TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão de Qualidade

Por:   •  8/5/2015  •  Resenha  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 4

Gestão da Qualidade

O Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca, E.P.E., tem desde a sua fundação em 1994, uma especial preocupação com a qualidade, o que se traduz num esforço contínuo para melhorar os seguintes aspectos fundamentais:

  • qualidade dos cuidados de saúde prestados;
  • satisfação dos utentes, visitantes e profissionais;
  • eficiência económica e financeira;
  • Minimização do risco e incremento da segurança, em todos os seus aspectos clínicos e não clínicos.

 

Associado ao conceito de qualidade, o Hospital tem sempre em consideração as necessidades e expectativas, presentes e futuras, das pessoas dentro do hospital, maximizando a sua qualidade de vida e minimizando os riscos eventualmente associados à prestação de cuidados de saúde.

 

Objectivos e Política da Qualidade

O Hospital tem por objectivos a prestação de serviços de saúde, no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, bem como o desenvolvimento de actividades de formação e de investigação.

Na sua actividade, o Hospital rege-se pelos seguintes objectivos:

Assegurar a prestação de cuidados de saúde de qualidade, acessíveis em tempo oportuno;

Garantir, em todo o processo de prestação de cuidados, a segurança do doente;

Assegurar a sustentabilidade económica e financeira, promovendo a eficiência na utilização dos recursos e a efectividade nos resultados.

O Hospital tem como política de qualidade a melhoria contínua quer dos cuidados de saúde quer dos serviços de gestão e apoio, de acordo com as necessidades e expectativas dos utentes. Tal política geral é assegurada por um Sistema de Gestão da Qualidade que envolva profundamente todos os níveis organizacionais do Hospital, integrando os contributos de diversos órgãos internos individuais ou colectivos.

O cumprimento dos objectivos assumidos nos contratos-programa e planos de acção é objecto de avaliação e monitorização para assegurar a concretização das metas estabelecidas e o sucesso do Hospital enquanto serviço prestador de cuidados de saúde.

Constitui também objectivo estratégico do Hospital promover a melhoria contínua de todos os níveis das suas estruturas de gestão, de forma a dotar o Hospital de um modelo de gestão responsável, competente, efectivo, participado e motivado, no quadro de uma política de permanente desenvolvimento organizacional.

A organização de centros de resultados com gestores de nível intermédio segundo matrizes funcionais, o reforço da responsabilidade da gestão clínica operacional, o desenvolvimento de modelos de intervenção por projecto ou programa, a criação de condições de participação dos diversos sectores profissionais e funcionais constituem alguns dos vectores de concretização deste objectivo.

 

Topo

Acreditação CHKS / Certificação ISO

A acreditação e a certificação servem para garantir que todas as actividades do Hospital Fernando Fonseca cumprem requisitos de qualidade e segurança, baseados nas melhores práticas internacionais.

 

"Para garantir que nos preocupamos sempre em fazer melhor"

 

A Acreditação do Hospital é o reconhecimento internacional, formal por parte do CHKS - Caspe Healthcare Knowledge System, de que o Hospital cumpre os requisitos de qualidade exigidos por esta instituição britânica.

Em 2000, o Hospital foi o primeiro hospital português a obter esta Acreditação, na altura atribuída pelo King's Fund. Esta é actualmente mantida, tendo sido reacreditado pela 3ª vez em 2011, sempre dando a melhor resposta a requisitos de qualidade com cada vez maior exigência.

Os requisitos de uma entidade como o CHKS relacionam-se com todos os aspectos existentes no hospital, por exemplo, desde os aspectos administrativos até aos de segurança cirúrgica.

Um sistema de acreditação como o utilizado no Hospital exige o cumprimento de critérios como a dupla verificação da administração de medicamentos específicos, a marcação do local cirúrgico, a avaliação do risco clínico e não clínico em todo o Hospital, a existência de um plano de emergência, o consentimento informado para todos os doentes que sejam sujeitos a cirurgia, entre outros; sempre com vista a melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados.

 

A Certificação ISO é outro reconhecimento internacional e actualmente estende-se a 9 Serviços do Hospital e consiste em garantir o cumprimento da norma NP EN ISO 9001:2008.

 

Serviços com certificação NP EN ISO 9001:2008:

 

  • Anatomia Patológica
  • Bloco Operatório Central / Unidade de Cirurgia Ambulatória
  • Esterilização
  • Serviços Farmacêuticos
  • Imagiologia
  • Imunohemoterapia
  • Patologia Clínica
  • Unidade de Gestão Logística
  • Urgência Obstétrica e Ginecológica / Bloco de Partos

 

A obtenção, quer da Acreditação CHKS, quer da Certificação ISO estão dependentes de processos de auditoria a que o Hospital é regularmente submetido por um painel de analistas internacionais independentes.

Topo

Sistema de Gestão da Qualidade

A Direcção da Qualidade tem a função de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade, ou seja todo um conjunto de actividades, como conceber, documentar, implementar, controlar e melhorar todos os processos do Hospital, sempre com a missão de garantir a qualidade na prestação de cuidados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com