Criação da Escola de Enfermagem no Brasil
Por: tatacaran • 15/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.699 Palavras (7 Páginas) • 2.487 Visualizações
FACULDADE PITÁGORAS
ENFERMAGEM E CIÊNCIA
Andreia Miranda Feu Paiva de Amorim
Bianca Almeida Bionde
Bianca Bosi
Tamara Machado Caran de Oliveira
A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM “ALFREDO PINTO”
LINHARES, 13 DE ABRIL
2015
A CRIAÇÃO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM “ALFREDO PINTO”
Trabalho realizado pelas alunas dos 1° período de Enfermagem á pedido da professora Franciane Firme Françosa para obtenção de nota e aprendizado na disciplina de Enfermagem e Ciência.
Linhares, 13 de Abril
2015
SUMÁRIO
Introdução...............................................................................................................4
- Que fatores influenciaram as práticas de saúde desta época...........................5
- Nesse período como eram realizadas as práticas de saúde.............................5
- Quando e onde foi fundada a primeira Escola de Enfermagem.......................5
- Qual foi o papel dessa escola na formação dos Profissionais de Enfermagem......................................................................................................6
- Nessa escola, a formação profissional estabelecida era baseada em que moldes? Explique o motivo da escolha desse modelo.....................................6
- Quem eram os professores da Escola? A formação dos profissionais de enfermagem sofreu alguma influência devida à escolha desses professores........................................................................................................7
- Como era o atendimento prestado aos doentes da Escola Profissional de Enfermagem......................................................................................................7
- O porquê da do nome Escola de Enfermagem Alfredo Pinto...........................7
Conclusão................................................................................................................8
Referência Bibliográfica...........................................................................................9
INTRODUÇÃO
A Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (antes denominada Escola Profissional de Enfermeiros e Enfermeiras) recebeu esse nome devido ao fato de que Dr. Alfredo Pinto Vieira de Melo então Ministro da Justiça e Negócios interiores foi quem assinou a regulamentação da ala feminina de enfermagem e foi quem apoiou o projeto.
Foi fundada em 27 de setembro de 1890 sendo a primeira escola de Enfermagem do Brasil sendo molde e exemplo seguido pelas outras escolas que surgiu devido á mesma.
As práticas de saúde começaram a ser mais procurada devido à grande demanda da época de pessoas com boa saúde aptas a rederem no trabalho e também pelo excesso de trabalho das mesmas que acabavam causando algum maleficio à saúde.
Porém, um fator agravante foi à saída das irmãs de caridade do hospício Nacional de Alienados deixando os doentes a própria sorte e nas mãos de pessoas inexperientes. Outro fator foi à dificuldade de profissionalização das mulheres devido ao preconceito e por saíram de seu lar.
A escola baseou-se no ensino francês que era muito reconhecido na época trazendo da França enfermeiras capacitadas para disseminarem essa prática no Brasil. Com o decorrer dos anos esse ensino foi se aperfeiçoando conforme a evolução da Enfermagem. No entanto, apesar dos conhecimentos que se tinha naquela época, a falta de recursos e a precariedade acabavam prejudicando o trabalho e o desempenho destes profissionais que não é tão diferente de hoje.
A CRIANÇÃO DA ENFERMAGEM “ALFREDO PINTO” NO RIO DE JANEIRO
- Que fatores que influenciaram as práticas de saúde desta época?
As práticas de saúde do mundo moderno, vigente na época, foram influenciadas pelo sistema político- econômico do mundo capitalista que se desenvolvia e trazia consigo uma série de conflitos, entre eles a revolução industrial. Ocorre assim, a migração dos camponeses, antes expulso pelo sistema feudal, e agora absorvidos sobre tudo pelas indústrias que passam a produzir em larga escala para atender a demanda de exportação. Nessa época houve a separação entre o Estado e a Igreja ocasionada pela Proclamação da República. O Estado passa a controlar a saúde como forma de manterá sociedade fabril saudável e produtiva, para assim gerar lucros, em decorrência houve a institucionalização da enfermagem como profissão.
- Nesse período como eram realizadas as práticas de saúde?
Eram realizados por médicos em atendimentos domiciliares para os ricos, pois apesar de existirem hospitais eles possuíam baixas condições de salubridade. Enquanto aos pobres além de não terem condições para o atendimento domiciliar, tornavam-se objetos de empirismo com finalidade de atribuírem conhecimentos sobre as doenças e resultavam em experiência para benefícios da classe alta.
- Quando e onde foi fundada a primeira Escola de Enfermagem? Explique o motivo da sua criação.
Fundada em 27 de setembro de 189º no Rio de Janeiro pelo Marechal Deodoro da Fonseca, chefe do Governo Provisório da Republica, que criou pelo decreto 791 a Escola Profissional de Enfermagem no Brasil. A escola funcionava nas dependências do Hospício Nacional de Alienados. A Escola funcionava nas dependências do Hospício Nacional de Alienados.
Antes da criação da escola, a assistência da Enfermagem no hospício era feita por religiosas quando este estava vinculado a Santa Casa de Misericórdia no Rio de Janeiro. Com a implantação do Regime Republicano (1889) pelo decreto nº 142 de 11 de janeiro de 1890 o então Hospício Dom Pedro II foi desvinculado da Santa Casa e passou a ser de administração federal ficando sob poder do Ministério da Justiça e Negócios Interiores onde foi renomeando para Hospício Nacional de Alienados (atualmente Instituto Municipal Nise da Silveira).
...