PEDAGOGIA DO ESPORTE
Por: Flávio Henrique Leal • 29/11/2018 • Trabalho acadêmico • 815 Palavras (4 Páginas) • 369 Visualizações
Curso de Bacharelado em Educação Física
TRABALHO DE PEDAGOGIA DO ESPORTE
FLORIANÓPOLIS
2018
SUMÁRIO
1.Tema de Aula 3
2. Objetivos da Aula 3
3. Descrição das atividades 3
4. Justificativa teórica das estratégias. 4
5. Critérios de Avaliação da aula 5
6. Materiais utilizados 5
7. Bibliografia 5
1.Tema de Aula: Circuito competitivo da turma de projeto social de Biguaçu.
2. Objetivos da Aula
- Iniciar um processo de educação através do esporte, visando diminuir os incidentes já conhecidos da turma
- Trabalhar o companheirismo
- Apresentar as dificuldades de um cadeirante.
- Aprimorar o desenvolvimento motor das crianças nas atividades com bola.
3. Descrição das atividades
A atividade consiste na montagem de um circuito. Dentro das atividades o companheirismo será trabalhando com o intuito de diminuir os problemas de ofensas e agressões presentes nesta turma. A aula será ministrada com a presença de dois cadeirantes. Um aluno que sofreu um acidente e quebrou a perna e um voluntário que poderá revezar a cadeira de rodas com outros voluntários.
A turma conta previamente com 22 alunos que serão divididos em duas equipes de 11 crianças. Um cadeirante estará presente em cada equipe.
O circuito apresenta 5 estações.
1ª: Em coluna os alunos saem um a um quicando a bola no chão enquanto percorrem uma sequência de 5 bambolês. Na ida devem ir com a mão dominante e na volta com a não dominante. Ao voltar o aluno deve entregar a bola para o próximo da fila e dizer algo que ele admira na pessoa para quem ele vai passar a bola. Não é permitido correr nessa estação.
2ª: Todos os alunos se embaralham e depois formam um círculo. Então eles devem passar a bola para o mesmo colega da atividade anterior sem deixar ela quicar no chão, repetindo a qualidade em voz alta. Caso a bola caia, ela deve retornar para quem arremessou e essa pessoa repete o passe. A estação termina quando todos passarem a bola.
3ª: 6 cones são ordenados em forma de zigue-zague e os alunos devem contornar eles com a bola quicando pelo lado de fora até chegar no último. Chegando no último, esse aluno deve retornar à bola para o início da fila quando começará uma troca de passes novamente chegando até o aluno do último cone. Então esse aluno deve dizer em voz alta algo bom que se orgulha ter feito em sua vida e deve partir para a próxima estação.
4ª: Nesta estação os alunos devem ir em trio ou quarteto levar a bola de um lado ao outro de modo que cada um dos alunos toque na bola apenas com um dedo.
5ª: Na última estação os alunos finalizam com um arremesso livre. Não é obrigado fazer a cesta para concluir essa atividade.
Pontuação do Circuito:
Completar a estação: 10 pontos
Ser a primeira equipe a finalizar a estação: 1 ponto
Todos os alunos cumprem o objetivo dos elogios/algo bom que fez: 2 pontos
Ofensa: -1 ponto por cada ofensa registrada.
...