Projeto Ensino Bullying Unopar
Por: camillandreato • 1/11/2021 • Projeto de pesquisa • 6.409 Palavras (26 Páginas) • 420 Visualizações
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
MILHEIRO, Andressa Alves. Caminhos para diminuir a violência no ambiente escolar-bullying. 2019. 25 páginas. Projeto de ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade de Pitágoras, Colíder, 2019.
RESUMO
Este projeto nos convida a uma reflexão na questão sobre violências sofridas em ambientes escolares, ato que afeta a todos em modo geral, atingindo todas as classes sociais, as culturas e a sociedade, sendo assim, é um fenômeno peculiar, fazendo parte de toda a civilização, manifestando-se por diferentes formas e efeitos. O presente projeto objetiva abordar a violência em modo geral e em seguida reconhecer a face do bullying e cyberbullying, reconhecendo os autores destas práticas e caminhos para diminui-la. A escolha deste tema se justifica pelo fato da violência estar crescendo cada vez mais rápida em nosso país, e principalmente ocasionando, traumas, medos e culminando em mortes nas vítimas sofridas pela violência na escola. Buscamos apresentar praticas pedagógicas para a diminuição da violência escolar, desenvolvendo métodos de diálogos entres ambos profissionais da educação com alunos e pais, uma sessão pipoca com filme de reflexão, palestras de sensibilização, leituras e construção de textos e cartazes de maneira que as escolas possam atingir um ambiente escolar cheio de paz, respeito, amizade, generosidade, confiança e solidariedade de maneira positiva no ensino/aprendizagens dos alunos.
Palavras-chave: Violência. Bullying. Cyberbullying. Vítima.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
2.1 ESCOLA: CONFLITO, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA 7
2.2 AUTORES DO BULLYING 10
2.2.1 A VÍTIMA 11
2.2.2 O AGRESSOR: 12
2.2.3 ESPECTADORES OU TESTEMUNHAS: 13
2.3 CYBERBULLYING, UMA VIOLÊNCIA CAUSADA ATRAVÉS DA TECNOLOGIA 13
3 PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ENSINO 18
3.1 TEMA E LINHA DE PESQUISA 18
3.2 JUSTIFICATIVA 18
3.3 PROBLEMATIZAÇÃO 18
3.4 OBJETIVOS 18
3.5 CONTÉUDOS 19
3.6 METODOLOGIA 19
3.7 TEMPO DE REALIZAÇÃO DO PROJETO 20
3.8 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS 21
3.9 AVALIAÇÃO 21
4 CONCLUSÃO 22
REFERÊNCIAS 23
INTRODUÇÃO
O presente projeto discute o tema “Caminhos para diminuir a violência no ambiente escolar-bullying”, esclarecendo de forma geral o que é violência e seus conflitos gerados pela indisciplina, pois o bullying é considerado uma forma de violência sofrida na maioria das vezes no ambiente escolar.
Sabendo que é de suma importância desenvolver métodos de aprendizagens sobre esse assunto, pois torna-se referência as violências sofridas pelo mundo inteiro, onde vimos em jornais e revista, incentivando a diminuição do ato cometido que vem crescendo. Autores, vítimas e testemunhas estão presentes no bullying e cyberbullying que nada menos é o bullying sofrido pelas redes sociais, levando as vítimas a terem transtornos psicológicos, emocional, dificuldade no desenvolvimento cognitivo, dano físico e até mesmo uma morte indesejável.
Esse contexto se justifica por consequência de a violência estar em crescimento cada dia mais no mundo, em nosso país, afetando diretamente a escola. Se observarmos não há mais lugar sem violência, seja numa região urbana ou rural. Faz-se necessário que procure meios de reverter esse quadro, tendo uma luz no fim do túnel em viver em paz, tranquilidade, pois o mundo implora paz.
Tem como objetivo buscar mecanismos para diminuir a violência escolar, Bullying e Cyberbullying; compreender a questão e propor o diálogo com os mestres e colegas da classe. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que apresenta e analisa as causas do bullying e cyberbullying, esperando conseguir colaborar o entendimento sobre o assunto e como agir em cada caso.
Será fundamental agir em qualquer caso de violência escolar, ter o apoio da família, sendo ela a base de todo conforto do aluno na aprendizagem na escola. A família é nosso alicerce, onde tiramos tudo o que podemos passar de valores para o próximo, os pais inspiram e motivam seus filhos, seja em batalhas fáceis ou difíceis, mas sempre com o apoio. Alunos, professores e demais profissionais da educação também demonstraram papeis importantes em cada caso detectado de acordo com a violência, o convívio se torna frequente e assim podemos ajudar cada vez mais nas práticas pedagógicas.
...