Resenha: Motivação e desmotivação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio
Por: Raimundo Silva • 5/5/2018 • Resenha • 768 Palavras (4 Páginas) • 2.169 Visualizações
RESENHA CRITICA DO ARTIGO
Artigo: CHICATI, Karen Cristina; MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Revista da Educação Física/UEM-Maringá, 11 n.1, p.97-105, 2000.
Motivação e desmotivação dos alunos nas aulas de Educação Física no Ensino Médio.
O assunto abordado no texto é a motivação ou a falta dela por parte dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio. Tendo como base uma pesquisa feita através de um questionário, que mostra que o motivo disto é que os alunos desde o ensino fundamental vem recebendo sempre os mesmos conteúdos , destacando-se o desporto, usando como metodologia o comando e o ensino aberto, apesar da autonomia dos alunos nas aulas, tendo a presença e a aula teórico/prática como avaliação. Alguns alunos demostram interesse pelas aulas e os que não mostram, dizem que isso se dá pelo fato da própria aula ser desmotivante, ou pela falta de local e material adequado. Evidencia-se assim a desmotivação dos alunos nas aulas de Educação Física no ensino médio.
De acordo com o texto, o período da adolescência alonga-se cada vez mais e segundo Enderle (1998) isso ocorre pelo fato da diminuição da infância, por razões econômicas , ideológicas e culturais advindas da tecnologia.
Esses fatores fazem com que os adolescentes passem por mudanças prematuras, ocasionando em conflito de ideias , crise de identidade e dúvidas. E no senário atual da sociedade, a escola tem o fundamental papel de auxiliar esses jovens no esclarecimento de dúvidas, tendo assim o professor, a tarefa de tonar-se agente motivador , com a missão de direcionar os alunos, em vista dos avanços tecnológicos e do conhecimento universal.
Ainda segundo o texto, o trabalho do professor de Educação Física será ainda maior, pois seus conteúdos exigem maior motivação, e os alunos nem sempre estão prontos para algum tipo de atividade física.
Diante desse senário, surgem vários questionamentos : será que as aulas de educação física estão sendo motivadoras? O profissional de educação Física vem se mostrando dinâmico e motivador? o método empregado nas aulas, são diversificados? Os conteúdos curriculares estão sendo contemplados?
Segundo Falcão (1989) para conseguir atingir a motivação interna do aluno , a escola deve buscar o desenvolvimento da atividade mental , no próprio aluno, pois o que vem acontecendo atualmente é a transformação do estudo num meio de obter notas , elogios e presentes.
Witter e Lomônaco (1984) afirmam que a falta de motivação do professor afeta diretamente o aluno, pois é o docente a pessoa de maior contato com os discentes na escola. Sendo assim ele tem grande responsabilidade para com a motivação deles.
Segundo Magill ( 1984 ) o professor é responsável pela aprendizagem, e deverá ter o conhecimento dos fatores benéficos e maléficos na aprendizagem dos alunos, tendo em vista um melhor aproveitamento e aprendizagem duradoura.
Visando o texto, fica evidente a falta de motivação dos alunos nas aulas de educação Física no ensino médio. Contudo, causa disso é a não diversificação nos conteúdos ministrados, fato que ocorre desde as séries do ensino
...