Resumo Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Por: manoelfernandes • 3/5/2021 • Projeto de pesquisa • 673 Palavras (3 Páginas) • 418 Visualizações
Resumo: Aula Prática 1 da Disciplina - Estudos em Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Nome:
Professor: Marcel Frezza Pisa
Esportes Coletivos: Basquetebol e Handebol
Portfólio ciclo 3
Claretiano Batatais: 2021
Educação Física Bacharel
Aprendizagem e controle motor
Para que a aprendizagem ocorra é necessário a maturação dos sistemas sensoriais (sentidos: olfato, visão, audição, tato e paladar) e perceptivos motores. A aprendizagem irá ocorrer pelas etapas de: sensação - atenção - concentração - percepção - retenção (memorização).
Sobre a aprendizagem motora MAGILL (1984) define que “ aprendizagem motora é uma mudança no estado interno do indivíduo, a qual é inferida de uma melhora relativamente permanente no desempenho como resultado da prática”. Portanto, quando não tem pratica a aprendizagem motora não acontece. Para SCHMIDT (1993), “a aprendizagem motora é um conjunto de processos internos associados com a prática ou experiência, conduzindo a um ganho relativamente permanente na capacidade de desempenho”.
A aprendizagem requer pré-requisitos, são eles: integração social, nível de crescimento, estágio de maturação neurológico e desenvolvimento psicológico, destacando-se os aspectos cognitivos e emocionais.
A aprendizagem motora pode ser resumida nos seguintes aspectos:
- A aprendizagem resulta de prática ou de experiência;
- A aprendizagem não é diretamente observável;
- A aprendizagem envolve um conjunto de processos no sistema nervoso central;
- A aprendizagem produz uma capacidade adquirida para a performance habilidosa;
- Mudanças na aprendizagem são relativamente permanentes, não transitórias.
Desenvolvimento motor é o processo sequencial e contínuo, relacionado à idade, pelo qual o comportamento motor se modifica. O controle motor trata do estudo dos aspectos neurais, físicos e comportamentais do movimento.
No processo de aprendizagem também há restrições, são elas:
Restrições estruturais: são limitações do indivíduo relacionadas à estrutura corporal, são lentas no processo de mudança, mas obviamente mudam com o crescimento e o envelhecimento;
Restrições funcionais: são limitações do indivíduo relacionada à função comportamental, podem mudar em um curto espaço de tempo. Estas incluem fatores como motivação, foco de atenção e realização de atividades físicas de acordo com as condições climáticas;
Restrições da tarefa: são metas empreendidas de acordo com regras e escolhas de equipamento, também podem ser externas ao corpo. Exemplo: diminuição da altura da rede de vôlei para jovens jogadores;
Restrições ambientais: são limitações relacionadas ao mundo que nos envolve. Exemplo: altura da cama, cadeira, peso, etc.
Todos os atos ou tarefas que requerem movimento e devem ser aprendidos a fim de serem executados corretamente representam as habilidades. É importante notar que, todos os atos que consideramos habilidades motoras têm em comum a propriedade de que cada um precisa ser aprendido para poder ser executado corretamente. Exemplos: andar, reaprender a nadar, dançar, dentre outros.
As habilidades podem ser tratadas como um indicador de qualidade de desempenho. Por exemplo, um jogador de basquete é considerado habilidoso quando encesta 80% dos lances; enquanto, um tenista é habilidoso quando 60 a 70% de seus primeiros saques são bons.
...