Teoria Antropológica Cultural
Por: Robson Oliveira • 19/5/2016 • Trabalho acadêmico • 358 Palavras (2 Páginas) • 569 Visualizações
CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA - 1/A
Disciplina: Diversidade Etnico Cultural
Unidade II – Teorias da cultura
Tutor: Professor Carlos Adriano Martins
Aluno: Robson Ricardo Souza de Oliveira
Rgm: 16753984
Atividade AP-II.
Ferramentas Antropológicas
As ferramentas,ou melhor dizendo teorias antropológicas da cultura nos dão suporte para estudar o homem e suas obras sendo elas Evolucionismo, Difusionalismo, Funcionalismo e Estruturalismo.
No Evolucionismo temos amonogenista que trás os homens europeus tentando converter tribos inteiras aos seus costumes e suas crenças, como se estivessem em outro de nível da evolução onde o primitivo deveria se tornar evoluído,mas também temos a poligênica que defenderia as varias formas de evolução acreditando que cada uma delas teria seu próprio lugar.
Já o Difusionismo surgiu contrariando as ideias do Evolucionismo, onde através da teoria Relativista considerou pinturas rupestres de locais diferentes, mesmo assim de traços semelhantes, que indicavam um ponto de origem e a partir deste momento devido motivos distintos foram se difundindo para outras regiões.
No Funcionalismo, era pregado a queda do evolucionismo, defendendo dois tipos de necessidades sendo em primeiro lugar as biológicas e depois a cultural que era determinada através da primeira , deixando também de lado a “superioridade” dos valores europeus, não tendo preconceito com os outros acreditando que cada um tinha sua importância e seu papel na sociedade.
O Estruturalismofoi uma resposta as demais ferramentas pois ele conseguiu fazer uma grande revolução na antropologia através do seu diferente ponto de vista, colocando todos em um mesmo patamar tanto o homem selvagem como o homem evoluído, devido a capacidade intelectual em todos. Tendo como destaque Levi-Strauss que estudou os indígenas do Brasil.
Assim podemos concluir que a antropologia teve um grande avanço ao longo dos anos deixando de lado o sentimento imperialista de uma cultura sobre a outra que vinha do Evolucionismo, partindo para a ideia do Estruturalismo que tratava todos como iguais acreditando não existir uma cultura superior e sim diferentes.
Referencias:
Ciência e diversão, o Darwinismo e a antropologia! Disponível em:
Consciência Org, Franz Boas. Disponívelem:
Antropólogos Urbanos, Conceitos de Funcionalismo segundo Malinowski. Disponível em:
Info Escola, Antropologia. Disponivelem :
...