TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ENSINO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Por:   •  25/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.963 Palavras (20 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 3][pic 4]

Bragança-Pará

2021

Bragança-Pará

2021

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1        TEMA        4

2        JUSTIFICATIVA        5

3        PARTICIPANTES        6

4        OBJETIVOS        7

5        PROBLEMATIZAÇÃO        8

6        REFERENCIAL TEÓRICO        9

7        METODOLOGIA        14

8        CRONOGRAMA        15

9        RECURSOS        18

10        AVALIAÇÃO        19

CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS        21

INTRODUÇÃO

Não é surpresa que, a ideia de igualdade, para aqueles que estudam as questões voltadas à educação, seja corriqueira. Pois a educação está posta para que todos possam crescer/evoluir como pessoas, a fim de serem inseridas na sociedade e se tornarem independentes. Sabe-se, porém, que até chegarmos ao contexto atual muitas pessoas eram postas à margem das escolas. Pessoas com deficiência, sejam elas físicas e intelectuais por exemplo, eram consideradas incapazes de acompanhar as aulas em uma “sala de aula comum” com “pessoas normais”. Entretanto, ao longo do caminho houveram as transformações no contexto educacional que foram cruciais para a inclusão desses sujeitos.

O processo de inclusão de crianças com deficiência dentro das turmas dos anos iniciais da educação básica tem aumentado nos últimos anos. Tal movimento busca incluir, mas nem sempre as escolas e os professores possuem os subsídios necessários para realizar o trabalho. Um dos principais marcos para a inclusão diz respeito a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), que registra ser fundamental o direito à educação e aprendizagem para todas as crianças em qualquer que seja a sua limitação.

Nesse sentido, este trabalho traz como tema “ESPORTE ADAPTADO E INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL”. Durante a escrita da temática será apresentada os direcionamentos que irão conduzir a execução da ação deste projeto.

As aulas de Educação Física muitas vezes, sem perceber ou não, tem reforçado em sua prática um modelo em que se pauta na competição e na performance do aluno, ou seja, na prática esportiva e na aquisição da aptidão física, esquecendo-se do seu caráter pedagógico e formador. A partir dessa realidade, torna-se necessário criarmos a partir das nossas aulas, uma identidade para a Educação Física em nossa escola, dando-a significado em nosso contexto escolar, resgatando valores que realmente possam privilegiar as ações do coletivo sobre o individual, possibilitando o respeito às diferenças e às limitações individuais, garantindo uma aula mais solidária e humanizada.

  1. TEMA

A escolha do tema partiu dos estudos relacionados sobre a questão da Educação Inclusiva e de como o professor de Educação Física pode ajudar nesse processo que tem sido um grande desafio para nossa sociedade. As crianças com necessidades educacionais especiais não estão mais escondidas como no passado, elas estão inseridas nas escolas de Ensino regular cada uma com sua necessidade. Elas têm participado nas escolas de uma realidade como qualquer outra criança, sem preconceito.

O processo histórico da inclusão social das pessoas com deficiência passou e passa por várias fases. Há histórias com diferentes registros, concepções e comportamento no que diz respeito a inclusão, com isso há uma busca incessante por uma educação que valoriza as especificidades de cada pessoa.

De acordo com Mazzota (2011) por muito tempo as pessoas com deficiência foram excluídas. Em um contexto histórico é apresentado que na Grécia Antiga as pessoas com deficiências não tinham direito à vida e as aquelas que sobreviviam eram tachadas como incapazes, pois não estariam de acordo com os padrões estéticos considerados ideais.

Frente a essas colocações, o presente trabalho surge como um mecanismo que será utilizado para a mediação e inserção de conteúdos adaptados nas aulas de Educação Física, criando possibilidades e com o objetivo de desenvolver um trabalho motivacional e reflexivo nas aulas, de forma a estimular e transformar as práticas pedagógicas em ações críticas, reflexivas e transformadoras

Para proporcionar aos alunos uma prática reflexiva, a propostas de pesquisa vem de encontro a aplicação e a vivência de atividades adaptadas na Educação Física, onde o aluno poderá se colocar no lugar do outro, sentindo as suas dificuldades conforme as suas limitações, tentando se superar a cada dificuldade encontrada, possibilitando-lhe enxergar o outro como diferente de si, compreendendo as diferenças individuais como parte da diversidade humana, indo em busca, em cada aula, da reflexão, da aplicação de novos conceitos e atitudes em relação a diferença do outro.

  1. JUSTIFICATIVA

Nossa proposta de Plano de Ensino parte do desafio de garantir o acesso e permanência das pessoas com deficiências dentro do espaço escolar público e mais precisamente dentro das aulas de Educação Física, com isso neste trabalho vamos assumir um compromisso de trazer propostas que possam auxiliar na intervenção e reflexão sobre a temática. No plano de ensino vamos proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental meios para se refletir e buscar perceber o outro e a si próprio como sujeitos que constroem sua própria história de vida, buscando possibilitar e mostrar que apesar das diferenças somos todos iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (208 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com