribuir para o envolvimento sócio-político proposto em muitas dessas atividades, no qual as crianças atualmente não têm interesse; além de ter fácil organização, pois são de conhecimento geral, fácil acesso, pois muitas vezes não precisam de muitos elementos para ser colocados em prática e servem de base para professores e pedagogos em um cotidiano escolar muito mais lúdico, afinal a criança vive o que aprende.
Ao ressaltar o valor das brincadeiras e jogos infantis, acredita-se no resgate de valores sociais (regras, convívio), políticos (democracia) e culturais (resgate das brincadeiras inclusive folclóricas) de forma efetiva e prazerosa.
Primeiramente nesta pesquisa serão explanados “brincadeiras e jogos infantis”, serão expostas as suas características e os valores contidos em cada uma das atividades.
Em um segundo momento será ressaltada a importância dos jogos de maneira geral como um precursor do desenvolvimento mental e psicológico da criança e do interesse sócio político despertado por meio dele, mas principalmente será exposto a ressignificação que os jogos trazem às crianças perante as regras e a sociedade, pois ouvir regras de um adulto não tem tanto sentido como vivenciá-las, e nada como trabalhar isso de forma lúdica por meio de jogos e brincadeiras.
Os benefícios do ensino – aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras também serão ressaltados nessa pesquisa, pois alguns deles como: confiança mútua, concentração, respeito, comunicação e valores, são base para a formação de indivíduos críticos, verdadeiros e agentes protagonistas.
Por fim essa pesquisa demonstrará a importância das “brincadeiras e jogos infantis” não só no cotidiano escolar e na disciplina de Educação Física, mas sim para o desenvolvimento da criança, sua formação e desenvolvimento.
Mostrará também aos professores da disciplina de Educação Física, que o resgate das brincadeiras e jogos durante as aulas contribuirá para a formação daqueles alunos que não teriam essa oportunidade de vivência, senão na escola. Socializar, trabalhar em equipe, também contribui para a melhor formação da criança e são benefícios que os jogos e brincadeiras possibilitam para eles.
TEMA DO PROJETO
O tema do projeto são as “Brincadeiras e jogos infantis” na Educação Física Escolar.
A escolha do tema se deu, devido à realidade que vivenciei no Estágio Supervisionado de Ensino.
JUSTIFICATIVA
As brincadeiras e jogos infantis não estão sendo encontrados no nosso cotidiano, então com o objetivo de resgatar estes importantes aliados ao desenvolvimento da criança, conscientizaremos os educadores de Educação Física de sua grande importância e suas contribuições na aquisição de conhecimento.
Embasaremos este projeto em grandes autores como Vygotsky (que defende o desenvolvimento mental da criança por meio de situações criadas por meio de brincadeiras, jogos e objetos) e Kishimoto (que defende o aprendizado e a educação por meio de jogos, brinquedos e brincadeiras).
...