A VIGILÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA
Por: Graziele Tacanã • 4/3/2020 • Resenha • 445 Palavras (2 Páginas) • 186 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO
INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA
VIGILÂNCIA EM SAÚDE PÚBLICA
GRAZIELE SILVA TACANA
ATIVIDADE 5 Síntese do Documentário: História das coisas
A história das coisas é um documentário que aborda sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto agressivo que esse padrão de consumo acaba exercendo sobre o meio ambiente. Mostra as causas e consequências desde o processo da extração da matéria, confecção do produto venda e como age o campo publicitário. Falsa ideia de necessidade, até o momento em que o produto comprado torna-se resíduo e é destinado aos aterros de lixo ou incineradores.
Além da geração de resíduos em larga escala, o documentário cita também o mal que alguns compostos tóxicos empregados ou liberados na confecção ou incineração do produto causam não só ao meio ambiente, mas também à saúde da população em geral uma vez que além da poluição atmosférica, do solo ou hídrica, eleva-se também o número de doenças como câncer.
Ainda em relação à degradação ambiental, atenta-se quanto à disponibilidade de matéria prima na natureza. Ainda que encontrada com bastante frequência em grandes quantidades, a maneira como ela é empregada reflete o pensamento consumista que não leva em conta a saúde humana, nem a ambiental, mas sempre prioriza a produção, e consequentemente o interesse industrial. Como exemplo de consequência desta exploração irresponsável acerca das condições climáticas e ambientais, pode ser citada a possibilidade de um recurso antes abundante, se tornar escasso em um curto prazo de tempo em função desta política de produção, que além de gerar produtos de curta duração e uso limitado estimula a aquisição constante de produtos mais desenvolvidos para a satisfação do desejo do consumidor.
Não podemos naturalizar o que está acontecendo com o meio ambiente, muito menos o que a sua degradação nos dias de hoje traz para o aumento de diversas doenças. Em compensação a saúde ambiental a cada dia, vem ganhando mais importância se tornando valorizado pelas ferramentas que ela proporciona e traz consigo benefícios a população. Por ter o conhecimento dos problemas resultantes dos efeitos que o ambiente exerce sobre o bem-estar do indivíduo, criou-se um conjunto de ações interligadas e de responsabilidade da Vigilância em Saúde.
Vigilância Ambiental em saúde trabalha com a exposição a riscos ambientais, como a poluição da água e do solo por uma indústria. Em todos os casos, existe a preocupação de que possa acontecer um fato inesperado. Por isto, as ações devem ser preventivas, eliminando ou reduzindo os riscos.
Parte dos fatores que podem trazer riscos de agravo à saúde individual ou coletiva podem ser controlados pelo Estado. Os riscos devem ser avaliados, e a decisão tomada deve integrar aspectos sociais, políticos e econômicos
...