A Nova escola no brasil
Por: Camila Ferreira • 2/6/2018 • Projeto de pesquisa • 562 Palavras (3 Páginas) • 432 Visualizações
FACULDADES OPET
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
A ESCOLA NOVA NO BRASIL
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2018
CAMILA BLOCKI FERREIRA
A ESCOLA NOVA NO BRASIL
Trabalho apresentado como requisito parcial à nota da disciplina História da Educação, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.
Prof(a). Orientador(a): Evellyn Ledur da Silva
SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
2018
A ESCOLA NOVA NO BRASIL
O movimento da Escola Nova não surgiu no Brasil, é um movimento que já estava sendo aplicado na Europa por educadores europeus e norte americanos a fim de propor novos caminhos para a educação no século XIX.
Em 1882, as ideias do movimento foram inseridas no Brasil por Rui Barbosa (1849-1923) quando o país estava passando por grandes transformações sociais, econômicas e políticas. Um elemento importante a ser citado é a grande influência que os religiosos tinham nas decisões de vários aspectos no país, incluindo a educação.
Então, quando o movimento Escola Nova chega ao Brasil há uma grande reviravolta entre esses dois movimentos, e os adeptos a escola nova escreveram um manifesto para explicar e expor alguns pontos sobre a realidade da educação brasileira, e acreditavam que o Governo Federal deveria realizar uma verdadeira revolução na educação, e assim, alguns professores escreveram um documento, com o nome: O manifesto dos pioneiros da Educação Nova (1932) com a finalidade de oferecer diretrizes para uma politica de educação e uma estruturação de um sistema educacional.
Neste documento, diz que a educação nova, não deveria servir aos interesses de classes, mas sim aos interesses do indivíduo, com o princípio de vinculação da escola com o meio social. A escola tradicional da época vinha mantendo o individuo na sua autonomia isolada e estéril. O Governo Federal analisou e compreendeu que algumas dessas reivindicações eram pertinentes, criando leis especificas para todas as etapas de ensino.
Algumas das propostas da Escola novas é a escola comunitária que explorasse a capacidade e a vontade individual de cada aluno, educação pública e gratuita mista, laica e obrigatória sendo responsável pelo Estado e educação integral, ativa e prática centrada no aluno, entre outras.
Os primeiros grandes influenciadores do Escola Nova no Brasil foram Lourenço Filho (1897-1970) que apresentava uma visão contrária a escola tradicional, acreditava que a escola deveria preparar o indivíduo para a vida real. E Anísio Teixeira (1900-1971) que defendia a escola pública, gratuita, obrigatória e laica. E como citado anteriormente o propagador do movimento Rui Barbosa, grandes humanistas e nomes importantes para nossa história pedagógica.
A Escola Nova recebeu muitas críticas, era acusada de abrir mãos dos conteúdos tracionais e não exigindo nada dos alunos, e com o passar dos anos o movimento foi perdendo forças, sem conseguir alterar muito o cotidiano escolar, mas isso não mudou o fato de que até os dias atuais lutamos por condições melhores na educação, não só para os nossos alunos, independentes de classes sociais, ou monetárias, como para nós professores educadores.
...