RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Por: mandycriis • 7/11/2016 • Trabalho acadêmico • 2.667 Palavras (11 Páginas) • 3.374 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
[pic 2]
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
São Paulo - SP
2014
[pic 3]
Aluno (a): Amanda Cristina Martins Clemente
Matrícula: C20992-9 Turma: EF2Q13 Turno: Noturno
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Relatório de Atividade Prática Supervisionada, apresentado como exigência para avaliação do primeiro semestre, em disciplina do curso de Educação Física da Universidade Paulista.
São Paulo - SP
2014
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE....................................................................04
1.1 TEMA............................................................................................................... 04
1.2 DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA................................ 04
1.3 OBJETIVO DO TRABALHO DE APS.................................................................. 04
1.4 JUSTIFICATIVA.............................................................................................. 04
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................ 05
2.1 O Jogo (Teoria Piaget)...............................................................................05,06
2.2 O Esporte nas Aulas de Educação Física...............................................06,07
2.3 Classificações do Jogo........................................................................07,08,09
2.4 Jogos no Processo de Aprendizagem.....................................................10,11
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................12
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................13
04
1 APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
O relatório de Aprendizagem Prática Supervisionada é um meio de aprimorar a aprendizagem, por meio da integração das disciplinas do semestre, o conhecimento adquirido, com a realidade (prática).
1.1 TEMA
Educação Física Escolar: o jogo como forma de aprendizagem.
1.2 DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA
Recreação, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Prática de Ensino: Observação e Projetos, Comunicação e Expressão.
1.3 OBJETIVO DO TRABALHO DE APS
O presente trabalho tem por objetivo unir o conhecimento adquirido ao longo do semestre, com pesquisas e estudos realizados, para mostrar os jogos como forma de aprendizagem escolar, e mostrar o seu valor para o desenvolvimento do aluno em diversos aspectos.
1.4 JUSTIFICATIVA
Os jogos como forma de aprendizagem escolar são esquecidos com frequência por educadores no ambiente escolar. O presente relatório visa mostrar a extrema importância do papel dos jogos como um recurso chave para a aprendizagem, reconhecendo-o então como um meio pedagógico essencial para o desenvolvimento intelectual.
05
2 DESENVOLVIMENTO
Atualmente, muitos profissionais comprometidos com seu papel em sua área de atuação, reconhecem que os jogos são um importante veículo de aprendizagem e desenvolvimento das áreas emocionais, sociais e intelectuais dos alunos.
Porém, mesmo com uma vasta lista de estudos demonstrando sua importância, alguns profissionais ainda tratam os jogos apenas como um passatempo usado para distrair os alunos. Um grande equívoco, pois os jogos correspondem a uma profunda necessidade do organismo, e ocupa um patamar importantíssimo na educação. Ele muitas vezes é responsável pelos estímulos do desenvolvimento, da coordenação muscular e do intelecto. Impulsiona a observar as coisas e pessoas do ambiente em que se vive.
Através dos jogos, a criança pode brincar, testar hipóteses, explorar seu campo de espontaneidade. Jogos são essenciais para que elas manifestem sua criatividade, utilizando todos os seus potenciais, descobrindo assim quem ela é.
[pic 4]
2.1 O Jogo (Teoria Piaget)
Para Piaget o jogo é a construção do conhecimento, mais especificamente nos períodos sensório motor e pré-operatório. Agindo sobre os objetos, desde pequenas, as crianças estruturam seu espaço, seu tempo, desenvolvem a noção
06
de casualidade, chegando à representação e, finalmente à lógica (PIAGET, 1994). Segundo Piaget (1994), o jogo se dá num período paralelo ao da imitação, porém, enquanto nesta há uma predominância geral da acomodação, no jogo a característica principal é a assimilação.
“Se o ato de inteligência culmina num equilíbrio entre assimilação e acomodação, enquanto a imitação prolonga última por si mesma, poder-se-á dizer, inversamente, que o jogo é essencialmente assimilar, ou assimilação predominando sobre a acomodação.” (PIAGET, 1994, p.115)
...